Uma viagem no tempo revela a origem do Campeonato Paulista, onde o primeiro jogo da história aconteceu no mesmo local onde o Palmeiras inicia sua jornada em 2025
No próximo dia 16 começa o Campeonato Paulista de 2025, ou Paulistão como é popularmente conhecido, o mais antigo e tradicional campeonato de futebol do Brasil. A primeira rodada, que terá transmissão da Record, contará com o atual tricampeão Palmeiras enfrentando a nova SAF do futebol brasileiro, Portuguesa, que tenta se reerguer no cenário nacional.
Mas, apesar da tradição das equipes, o palco do jogo é o mais interessante para nossa viagem histórica. Pois é exatamente no local onde hoje fica a moderna arena do tricampeão alviverde, o Allianz Parque, que aconteceu o primeiro jogo da história do Campeonato Paulista, no dia 03 de maio de 1902, há quase 123 anos.
Mas o mandante não era o Palestra Itália (primeiro nome do Palmeiras), que nessa época nem existia e só seria fundado 12 anos depois. Era um outro clube ligado a uma colônia europeia, o Sport Club Germânia (que, quatro décadas mais tarde, em 1942, viria a se transformar no Esporte Clube Pinheiros). O adversário seria um time formado por pessoas ligadas a um colégio de origem norte-americana, a Associação Atlética Mackenzie College.
O campo
O jogo aconteceu no campo de futebol localizado no gramado do antigo Parque Antarctica, o espaço era uma das principais áreas de lazer dos paulistanos, criado pela Companhia Antarctica Paulista. Possuía 300 mil metros quadrados, com lago, área de recreação infantil e diversas praças esportivas, seguindo o modelo dos grandes parques europeus, com enorme área verde e muito frequentado pelos esportistas da cidade. O campo de futebol, dentro do complexo, era locado pela empresa detentora do parque para o Germânia, em seus primeiros anos de existência. Alguns anos mais tarde foi locado para outros clubes, até ser adquirido pelo recém-criado Palestra Itália, mas isso é assunto para um outro texto…
O jogo
Em 1902 um jornal paulistano cobriu o evento esportivo, trata-se do “Província de S.Paulo”, primeiro nome do atual Estado de S.Paulo. De acordo com a reportagem da época, publicada pelo periódico no dia 4 de maio no então caderno de Esportes: “Às 3 horas da tarde de ontem, no campo do Parque da Antarctica Paulista, realizou-se, com grande número de famílias, o primeiro match organizado pela Liga Paulista de Foot-ball entre S.C. Germânia e A.A. do Mackenzie College”. A reportagem é repleta de termos em inglês, como: “match”, “Foot-ball”, “half-time”, “team”, “centerforward”, para se referir a palavras que ainda não existiam no nosso idioma e só seriam criadas, com a posterior popularização do esporte.
A partida terminou em 2 a 1 para o Mackenzie, Eppingaux abriu o placar no primeiro tempo, o centroavante Kirschner empatou, também na primeira etapa. Mas o time da colônia alemã foi prejudicado com a lesão de um de seus atletas, Muss. No segundo tempo, o time do Mackenzie, que de acordo com a reportagem do “Província de S.Paulo”, possuía enorme superioridade física em relação ao adversário e maior velocidade com a bola nos pés, fez prevalecer essa vantagem, marcando com Alício de Carvalho na segunda etapa de jogo. Dessa forma, o time do colégio americano saiu vitorioso da primeira partida do Campeonato Paulista de Futebol.
Segue a ficha técnica da partida:
Germânia 1 X 2 Mackenzie
Data: 3 de maio de 1902
Local: Campo do Parque da Antarctica Paulista – São Paulo-SP Árbitro:
Antonio Casimiro da Costa.
Gols: Mackenzie: Eppingaux, no primeiro tempo, e Alício de Carvalho, na segunda etapa.
Germânia: Kirschner, no primeiro tempo.
Mackenzie: Redher, Belfort Duarte e Warner; Sampaio, Alício de Carvalho e Lourenço; Yelrd, Epingaux, Pedro Bicudo, Armando Paixão e Lopes.
Germânia: Brasche, Riether e Nobiling; Kawall, Baumann e Muss; Linz, Russo, Kirschner, Nicolau Gordo e Enghehardt.
O campeonato
O campeonato daquele ano foi disputado por cinco equipes: São Paulo Athletic (SPAC), Paulistano, Mackenzie, Internacional e Germânia. Todos jogaram contra todos em turno e returno. O campeão foi o time com maior pontuação, as partidas tiveram duração de 80 minutos, divididas em dois tempos de 40. Neste primeiro ano, o torneio acabou empatado e o SPAC disputou um jogo extra contra o Paulistano (pois cada um tinha 12 pontos).
Com dois gols de Charles Miller e Álvaro Rocha descontando para o Paulistano, o São Paulo Athletic Club se tornou o primeiro campeão paulista da história. O campeonato teve 21 partidas e 60 gols ao todo, média de 2,86/jogo. O SPAC seria ainda o campeão dos dois próximos campeonatos, iniciando a primeira hegemonia do torneio.
A estreia de 2025
Assim que a bola rolar nos gramados artificiais do moderno Allianz Parque, você irá se lembrar que, neste mesmo local, em 1902, num campo amador, era pela primeira vez disputada uma partida do mesmo campeonato Paulista.
Quer mais uma coincidência? O time campeão daquele torneio foi o São Paulo Athletic Club, que se tornaria o primeiro tricampeão Paulista de futebol.
É curioso ver como a história reserva coincidências ao longo do tempo. Naqueles longínquos anos do início do século XX, o time de Charles Miller não conseguiu o sonhado tetracampeonato… e agora, o Palmeira conseguirá repetir o feito só antes conquistado pelo Paulistano em 1919?
A história está novamente sendo escrita e você poderá acompanhar na tela da Record!
Por aqui, através desse blog conhecerá histórias do passado do futebol, viajará por épocas remotas, ou talvez até vividas pelo querido leitor. Serei apenas seu guia por essa viagem no tempo, onde conversaremos de maneira descontraída sobre curiosidades dos mais diversos times do Brasil.
Nestes primeiros meses nosso tema será o Campeonato Paulista, mas viajaremos para histórias de todo o futebol brasileiro, com o início do Brasileirão.
Espero contar com a sua leitura, um abraço e até a próxima!