Previous slide
Next slide
8 estrelas do futebol que passaram por transformações corporais dramáticas após se aposentarem

O que Luka Modric faz quase todos os dias para prolongar sua carreira no futebol

A capacidade de Luka Modric de elevar continuamente o seu jogo é simplesmente notável. Aos 39 anos, a lenda do Real Madrid e da Croácia não dá sinais de se aposentar do futebol profissional. Na semana passada, ele fez história como o jogador mais velho do seu clube a iniciar uma partida oficial, depois de desempenhar um papel fundamental na dobradinha da La Liga e da Liga dos Campeões da temporada passada.




Em total contraste, Cristiano Ronaldo, com a mesma idade, estava na sua segunda época na Arábia Saudita e já tinha enfrentado uma crise durante a sua passagem pelo United, enquanto Sergio Ramos, apenas um ano mais novo, luta para garantir um novo clube após uma passagem pelo Sevilha. Isto apenas reforça a ideia de que Modric envelheceu como um bom vinho e, até agora, a sua longevidade era um dos segredos mais bem guardados do futebol.

Vlatko Vucetic, braço direito do capitão do Real Madrid, revelou recentemente a chave do sucesso de Modric numa entrevista ao canal espanhol Revelo. O preparador físico do meio-campista vencedor da Bola de Ouro também explicou que o craque tem uma idade metabólica inferior a 30 anos, apesar de estar agora perto dos 40. Em grande medida, as descobertas sugerem que Modric é tudo menos humano.


Relacionado

9 estrelas do futebol que passaram por transformações corporais dramáticas após se aposentarem

Essas estrelas do futebol chocaram a todos ao ficarem em forma ainda melhor depois de abandonarem o jogo…

Os segredos por trás da aptidão imortal de Modric

Seu preparador físico revelou os segredos de uma carreira longa e de sucesso

Modric

Enquanto outros ao seu redor se aposentam cedo, como o companheiro de equipe do Real Madrid, Toni Kroos, a receita de Modric para a imortalidade no futebol está no homem que a projetou: Vlatko Vucetic. Professor associado da Faculdade de Cinesiologia da Universidade de Zagreb, conheceu Modric em 2010 e colabora com ele desde 2012. “Ele me perguntou se eu poderia ajudá-lo”, disse ele a Relevo, e naquela época eles definiram “três objetivos”: “preservar sua condição, prevenir contratempos físicos e prolongar sua carreira”.

Mesmo Modric não estava muito optimista quanto à sua longevidade naquela altura: “Ele queria jogar até aos 36 anos. Ele estabeleceu esse objectivo. Luka é muito íntegro, emocional, focado e competitivo; ele quer sempre vencer”.


Relacionado

16 melhores jogadores de futebol que se aposentaram muito cedo (classificados)

Raphael Varane tornou-se o mais recente jogador de futebol de classe mundial a anunciar o fim prematuro da sua incrível carreira.

Além do desempenho que entrega diariamente com os especialistas do clube branco e dourado e da Croácia, o médio profundo e orquestrador conta com o seu especialista de confiança para implementar um plano paralelo que o ajude a manter a forma: “Dei-lhe um programa , e faz isso quase todos os dias, mais de 350 vezes por ano, às vezes em casa e outras vezes na Cidade Esportiva. Ele faz isso 45 minutos antes do treino.”

Esta rotina envolve treinos diários “com longos elásticos, exercícios para os músculos dos braços e cintura escapular, exercícios especiais para o core (muitos exercícios rotacionais) e um conjunto especial de exercícios para os músculos das extremidades inferiores”. A lógica por trás disso é clara:


“Especialmente depois dos 30 anos, a massa muscular é perdida rapidamente. Você tem que trabalhar mais para ser o mesmo que era no ano anterior. Não é fácil aceitar isso e é preciso dedicação. Sinceramente, acho que a prevenção e o trabalho diário com elásticos longos são a chave.” Essas bandas, que criam resistência ao trabalho muscular e estimulam a força progressiva, são a especialidade da Vucetic.

Vlatko enfatizou que os 39 anos listados no passaporte do meio-campista são apenas um número e que sua “idade metabólica”, que mede o estado físico e biológico de uma pessoa com base em seus hábitos e estilo de vida, é significativamente menor:

“É verdade que ele não tem 20 nem 30 anos; tem a idade que o calendário indica. Mas durante todas essas temporadas ele trabalhou na prevenção… e é por isso que sua idade metabólica é inferior à sua idade cronológica. .Minha idade cronológica é 50 anos e minha idade metabólica é 35. Sua idade cronológica é 39 e sua idade metabólica é inferior a 30.”


A Eterna Juventude e Brilho de Luka Modric

Ele é um dos maiores meio-campistas de todos os tempos por um motivo

Luka Modric beijando seu prêmio Bola de Ouro

Ao lado de factores mensuráveis ​​como a qualidade do sono e nutrição, e de elementos morfológicos como traços genéticos, o preparador físico destaca outra chave para a longevidade de Modric: “A sua capacidade cognitiva e inteligência motora, no sentido de tomar decisões rápidas no campo, velocidade de pensamento, ver e planejar várias jogadas antecipadamente como se fosse um xadrez, reconhecer os movimentos de outros jogadores de futebol… É aí que Luka é um dos melhores do mundo, senão o melhor.”


Sua agilidade mental o ajuda a conservar energia fisicamente e ao mesmo tempo contribui significativamente para o jogo sem percorrer distâncias excessivas, já que ele arremessa a bola para qualquer canto que desejar. E embora Vlatko se recuse a revelar o segredo de Modric – “Não vou revelá-lo; é o nosso enigma” – ele se baseia em “oito parâmetros quantificáveis” que Luka adere meticulosamente: “Hobbies, higiene, hidratação, família, o fator psicológico, habilidades motoras…” Outros detalhes fisiológicos, incluindo “dimensões esqueléticas, massa muscular, tecido adiposo subcutâneo e as proporções de todos esses componentes”, também beneficiam o jogador com as maiores honras da história do Real Madrid.

Como um dos maiores meio-campistas da história do futebol, Modric é a referência para qualquer meio-campista moderno que busca replicar as alturas do croata, já que ele também é um dos jogadores mais simpáticos. Ao longo de uma carreira que começou em 2002, o mestre do passe conquistou quatro títulos da La Liga, seis títulos da Liga dos Campeões, além de ajudar a Croácia a chegar à final da Copa do Mundo e conquistar um dos dois únicos prêmios Ballon d’Or que não tinha o nome de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo há 17 anos.


FONTE DO ARTIGO

Curtiu ? Compartilhe