PHOENIX – Pela segunda noite consecutiva de estreia, o pivô do Dallas Mavericks, Dereck Lively II, superou seu mais aclamado competição – Centro do San Antonio Spurs, Victor Wembanyama.
Na vitória dos Mavs por 120-109 sobre os Spurs na quinta-feira, Lively saiu do banco para contribuir com 15 pontos, o recorde do jogo com 11 rebotes e o recorde da carreira, empatando com seis assistências. Por outro lado, Wembanyama lutou e terminou com 17 pontos, nove rebotes e acertou 5 de 18 no chão.
Durante a vitória do Mavericks por 126-119 na abertura da temporada sobre o Spurs no ano passado, Lively terminou com 16 pontos e 10 rebotes e acertou 7 de 8 em campo, enquanto Wembanyama terminou com 15 pontos e cinco rebotes e foi 6- de-9 do chão.
Ainda assim, Lively – que recebeu muita ajuda de Daniel Gafford para derrotar Wembanyama – não estava flexionando os músculos depois de superar o jogador que muitos consideram um jogador de geração.
“Ele definitivamente provou seu valor no ano passado”, disse Lively sobre Wembanyama, que foi o Estreante do Ano da NBA na temporada passada. “Ele é um grande jogador, então sempre que ele está em quadra você tem que reconhecer que ele está lá.”
Wembanyama foi a escolha geral número 1 no Draft da NBA do ano passado, enquanto Lively foi a 12ª.o seleção geral na temporada passada. Então, esse aspecto alimenta o fogo no Lively.
“Só de ter aquela companhiaA competitividade e a vontade de vencer tornam o jogo muito mais divertido”, disse Lively. “Ter alguns dos melhores jogadores torna o jogo muito melhor.”
Para os Mavs, a adição de Klay Thompson também fez com que o jogo de quinta-feira fosse muito melhor. Em sua estreia com os Mavs, Thompson somou pontos e acertou 6 de 10 na faixa de três pontos. Os seis três são os mais conquistados por um jogador em seu primeiro jogo com os Mavs.
“Depois de algumas tomadas, você o vê finalmente se sentindo confortável no (American Airlines Center), então você adora isso”, disse Lively. “Ver isso no primeiro jogo significa apenas que será uma longa temporada para a liga.”
O segundo jogo da temporada regular de 82 jogos para o Mavs é às 9 da noite em Phoenix contra o Suns. E Lively espera que Thompson esteja tão quente no sábado quanto contra o Spurs.
“Às vezes você terá pessoas no canto, às vezes você terá um canto vazio, mas Klay apenas encontra suas lacunas”, disse Lively. “Há muito mais jogadas que podemos realizar, muitas coisas diferentes que podemos realizar, então isso faz com queele pinta bem e poderemos mover a bola e acertar os chutes.
E enquanto os Mavs movem a bola ao redor do perímetro, isso é um bom presságio para Lively enquanto ele tenta assumir o controle das coisas dentro da área.
“Vi quase tudo no ano passado, então agora é só pegar tudo o que aprendi, todas as coisas pelas quais passei, todas as vezes que falhei e apenas tentar melhorar”, disse ele. “Pode não ser em todos os jogos que estarei melhor.
“Haverá jogos ruins. Você só precisa ser capaz de pegá-los no queixo e seguir em frente e tentar proteger seu jogo e aprender.
Parte desse processo de aprendizagem para Lively – ou para qualquer jogador – é não repetir coisas que não melhoraram seu jogo.
“Estou apenas indo para lá e tentando estar sob controle possível”, disse ele. “Tem muita coisa acontecendo (na) quadra, e (quero) tentar não me apressar.
“Então é por isso que quando eu pego na pintura, não importa se sou eu tentando passar ou tentando marcar na trave, (eu quero) apenas estar sob controle. Vá mais devagar, leia o jogo em vez de acelerar como no ano passado.
Aqui estão comoe outras pepitas em torno do jogo de sábado entre o Mavs e o Suns.
*Luka Dončić marcou 28 pontos, 10 rebotes e oito assistências contra o Spurs, enquanto Kyrie Irving marcou 15 pontos. No ano passado, Dončić teve média de 41,7 ppg, 7,7 rpg e 11,7 apg contra o Phoenix, e também acertou 52,6 por cento de campo e 47,4 por cento além do arco de três pontos.
*Esta será a estreia em casa do Suns, que jogará na segunda noite consecutiva. Phoenix se recuperou para vencer em Los Angeles contra o Clippers na quarta-feira, por 116-113, na prorrogação, atrás de 25 pontos de Kevin Durant. Mas na sexta-feira, o Suns perdeu uma vantagem de 22 pontos em Los Angeles ao perder para o Lakers por 123-116, apesar de ter obtido 30 pontos de Durant.
*Contra o Lakers, o Suns acertou suas primeiras nove cestas de três pontos e abriu uma vantagem de 38-23 no segundo quarto.
*Os Mavs venceram os dois últimos jogos que disputaram em Phoenix, depois que o Suns fez 10-1 nos últimos 11 jogos em casa contra o Mavs.
*O armador do Suns, Devin Booker, marcou 23 pontos em 9 de 21 arremessos contra o Lakers, após sofrer uma falta com 15 pontos e seis assistências contra o Clippers. Bradley Beal terminou com 15 pontos, nove assistências e duas roubadas de bola para o Suns contra o Lakers.
*Este é o primeiro dos 70 jogos da temporada regular do Mavs que serão transmitidos pelo Canal 29 durante a temporada 2024-25.
DALLAS MAVERICKS (1-0) NO PHOENIX SUNS (1-1)
Quando: 21h, sábado
Onde: Centro de Pegada, Phoenix
TV: KFAA, Canal 29
Rádio: KEGL 97,1 FM The Eagle, 99,1 FM Zona MX (espanhol)
X: @DwainPrice