O australiano Alex de Minaur chegou à terceira rodada do Aberto da Austrália pelo quinto ano consecutivo com uma vitória estrondosa sobre o qualificado americano Tristan Boyer.
Assista a todas as bolas da Série Ashes Feminina de 2025 AO VIVO, sem intervalos comerciais durante o jogo no Kayo | Novo no Kayo? Obtenha seu primeiro mês por apenas $ 1. Oferta por tempo limitado.
O oitavo cabeça-de-chave exibiu vários de seus novos truques, bem como alguns de seus antigos clássicos, em seu caminho para a vitória por 6-2, 6-4 e 6-3 na Rod Laver Arena.
De Minaur perdeu o home slam em 2020 devido a uma lesão, então é a sexta vez consecutiva que ele chega à terceira rodada, e o fez com eficiência implacável.
Foi exatamente o tipo de desempenho que se esperaria de um jogador entre os dez melhores do mundo contra um adversário inferior em um Grand Slam.
Boyer lutou de forma admirável, especialmente considerando as circunstâncias em que sua família permanece em casa na Califórnia tentando proteger sua casa dos incêndios violentos, mas de Minaur nunca pareceu preocupado.
Ele venceu oito jogos consecutivos no primeiro e segundo sets depois de perder seu jogo de serviço de abertura da partida.
Ele acertou ases estrondosos, seis deles na verdade, enquanto o canhão de velocidade registrava balas de até 217 km/h, velocidades normalmente nunca vistas de De Minaur.
Houve muitos outros saques que foram demais para o americano aguentar, apesar de ter levado uma raquete para eles.
De Minaur entra no debate sobre café da AO | 00:44
Seus golpes de solo foram incansavelmente rebatidos profundamente na quadra até que Boyer cometeu um erro ou abriu a quadra.
Seus velhos truques também estavam em exibição quando necessário, ele zuniu pela quadra para perseguir um drop shot que quase todos, exceto ele, achavam inacessível.
Mas o que foi mais impressionante foi quantos jogos de serviços pareciam que se você piscasse, você perderia.
Era como se De Minaur tivesse outro lugar para estar.
Ele pode estar ansioso para ter o máximo de tempo possível antes da partida de sua noiva Katie Boutler na quadra 3 na noite de quinta-feira, encerrando a partida em uma hora e 59 minutos.
Cornes aposta tudo no ‘criança’ Kyrgios | 03:20
Mas a sua eficiência foi tamanha que ameaçou quebrar o recorde da vitória mais rápida de sempre no Aberto da Austrália – que aconteceu em uma hora e 39 minutos contra o polaco Kamil Majchrzak na segunda eliminatória de 2022 – durante grande parte da tarde.
Se não fosse por Boyer fazer uma longa pausa nos vestiários antes do terceiro set, e depois ter que trocar os sapatos porque quebrou os cadarços no primeiro jogo daquele set, de Minaur poderia ter chegado perto do alvo.
Não deveria ser surpreendente que alguém que chegou às finais do ATP Tour na temporada passada como um dos oito melhores jogadores do mundo, após ter feito três quartas de final consecutivas de Grand Slam, dominasse o número 136 do mundo.
Mas a torcida da Rod Laver Arena pareceu agradavelmente surpresa durante grande parte da tarde.
Grande parte do tênis que levou De Minaur ao sexto lugar no mundo veio do exterior, e em casa ele ainda é frequentemente considerado o lutador corajoso que deixa tudo de fora na quadra.
Agora, ele ainda é aquele jogador, mas também tem armas reais.
Seu saque está cada vez melhor e ganhando velocidade, assim como seu forehand, e exibi-los é exatamente o que De Minaur esperava no início do dia.
Seu jogo estava em boa ordem e ele passou pouco tempo em quadra depois de levar 2 horas e 22 minutos para derrotar o holandês Botic van de Zandschulp no primeiro round.
Esperando por ele nas oitavas de final está o argentino Francisco Cerundolo.
Kokk “irritado” e “zangado” após guerra de 5 sets | 07:40
A 31ª semente também estará fresca. Ele avançou depois que seu compatriota Facundo Diaz Acosta abandonou após apenas 40 minutos, com Cerundolo vencendo por 6-2 e 1-0.
No entanto, De Minaur nunca perdeu para um jogador de classificação inferior em seu campeonato em casa e ele ganhará muita confiança com o quão confortável ele fez as coisas na tarde de quinta-feira.
O resultado não foi tão positivo para o também australiano James McCabe.
O wildcard de 21 anos lutou bravamente, mas foi derrotado, perdendo em dois sets por 7-5, 6-3 e 7-6 para Alex Michelsen.
O americano nocauteou de forma sensacional o ex-finalista do Aberto da Austrália Stefanos Tsitsipas na rodada de abertura e mostrou mais uma vez que é um jogador em ascensão quando o jovem de 20 anos avançou para a terceira rodada em Melbourne pelo segundo ano consecutivo.
No início do dia, o número 2 do mundo, Iga Swiatek, produziu uma vitória impressionante por 6-0 e 6-2 contra a eslovaca Rebecca Sramkova na Rod Laver Arena para criar um confronto intrigante na terceira rodada com a campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2021, Emma Raducanu.
A britânica teve sua própria vitória em dois sets, por 6-3 e 7-5, contra a americana Amanda Anisimova, avançando para a terceira rodada pela primeira vez em Melbourne Park.
As sementes femininas Elena Rybakina e Emma Navarro também conquistaram vitórias, enquanto os americanos Taylor Fritz e Ben Shelton triunfaram quando o 18º Hubert Hurckacz foi derrotado em dois sets pelo sérvio Miomir Kecmanovic.
Veja a cobertura momento a momento do Foxsports.com.au na quinta-feira do Aberto da Austrália em Melbourne Park.
‘UH, OH’: COP-AQUELE NO.2 DO MUNDO PARA O CAFÉ MELBOURNE
Não importa de que cidade viemos, nós, australianos, amamos nosso café – mas sempre haverá debate sobre onde você pode conseguir a melhor bebida.
Bem, a número 2 feminina Iga Swiatek, uma vencedora convincente na quinta-feira para avançar para a terceira rodada, pesou – e é improvável que sua resposta agrade aos melburnianos.
Após a partida, Jelena Dokic do Nine perguntou a Swiatek: “Qual é o pedido de café de Iga Swiatek e como o café em Melbourne se compara ao resto do mundo? Tenha cuidado com o que você diz aqui.
Swiatek respondeu: “Bem, devo dizer que em Sydney encontrei cafeterias melhores”.
Isso provocou uma reação descontente da multidão e um ‘uh, oh’ de Dokic.
“Mas, não, não, não, pessoal, o problema é que também não é fácil para mim adormecer, então durante um Grand Slam eu meio que, vocês sabem, meu nível de café precisa ser um pouco mais baixo, então Só vou beber antes da partida”, continuou Swiatek, antes de voltar com humor às suas palavras anteriores.
“Eu não fiz a pesquisa certa, então sinto muito pela minha resposta. Mas, quero dizer, no geral, acho que na Austrália é difícil tomar café errado. Cada cafeteria mantém uma qualidade realmente ótima, e meu pedido sempre será branco (com) leite de aveia.”
Será que os fãs usarão as palavras de Swiatek contra ela quando ela enfrentar a campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2021, Emma Raducanu, na terceira rodada? Veremos.
‘TENHA UM POUCO MAIS DE CLASSE’: EX-ESTRELA CHAMA TRATAMENTO DE MULTIDÃO DO AUSSIE
O ex-tenista profissional australiano e vencedor do título ATP John Millman se manifestou contra o tratamento dado pela torcida da Court 3 ao australiano James Duckworth, de 32 anos, em sua derrota por três sets para Roberto Carballés Baena na noite de quarta-feira.
Os torcedores libaneses aguardavam com entusiasmo a aparição de Hady Habib, que deveria jogar depois de Duckworth, enquanto o talento local ainda lutava contra seu adversário espanhol.
As cenas eram tão antecipadas que os torcedores libaneses incitavam a vitória de Baena para acelerar a chegada de Habib, que também viu seu torneio terminar na noite de quinta-feira com uma derrota de três sets para Ugo Humbert.
“Eu me senti muito mal por ‘Ducks’, ele é um bom amigo meu”, disse Millman ao ABC Tennis Podcast.
“Você está no seu campeonato em casa e eles estão torcendo por você porque querem ver a próxima partida acontecer.
“Acho que é aí que você precisa ter um pouco mais de classe. É com isso que você terá que lidar no Aberto da Austrália.
“Você vai ter alguns apoiadores turbulentos. Vivemos em um país muito multicultural, então teremos muitas pessoas que têm laços com vários países diferentes e apoiam seus esforços.”
O incrível ato de espírito esportivo de Demon | 01:04
PLANO WILDCARD PARA O MUNDO NO.1
— Ed Bourke, NCA Newswire
Schoolkate está determinada a jogar com liberdade contra Sinner quando eles se encontrarem esta noite.
Enfrentando uma tarefa difícil após uma vitória brilhante em quatro sets sobre o japonês Taro Daniel em sua estreia no sorteio principal em Melbourne Park, o australiano disse que estava tentando não deixar isso ocupar sua mente até as últimas horas antes da partida.
Já um talentoso jogador de duplas, Schoolkate teve uma excelente campanha de simples em 2024, ao transformar um wildcard recíproco para o Aberto dos Estados Unidos em uma aparição na segunda rodada – novamente ao derrotar Daniel em sua partida de abertura.
Foi o suficiente para o Tennis Australia garantir pela primeira vez ao jovem de 23 anos a entrada no sorteio principal do seu campeonato em casa e preparar a maior partida de sua vida.
“Estou muito animado. Inicialmente, realmente não aconteceu (que Sinner seria o próximo)”, disse Schoolkate a este cabeçalho na quarta-feira.
“Tinha acabado de jogar a partida, estava focado apenas na recuperação e na preparação para as duplas.
“(Quarta-feira) eu estava apenas focado em jogar em duplas e aproveitar isso – posso deixar os pensamentos sobre a partida para amanhã.”
Schoolkate uniu forças com seu parceiro regular de duplas, Adam Walton, depois que este perdeu seu jogo de simples na primeira rodada, e a dupla conquistou uma vitória por 6-2 e 7-6 para avançar ainda mais no torneio.
Ele estava quase pronto para voltar toda a sua atenção para Sinner, quando seu telefone explodiu com mensagens de importantes figuras do tênis australiano, incluindo o capitão da Copa Davis, Lleyton Hewitt.
“Muitas pessoas me contataram após o sucesso do primeiro turno. Lleyton (Hewitt) enviou cumprimentos e disse ‘parabéns e boa sorte’. É uma grande partida, com certeza”, disse Schoolkate.
“Jogando como o número 1 do mundo, você não tem essa oportunidade todos os dias, e estou ansioso por isso.
“Todo mundo está tentando derrubar (Sinner) – ele é o melhor jogador do mundo no momento, especialmente em quadras duras.
“Eu vou lá e vou dar uma chance. Não tenho nada a perder e estou ansioso pelo desafio.”
JOGO DE FORÇA DE FÃS ROWDY PARA SER MOVIDO
Uma multidão turbulenta levou os organizadores do Aberto da Austrália a tomarem a rara decisão de adiar uma partida depois de ela ter começado.
Alejandro Davidovich Fokina e Felix Auger-Aliassime haviam disputado sete partidas na quadra 7, mas estavam lutando com o barulho vindo da vizinha quadra 6, onde torcedores franceses torciam por Arthur Cazaux contra o britânico Jacob Fearnley.
Após uma longa discussão entre o árbitro de cadeira e o jogador, foi decidido que a partida seria transferida para outra quadra em Melbourne Park.
Depois de vencer o primeiro set contra Fearnley, o inglês começou a chorar, vencendo os três sets seguintes e emergindo como um vencedor convincente.
Acabou sendo uma partida épica, terminando depois da 1h, horário local, com Fokina recuperando de dois sets a menos para vencer o 29º cabeça-de-chave por 6-7(9-7) 6-7(7-5), 6-4 6-1 6-3 .
Acompanhe o Dia 5 do Aberto da Austrália ao vivo abaixo!
AUSTRALIAN OPEN DAY 5 ORDEM DE JOGO
Mostrar quadras e australianos – todos os horários AEDT
Arena Rod Laver
Sessão diurna a partir das 11h30
Rebecca Sramkova (SVK) x No.2 Iga Swiatek (POL)
Não antes das 13h30
(Q) Tristan Boyer (EUA) vs. No.8 Alex de Minaur (AUS)
Sessão noturna a partir das 19h
No.1 Jannik Sinner (ITA) vs. (WC) Tristan Schoolkate (AUS)
Renata Zarazua (MEX) x No.4 Jasmine Paolini (ITA)
Arena Margaret Court
Sessão diurna a partir das 11h30
No.8 Emma Navarro (EUA) x Xiyu Wang (CHN)
Não antes das 13h
No.4 Taylor Fritz (EUA) vs (Q) Cristian Garin (CHI)
Sessão noturna a partir das 19h
No.19 Madison Keys (EUA) vs (Q) Elena-Gabriela Ruse (ROU)
(Q) Aluno Tien (EUA) vs No.5 Daniil Medvedev (RUS)
Arena John Caim
Sessão diurna a partir das 11h
No.18 Hubert Hurkacz (POL) x Miomir Kecmanovic (SRB)
No.6 Elena Rybakina (KAZ) vs (WC) Iva Jovic (EUA)
Sessão crepuscular a partir das 17h
Matteo Berrettini (ITA) x No.13 Holger Rune (DEN)
James Duckworth e Aleks Vukic (AUS) vs Thanasi Kokkinakis e Nick Kyrgios (AUS)
É Arena
Quarta partida
(Q) Destanee Aiawa (AUS) vs No.10 Danielle Collins (EUA)
Tribunal 3
Não antes das 15h
Alex Michelsen (EUA) x (WC) James McCabe (AUS)