Um jornaleiro da NBA acabou se tornando um jogador rotativo regular do Memphis Grizzlies. Após a temporada 2023-24, qualquer leigo poderia perceber a necessidade dos Grizzlies de ajuda em seu departamento de grandes jogadores. Depois de ser distribuído entre três equipes nos últimos anos, Jay Huff pode finalmente ter encontrado seu lugar. Chovendo em seu ex-time da NBA, o hooper marcou 18 pontos no jogo contra o Orlando Magic. Seu melhor histórico de carreira parece um caso poético contra seu ex-time.
Depois de trocar o lesionado Steven Adams, os Grizzlies precisaram fazer ajustes significativos durante a entressafra. Como resultado, eles escolheram Zach Edey com sua 9ª escolha geral no Draft da NBA e assinaram com Jay Huff um contrato bidirecional.
Jaren Jackson Jr. se destacou com os Grizzlies, mas é mais adequado para o papel de atacante do que para jogar como pivô. Embora Zach Edey pudesse ter sido uma resposta direta a essa necessidade, Huff surgiu como uma resposta inesperada para o problema deles.
ANÚNCIO
O artigo continua abaixo deste anúncio
Mas antes dos Grizzlies, ele jogou com o Magic na 2k25 Summer League em Las Vegas. O ex-Virginia Cavalier se consolidou com média de 16,8 pontos por jogo. Jay Huff exibiu uma precisão de chute impressionante, acertando 62,1% do chão e 35,7% além do arco, além de garantir 5 rebotes por jogo em 5 partidas.
“Está em todo lugar. Nós nos mudamos muito. Tem sido divertido. Gostei de todos os lugares que estive. Eu adoraria ficar por aqui. Memphis tem sido ótimo. Organização e cidade, seria bom ficar aqui este ano”, disse Huff sobre os Grizzlies.
A jornada de Jay Huff para a NBA
O pai de James Matthew Huff, Mike Huff, era treinador de basquete da Voyager Academy em Durham. Ele jogou com o pai e em 2016 se tornou o artilheiro de todos os times da escola, levando-os até a um campeonato estadual. “Conversamos sobre eu treiná-lo e ele jogar para mim desde que era criança,” Mike disse antes da final do campeonato estadual. “A oportunidade de fazer isso foi um sonho que se tornou realidade. Para finalizar com uma participação no jogo do campeonato estadual, não há nada melhor do que isso.
Ele foi classificado como um candidato de 4 estrelas e se comprometeu a jogar pela Virgínia. Ele tinha 1,80 metro e quase 90 quilos quando chegou para seu primeiro ano. Mas apenas um ano depois, ele tinha 2,10 metros e pesava 230 libras. Aparentemente, ele tinha permissão de seu treinador de condicionamento para comer qualquer coisa que estivesse à vista. Então ele devorou pizza atrás de pizza, batatas fritas, shakes e hambúrgueres.
Em seu segundo ano, ele teve média de apenas 8,8 minutos, 3,4 pontos e 1,9 rebotes por jogo. O tempo de jogo limitado deveu-se em grande parte a questões defensivas, o que é comum para os grandes jogadores se adaptarem à defesa da linha de matilha, adaptando-se à fisicalidade do basquete universitário.
Em seu primeiro ano, os números de Jay Huff melhoraram, o hooper teve média de 8,5 pontos, 6,2 rebotes e 2 bloqueios por jogo, todos os quais foram os melhores da carreira, junto com uma impressionante porcentagem de arremessos de 71% de campo e 64% de além o arco.
Em jogo de conferência, Jay converteu 15 de suas 18 tentativas de chute e alcançou dois dígitos marcando duas vezes. Ele se declarou a favor do draft da NBA de 2020, mas depois desistiu depois de pensar sobre sua decisão e voltou para sua temporada sênior.
Huff chega à NBA, mas será que ele conseguirá encontrar uma vaga regular no elenco dos Grizzlies, que também precisam provar seu valor?
Huff não foi draftado no draft de 2021 da NBA, mas se agarrou ao Washington Wizards para a NBA Summer League de 2021. Em setembro de 2021, ele assinou um contrato de exibição 10 com os Wizards, mas a equipe o dispensou apenas um mês depois. Ele então assinou um contrato de mão dupla com o Los Angeles Lakers, mas a equipe o dispensou novamente após três meses.
ANÚNCIO
O artigo continua abaixo deste anúncio
O afiliado do Lakers na G-League, South Bay Lakers, o adquiriu. Mais uma vez, ele se juntou ao Lakers para a NBA Summer League de 2022. Mas isso não resultou em um contrato permanente e, posteriormente, teve que se juntar ao South Bay Lakers novamente.
Mas provar seu valor na G-League, levando para casa o prêmio de Jogador Defensivo do Ano, abriu as portas de Jay Huff novamente. Eventualmente, ele assinou um contrato bidirecional com os Grizzlies para a temporada 2024-25.
via Imago
25 de outubro de 2024; Houston, Texas, EUA; O centro do Memphis Grizzlies, Jay Huff (30), reage após marcar uma cesta durante o segundo quarto contra o Houston Rockets no Toyota Center. Crédito obrigatório: Troy Taormina-Imagn Images
Ele participou de 31 jogos da temporada regular como reserva do LA Lakers, Washington Wizards e Denver Nuggets (exceto seus números no Grizzlies na nova temporada). Ele registrou médias de 2,4 pontos e 1,2 rebotes em 5,3 minutos de jogo, apresentando percentuais de arremessos de 55,8% de campo, 39,1% de além do arco e 94,4% da linha de lance livre.
ANÚNCIO
O artigo continua abaixo deste anúncio
A pré-temporada indicou que Jay Huff tem potencial para se tornar um jogador consistente para o Memphis Grizzlies. Como Center, vimos na pré-temporada que ele consegue proteger o aro e seus rebotes também não são tão ruins. No entanto, seu impacto mais significativo veio da habilidade do hooper de esticar a quadra ofensivamente com seu chute externo. Isto é particularmente importante para Ja Morant and Co., pois a tinta muitas vezes fica congestionada; um centro que possa sair pode ser crucial para quebrar a defesa do adversário.