A Irlanda é considerada o berço do Halloween, com vários festivais e desfiles realizados em toda a ilha, incluindo o Festival Samhain na cidade de Limerick.
Cortesia Welcome Ireland
Estamos no auge da temporada assustadora, o que, nos Estados Unidos, pode significar visitar algumas das casas mal-assombradas mais assustadoras, dar dicas Hocus Pocus ou fazendo uma viagem ao canteiro de abóboras local. O Halloween tornou-se extremamente popular nos Estados Unidos, especialmente nos últimos anos, com a Federação Nacional de Varejo estimando que os gastos dos EUA para o feriado chegarão a US$ 11,6 milhões em 2024, com 72% dos americanos planejando comemorar o dia assustador. Mas você já se perguntou: onde surgiu o Halloween e como surgiram as tradições, como doces ou travessuras e decoração com laranja e preto?
Embora o Halloween tenha um grande encanto para os americanos, você sabia que o feriado de outubro não se originou nos Estados Unidos? Em vez disso, podemos agradecer ao mesmo país que nos deu a cerveja Guinness, os melhores campos de golfe e o Dia de São Patrício pelo assustador feriado de outubro.
O Hell Fire Club com vista para Dublin é considerado um dos lugares mais assombrados do mundo.
getty
É isso mesmo: a Irlanda afirma ser o berço do Halloween, e a Ilha Esmeralda, até hoje, é um lugar popular para viagens de Halloween. Mesmo que você não sincronize sua viagem à Irlanda com uma das celebrações exageradas do Halloween, muitos lugares arrepiantes estão abertos o ano todo para itinerários misteriosos.
Saiba mais sobre como a Irlanda ajudou a moldar as tradições do Halloween nos Estados Unidos.
Onde o Halloween se originou?
Acredita-se que as fantasias de Halloween como tradição se originam do Festival Samhain, quando os celtas usavam máscaras e se disfarçavam para se esconder dos espíritos malignos.
Cortesia Welcome Ireland
A origem do Halloween remonta há cerca de 2.000 anos, à Irlanda pagã, onde o antigo festival de Samhain era celebrado na ilha.
Segundo a Tourism Ireland, o festival marcava o fim da colheita e o início do inverno. Durante este período, os celtas acreditavam que estavam “mais próximos do submundo” e por causa de um véu tão fino que separava o submundo da Terra, os espíritos eram capazes de vagar livremente pela Terra. Durante esse período, acredita-se que as pessoas oferecem guloseimas para apaziguar esses espíritos errantes e se mascaram e se fantasiam para enganar qualquer malvado andarilho da Terra.
Samhain é considerado um momento para refletir sobre aqueles que já passaram, explica a Dra. Kelly Fitzgerald, diretora da Escola de Estudos Irlandeses, Celtas e Folclore da University College Dublin. Mas o momento do festival também é importante: comemorado no final da colheita, à medida que os dias ficam mais curtos e os relógios “atrasam”, é uma altura do ano em que as pessoas tendem a olhar para dentro e a enfrentar os seus medos porque vão na escuridão, ela explica.
Quais são as origens das fantasias de Halloween?
Embora as principais fantasias de Halloween deste ano, de acordo com o Google, sejam inspiradas em Beetlejuice e no breakdancer olímpico australiano Raygun, as origens de se vestir para o Halloween são na verdade bastante assustadoras: os celtas usavam máscaras e fantasias para se disfarçarem dos espíritos malignos, para que não ser reconhecido por eles.
Até as cores que associamos ao Halloween – preto e laranja – remontam aos celtas. O preto simbolizava a entrada na escuridão e no inverno e pode ser associado ao submundo. A laranja, por outro lado, significou o fim de uma colheita produtiva. O festival fez a ponte entre o final do outono e o início do inverno.
Qual é a razão das tradições do Halloween?
Desde esculpir abóboras até as cores preto e laranja, muitas das tradições modernas do Halloween remontam a 2.000 anos atrás, ao festival de Samhain na Irlanda.
getty
Algumas das tradições do Halloween celebradas nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo remontam ao festival de Samhain.
Fogueiras acendiam para afastar espíritos demoníacos, e as brasas eram levadas para casa em nabos escavados, uma tendência que poderia ter influenciado a escultura de abóboras.
Quanto à conexão dos morcegos com o Halloween? A Biblioteca do Congresso diz que o acendimento de fogueiras pelos celtas atraía insetos e, portanto, os acrobatas alados que os devoravam. Como tal, os morcegos passaram a ser associados ao festival.
Qual é a história das doces ou travessuras?
Quanto a doces ou travessuras? Como grande parte do folclore, existem várias teorias sobre como surgiu nos Estados Unidos. Mas muito antes de existirem Butterfingers pequenos e pacotes divertidos de Skittles, crianças e pessoas pobres na Irlanda visitavam famílias mais abastadas, oferecendo-se para rezar pelas suas almas em troca de Soul Cakes, de acordo com o conselho de turismo da Irlanda. , que são produtos de panificação, geralmente decorados com uma cruz, e feitos com frutas secas e especiarias. A Biblioteca do Congresso também afirma que durante o Samahin, o povo celta deixava de lado os alimentos para apaziguar os espíritos que viajavam entre o submundo e a Terra à noite.
Alguns também acreditam que as doces ou travessuras começaram com uma prática escocesa de “guising”, que era a versão secular de “souling” durante a Idade Média. Os Guisers não faziam orações, mas trocavam canções e piadas por guloseimas.
Ainda outra teoria sobre as origens das doces ou travessuras, de acordo com a Biblioteca do Congresso, aponta para uma tradição de Natal germano-americana chamada belsnickeling, em que as crianças se vestiam fantasiadas e, se ninguém as reconhecesse, ganhavam guloseimas.
Como o Halloween é comemorado na Irlanda?
O Halloween continua popular na Irlanda até hoje, com uma série de celebrações encantadoras, desfiles elaborados e shows pirotécnicos de última geração em todo o país no final de outubro e início de novembro.
No condado de Meath, o Festival Púca celebra uma misteriosa criatura folclórica que se acredita ter o poder de mudar a sorte de quem a encontra. A Colina de Ward no Condado de Meath é um dos primeiros locais a sediar o festival de Samhain. Os celtas acenderam uma fogueira cerimonial para inaugurar uma nova temporada durante o festival.
Ou comemore em um carnaval em Derry-Londonderry, uma antiga cidade murada. Drácula os fãs vão a Dublin para celebrar o conde e também aquele que o sonhou no Festival Bram Stoker.
Quais são alguns destinos assombrados para visitar na Irlanda?
Acredita-se que o túnel de árvores Dark Hedges no condado de Antrim seja assombrado pela “Dama Cinzenta”
getty
Além desses festivais, os caçadores de sustos podem encontrar passeios fantasmas durante todo o ano na Irlanda.
Alguns dos locais mais assustadores (se você ousar) incluem o Hellfire Club no condado de Dublin, onde havia rumores de que os ricos jogavam cartas com o diabo no século 18, e a Seafield House no condado de Sligo, onde nenhum padre foi capaz de exorcizar um poltergeist desta casa de campo do século XIX. Ou procure a “Dama Cinzenta”, que supostamente caminha silenciosamente ao longo de The Dark Hedges, uma avenida arborizada de faias que você pode reconhecer de Game of Thrones da HBO, pois representava Kingsroad. Diz a lenda que ela desaparece com a noite.