Como Gukesh Dommaraju da Índia se tornou rei do xadrez em um país louco por críquete | Notícias explicativas

O grande mestre de xadrez da China Ding Liren (L) e o grande mestre da Índia Gukesh Dommaraju (R) competem no jogo 14 do Campeonato Mundial FIDE de 2024 em Cingapura em 12 de dezembro de 2024.

O prodígio do xadrez indiano Gukesh Dommaraju se tornou o mais jovem campeão mundial de xadrez de todos os tempos, depois de derrotar o atual campeão Ding Liren, da China.

A vitória de Gukesh na quinta-feira aconteceu na última partida do Campeonato Mundial de Xadrez de 14 partidas, em Cingapura. A Índia, louca pelo críquete, está exultante com a vitória do jovem de 18 anos.

Aqui está mais sobre Gukesh e como ele conquistou o título mundial:

Quem é Gukesh?

Gukesh vem de Chennai, capital do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. Ele frequentou a Escola Velammal Nexus de Chennai.

Ele começou a jogar xadrez aos sete anos de idade, disse Gukesh em uma entrevista publicada em 2019 pelo Festival Internacional de Xadrez de Gibraltar.

“O xadrez é tão complexo que adoro”, disse Gukesh no vídeo. “Quero me tornar um campeão mundial.”

Aos 12 anos, Gukesh tornou-se um grande mestre – o título mais alto que um jogador de xadrez pode alcançar – tornando-o o terceiro grande mestre mais jovem da história e o mais jovem da Índia.

Gukesh vê beleza e filosofia em peões, bispos e tabuleiros. Um vídeo do YouTube enviado pela publicação de notícias de xadrez ChessBase India mostra as prateleiras de seu quarto em sua casa em Chennai repletas de troféus e livros de xadrez, como Under the Surface, de Jan Markos, e Practical Chess Beauty, de Yochanan Afek.

Chennai passou a ser conhecida como a capital do xadrez da Índia. Dos 85 grandes mestres do xadrez na Índia, 31 são de Tamil Nadu. O estado abriga até um templo dedicado ao jogo

Ele é o mais jovem campeão mundial de xadrez?

Sim.

Antes de Gukesh, a lenda russa Garry Kasparov foi o mais jovem a se tornar campeão mundial aos 22 anos em 1985.

Como Gukesh venceu?

Gukesh se classificou para o campeonato em abril ao vencer o Torneio de Candidatos masculino da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Ele foi o candidato mais jovem a vencer o Torneio de Candidatos.

Ele competiu contra outros sete competidores no evento realizado em abril em Toronto, Canadá. O vencedor do torneio round-robin duplo desafia o atual campeão pelo título mundial.

Ding, 32 anos, sagrou-se campeão mundial em 2023. A partir de 25 de novembro, Gukesh e Ding se enfrentaram em 14 jogos intensos.

No xadrez, um jogador ganha um ponto por vitória e meio ponto por empate.

Ding assumiu a liderança ao vencer o primeiro jogo. O segundo turno terminou empatado.

Gukesh venceu o terceiro jogo, empatando com Ding em 1,5 cada. Eles permaneceram empatados por vários jogos, empatando cada um deles.

No 11º game, Gukesh, jogando com as brancas, assumiu a liderança após Ding cometer um erro crasso. Mas Ding se recuperou ao vencer o 12º jogo, nivelando o campo de jogo mais uma vez. O 13º jogo resultou em empate.

O momento vencedor

Gukesh jogou com as pretas na 14ª e última partida. No meio do jogo, o empate parecia iminente. Mas Ding cometeu o erro de mover a sua última peça poderosa, a sua torre, para fora de uma posição forte. O erro de Ding pegou Gukesh de surpresa, e ele olhou atentamente para o tabuleiro e calculou seus próximos movimentos.

Ding, à esquerda, e Gukesh competem no jogo 14 do Campeonato Mundial FIDE de 2024 em Cingapura, em 12 de dezembro de 2024 (Simon Lim/AFP)

Depois de perceber seu erro, Ding ficou visivelmente desapontado e renunciou três lances depois, concedendo o título de campeão mundial a Gukesh.

“Demorei um pouco para perceber que errei. … Acho que joguei meu melhor torneio do ano.

“Eu poderia estar melhor, mas considerando a sorte de ontem, é um resultado justo perder no final. Não me arrependo”, disse Ding em entrevista coletiva após o jogo, dizendo que continuaria a jogar xadrez.

O grande mestre de xadrez da China, Ding Liren, compete contra o grande mestre da Índia, Gukesh Dommaraju, durante o jogo 14 do Campeonato Mundial FIDE de 2024, em Cingapura, em 12 de dezembro de 2024.
(Simon Lim/AFP)

Quando Gukesh percebeu que havia vencido, começou a chorar. Falando aos repórteres após o jogo, Gukesh disse que inicialmente não percebeu o erro de Ding, mas quando percebeu: “Foi provavelmente o melhor momento da minha vida”.

O grande mestre da Índia, Gukesh Dommaraju (R), reage após vencer o grande mestre de xadrez da China, Ding Liren, no jogo 14 do Campeonato Mundial FIDE de 2024, em Cingapura, em 12 de dezembro de 2024.
Gukesh reage após vencer. (Simon Lim/AFP)

Gukesh disse que Ding “lutou como um verdadeiro campeão”.

Quem são os primeiros 17 campeões?

  1. Guilherme Steinitz: Nascido em Praga, Steinitz foi o primeiro campeão mundial oficial, conquistando o título em 1886 e mantendo-o durante oito anos em quatro campeonatos.
  2. Emanuel Lasker: Nascido na Prússia, onde hoje é a Polônia, Lasker conquistou o título em 1894 e conquistou-o em seis campeonatos.
  3. José Raúl Capablanca: Vindo de Cuba, Capablanca conquistou o título em 1921.
  4. Alexandre Alekhine: O russo que obteve a cidadania francesa wno título primeiro em 1927 e três vezes depois disso.
  5. Max Euwe: O matemático holandês wno título em 1935.
  6. Mikhail Botvinnik: O russo wno título cinco vezes, primeiro em 1948.
  7. Vasily Smyslov: O russo sagrou-se campeão mundial em 1957.
  8. Michael Tal: O letão sagrou-se campeão mundial em 1960.
  9. Tigran V Petrosian: O armênio rpermaneceu campeão mundial de 1963 a 1969.
  10. Boris Spassky: O russo sagrou-se campeão mundial em 1969.
  11. Bobby Fisher: O americano be sagrou-se campeão mundial em 1972.
  12. Anatoly Karpov: O russo hconquistou o título de 1975 a 1985, vencendo cinco vezes.
  13. Gary Kasparov: O russo hconquistou o título de 1985 a 2000, vencendo seis vezes.
  14. Vladímir Kramnik: O russo hconquistou o título de 2000 a 2007, vencendo três vezes.
  15. Viswanathan Anand: O primeiro grande mestre e campeão mundial da Índia conquistou o título em 2007 e manteve-o até 2013, vencendo quatro vezes.
  16. Magno Carlsen: O O grande mestre norueguês conquistou o título em 2013 e manteve-o até 2023.
  17. Ding: O O grande mestre chinês manteve o título de campeão mundial por 20 meses, depois de vencê-lo em abril de 2023.

Quais são as reações à vitória de Gukesh?

Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi: Modi postou no X na quinta-feira: “Este é o resultado de seu talento incomparável, trabalho duro e determinação inabalável”.

Líder da oposição indiana, Rahul Gandhi: Gandhi também postou no X: “Gukesh, você deixou toda a Índia orgulhosa!”

Ananda: O primeiro campeão mundial indiano, que orientou Gukesh e várias outras jovens estrelas indianas do xadrez. postado no X: “É um momento de orgulho para o xadrez, um momento de orgulho para a Índia… e para mim, um momento de orgulho muito pessoal.”

Do ex-campeão Kasparov ao CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, Gukesh recebeu mensagens de parabéns no X de diversas figuras públicas.

O mundo do críquete também não ficou intocado.

A principal franquia de críquete de sua cidade natal, Chennai Super Kings, parabenizou o jovem campeão em uma postagem no X na quinta-feira:

Gukesh também recebeu elogios do ex-capitão indiano de críquete Sachin Tendulkar, que é amplamente considerado um dos maiores batedores da história do esporte. Ele escreveu em um post X que Gukesh está “agora guiando a próxima onda de prodígios do xadrez indiano”.



FONTE DO ARTIGO