- O prédio de 10 andares Hotel Dubrovnik Ele desabou, deixando várias pessoas presas.
- Há um aposentado de 84 anos que morreu e uma mulher de 79 anos foi socorrida e está internada.
- A causa do colapso é desconhecidoembora tenham ocorrido obras no edifício que a autarquia qualificou como irregulares.
O essencial: um prédio de 10 andares no centro de Villa Gesellonde o Hotel Dubrovnikdesabou por volta de 0,50 desta terça-feira. Segundo testemunhas e o chefe da operação, Hugo Pirizentre 7 e 9 pessoas estavam no local no momento do desabamento. Os esforços de resgate, incluindo equipes especializadas e cães farejadores, continuam enquanto tentam evacuar as pessoas presas. Um homem de 84 anos morreu e Sua esposa, de 79 anos, foi levada ao hospital de Mar del Plata. O prefeito local, Gustavo Barreiraconfirmou que “cerca de 80% do edifício ruiu”, afetando também propriedades vizinhas e limitando o acesso de maquinaria pesada.
No meio da manhã de hoje, um aposentado foi encontrado morto nos escombros do Apart Hotel Dubrovnik de Vila Gesell. A vítima fatal foi identificada como Federico Ciocchininatural de Balcarce, conforme confirmado por fontes policiais Informações. Tive 84 anos.
Enquanto isso, Uma mulher de 79 anos, chamada María Josefa Bonazza, também de Balcarce, companheira do falecido, foi resgatada com vida pelos bombeiros que trabalhavam no local. Seu estado de saúde é crítico. “Uma pessoa foi ouvida com vida. Estão dando ar”, disse um funcionário familiarizado com as tarefas. Os registros do hotel acessados pela Justiça falavam da presença de, pelo menos, nove convidados.
O Departamento de Justiça decidiu iniciar um processo para esclarecer as razões do colapso e estabelecer responsabilidades. O fiscal Verônica Zamboni -que levou a julgamento os jogadores de rugby que espancaram até a morte Fernando Báez Sosa em 2020- é o responsável pelo caso e está no local do incidente, localizado na Avenida 1.
Por agora, Ele já solicitou os testes necessários ao Departamento Técnico de Investigações da Superintendência de Bombeiros da Polícia Federal. Conforme confirmado pelas autoridades do caso, O encarregado da obra e pelo menos dois trabalhadores foram detidos pela Polícia de Buenos Airesdepois que eles fugiram do local quando o colapso começou. A promotora Zamboni ainda aguarda definir sua situação.
Paralelamente, estão sendo realizadas pesquisas a dois arquitetos ligados ao projetofontes judiciais confirmaram Informações.
A qualificação do fato é a de estrago culposo Visto que, para já, as autoridades descartam intencionalidade no desabamento. Assim, com a morte do aposentado, os responsáveis pela obra poderão enfrentar penas de prisão caso sejam considerados culpados pela Justiça. “Se o ato ou omissão culposa colocar qualquer pessoa em perigo de morte ou causar a morte de qualquer pessoa, A pena máxima pode ser aumentada para cinco anos.“, afirma o Código Penal em seu artigo 189.
A Prefeitura de Villa Gesell, por sua vez, já entregou os documentos de trabalho à Justiça.
Em comunicado oficial, o Município afirmou que no interior do edifício do Hotel Dubrovnik com levado adiante funciona sem a autorização correspondente e que até os proprietários do hotel foram intimados. “Neste momento, embora não possamos falar exatamente sobre os detalhes do desabamento, pode-se afirmar que na parte desabada (parte traseira) a estrutura teria sido modificada de forma ilegal e irregular“, indicaram as autoridades.
“No dia 20 de agosto de 2024, o Município, através da Direção de Edifícios Privados e Espaços Públicos, detecta e interrompe trabalhos que estavam sendo realizados dentro da propriedade, sem a devida autorização municipal. Após a convocação, Os proprietários solicitam autorização através de edital de construção “apenas para as seguintes tarefas: mudança de carpintaria, mudança de revestimentos de pavimentos, pintura de interiores, mudança de revestimentos de casas de banho e remoção de bancadas”, concluíram.