TURIM, Itália – Os cantos de “ole” semelhantes ao futebol. A vasta gama de fãs vestidos com sua cor temática, laranja. As faixas e cartazes – um dos quais declarava: “Pecador para presidente”.
No final do segundo set de sua vitória sobre Taylor Fritz no ATP Finals na terça-feira, Jannik Sinner usou toda a adulação de seu país a seu favor.
Quando o jogador melhor classificado fez um passe de backhand para cima da linha enquanto corria, ele levou o dedo ao ouvido para encorajar a multidão a aplaudir mais alto.
“Li um pouco onde ele estava jogando e tentei ultrapassá-lo de alguma forma, porque, se não, teria sido um voleio muito fácil para ele”, disse Sinner. “A torcida me ajudou muito. Esta é uma ocasião muito especial para mim.
“Sempre gostei de jogar em casa. Se você gosta da torcida e das pessoas que te apoiam, é uma grande ajuda”, acrescentou Sinner.
Sinner conquistou duas vitórias em duas partidas diante de sua torcida nas finais, derrotando Fritz por 6-4 e 6-4 em uma revanche da final do Aberto dos Estados Unidos, que o italiano também venceu em dois sets.
Sinner aumentou sua intensidade quando mais importava. Ele sobreviveu a uma maratona de serviço no meio do primeiro set, depois quebrou seu oponente americano com um enorme forehand na linha em seu primeiro set point.
Durante e após a partida, a multidão dentro da arena Inalpi gritava: “Ole, Ole, Ole; Sin-ner, Sin-ner.”
Sinner salvou o único break point que enfrentou e quase igualou Fritz com seis ases contra sete do americano.
Mas Fritz testou Sinner em dois sets disputados e achou que seu desempenho foi um avanço em relação à final do Aberto dos Estados Unidos.
“Há muitos aspectos positivos que posso tirar disso”, disse Fritz. “Durante todo o jogo, não me senti sobrecarregado. Senti que estava ali.”
Sinner, que derrotou Alex de Minaur em sua partida de abertura no evento de encerramento da temporada para os oito melhores jogadores, melhorou para 23-1 em seus últimos cinco torneios.
Sinner, que tenta se tornar o primeiro italiano a vencer o prestigiado torneio de final de ano, tendo chegado à final no ano passado, lidera o Grupo Ilie Nastase com duas vitórias consecutivas, procurando chances de chegar às semifinais.
Fritz está empatado em uma vitória com o russo Daniil Medvedev, que anteriormente derrotou o estreante australiano De Minaur para se manter na disputa por uma vaga na semifinal.
“Foi um jogo muito difícil, ambos sabíamos exactamente o que esperar”, disse Sinner após a sua 67ª vitória na temporada.
“Ele foi muito agressivo. Consegui sacar muito bem nos momentos cruciais. Estou feliz como lidei com as situações difíceis, como o 3-3 no segundo set, quando o ímpeto poderia ter mudado se ele tivesse me quebrado. “
Fritz terá esperança de derrotar De Minaur em sua última partida do grupo para chegar às semifinais, embora o número 4 do mundo, Medvedev, campeão de 2020, tenha tudo a ver contra Sinner.
Anteriormente, Medvedev voltou à disputa com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre De Minaur, após um ataque de raiva em sua partida anterior.
Medvedev não enfrentou um único break point e foi geralmente muito mais afiado do que em sua derrota em dois sets para Fritz no domingo – durante a qual ele quebrou a raquete e perdeu a calma duas vezes.
Sinner lidera o grupo, enquanto Fritz e Medvedev são os próximos, com uma vitória cada.
De Minaur, que faz sua estreia nas finais, perdeu as duas primeiras partidas.
Os dois primeiros colocados de cada grupo do round robin avançam para as semifinais.
Na quinta-feira, Medvedev enfrenta Sinner e De Minaur enfrenta Fritz na última rodada da fase de grupos.
No outro grupo, na segunda-feira, Alexander Zverev e Casper Ruud venceram Andrey Rublev e Carlos Alcaraz, respectivamente.
Sinner está jogando em casa pela primeira vez desde que foi descoberto que ele havia testado positivo em dois testes de drogas separados no início deste ano.
A decisão de inocentar Sinner de qualquer irregularidade antes do Aberto dos Estados Unidos foi apelada pela Agência Mundial Antidoping em setembro. Uma decisão final sobre o caso é esperada no início do próximo ano.
‘Bloqueie o ruído’
Quando a partida terminou, Medvedev fechou os olhos e levou os dedos aos ouvidos. Então ele escreveu na lente de uma câmera: “bloqueie o ruído”.
“Entrei nesta partida bloqueando o barulho, até mesmo meu”, disse Medvedev.
“Não, tipo, acessos de raiva e outras coisas. Apenas bloqueei o barulho. E eu realmente não me importei com o que estava acontecendo na quadra. Eu apenas tentei jogar e foi uma sensação boa.”
Medvedev venceu as finais em 2020 – a última edição realizada em Londres.
“Quanto mais popular você se torna, mais fãs você consegue, mais inimigos você consegue, mais atenção você recebe. E, às vezes, até o barulho bom pode te desequilibrar”, disse Medvedev.
“Sabe, você ganha tudo e todo mundo pensa que você é um deus. Aí você perde duas partidas e todo mundo fica tipo, ‘acabou, sua carreira acabou’.
Então, às vezes, é bom simplesmente bloqueá-lo”, acrescentou Medvedev.