Vamos estragar esse incidente porquê um louco, portanto se você quiser permanecer indiferente, leia isso depois. Spoilers siga para O pinguim Temporada 1, incidente 8, “Uma coisa grande ou pequena”.
“Uma coisa grande ou pequena”
O Pinguim é um personagem verdadeiramente carismático. Esta versão dele é mais do que talvez qualquer outra. Tim Burton tirou sua humanidade quase inteiramente em O Retorno do Batman, transformando-o em um monstro (embora hilário). Bruce Timm fez dele um personagem um tanto trágico, rejeitado pela sociedade por suas diferenças, em Batman: a série animada.
A versão do personagem de Colin Ferrell é ambas. Ele quer ser aceito por aqueles que admira porquê os mais poderosos e não tem problema em pisar na cabeça daqueles que acha que deveriam estar inferior dele. Ele sabe o que as pessoas ao seu volta querem ouvir e diz isso. Ele faz o que diz somente longe o suficiente para fazer as pessoas acreditarem nele, para fazê-las pensar que ele poderia estar manifesto. Mas ele sempre se volta contra eles. Inferno, mesmo quando eles sabem que ele vai se voltar contra eles, ele faz isso de uma maneira que torna tudo pior do que você poderia imaginar.
No final da série, Francis Cobb está recluso em sua própria mente depois um derrame, Sofia Gigante está mais uma vez trancada em Arkham e Vic está morto nas margens do rio Gotham.
É difícil escolher qual é o pior, porque cada um deles mostra uma segmento dissemelhante do que torna Oz tão lastimável.
Francisco
A história de Francis revela até que ponto Oz está iludido, seja conscientemente ou não. Oz se vê atado, com Francis sentado à sua frente, Enquanto os capangas de Sofia seguram um cortador de charuto no dedo, Sofia faz um pedido: diga em voz subida o que você fez com seus irmãos, na frente de sua mãe, que já sabe. E ainda assim, ele não vai comportar isso. Ele não pode comportar isso. E você quase acredita que ele não sabe disso.
Sabemos que Oz matou seus irmãos propositadamente – vimos isso suceder. E, no entanto, ele não consegue expressar isso, mesmo quando Sofia tortura a mãe que ele afirma amar. Sofia deixa Francis ir e esfaqueia Oz com uma garrafa quebrada antes de tombar no solo com um golpe que a deixa em estado vegetativo. E Oz se mantém leal à teoria de que fez tudo por essa pessoa cuja vida destruiu décadas detrás.
A desfecho disso ocorre depois que Oz é bem-sucedido; ela está presa em sua mente em uma leito de hospital com vista para a cidade, e Oz confunde a lágrima em seus olhos com alegria antes de descer para dançar com uma mulher – pode ser Eve, mas eu não tinha certeza – vestida de forma idêntica à dele. mãe naquela noite eles foram dançar. Uma mulher que ele pede para recitar versos de aprovação maternal para ele enquanto eles dançam. Ele é o filhinho da mamãe para uma versão de sua mãe que ele tentou fabricar – uma que pudesse retribuir seu paixão e devoção absoluta. Nunca cai no incesto, mas até o último momento esbarra nessa fronteira.
Vic
A história de Vic revela até que ponto Oz usará as pessoas para atingir seus objetivos e depois as descartará da maneira mais violenta provável. A relação entre os dois começou de forma violenta, com Oz disparando uma arma contra Vic por tentar roubar seus aros. Mas o relacionamento deles floresceu ao longo da série. Vic encontrou um siso de identidade e poder trabalhando com Oz; ele aceitou sua própria tartamudez, encontrou crédito ao conversar com pessoas perigosas. Ele até desempenhou um papel importante na garantia da vitória de Oz. Mas portanto Oz o sufocou ao expressar que ele era um bom garoto, simplesmente porque não precisava mais dele e não podia se dar ao luxo de ter pontas soltas se contorcendo em Gotham.
Levante momento é particularmente comovente, porque Vic era – comparado a todos os outros neste show – bastante simples. Ele fez o que precisava para sobreviver, mas zero disso era repreensível. E Oz agradece com uma dolorosa traição.
Sófia
Mesmo Sofia, que nunca foi mais do que um travanca para Oz, não escapa à sua ira. No início da série, ele quase a convenceu de que poderia ser um coligado, apesar do que aconteceu entre eles. Não foi logo que funcionou, é simples, e ela talvez seja a única pessoa que merece sua ira. Graças às alianças de Vic com capitães de gangues nos bastidores, Oz assume o controle de todas as gangues menores da cidade. Em vez de matar Sofia, porém, ele a entrega à polícia. Pela primeira vez, ela está presa por um tanto que realmente fez, embora em circunstâncias suspeitas.
Mas isso a priva da libertação que ela anseia. Nos seus momentos finais de liberdade, ela respira com transparência, pronta para encontrar a sossego. E em vez disso, ela torce a faca, colocando-a de volta no pesadelo do qual acabou de evadir.
E em tudo isso, Oz se vê porquê o herói de sua própria história. Ele fez a coisa certa em cada passo. Ele também sabe disso, ao olhar para Gotham de sua novidade torre. É tremendo saber que ele está no comando – ele dirá ou fará qualquer coisa para manter seu poder. Ele abusará de qualquer pessoa, de qualquer sistema e de qualquer relacionamento. Ele dirá a alguém que o governanta enquanto o destrói. Ele é uma pessoa assustadora de se ver no comando. Isso o torna uma pessoa encantador para ver em filmes ou programas de televisão.
Isenção de responsabilidade: a HBO forneceu ao Batman-News entrada antecipado aos episódios de The Penguin para fins de revisão.
COMENTÁRIOS