Previous slide
Next slide
Qual é a situação atual de todos os futuros jogos da Riot Games?

Qual é a situação atual de todos os futuros jogos da Riot Games?

League of Legends, seguido por VALORANT, são certamente os jogos mais bem-sucedidos da Riot Games. Ainda que o primeiro seja do gênero arena de batalha multijogador (MOBA) e o segundo faça parte da categoria jogo de tiro em primeira pessoa (FPS), ambos possuem a mesma base ao criarem um universo cativante com personagens marcantes para além da experiência jogável em si.

As perdas, no entanto, não mataram a produção paralela da empresa que, além de ter anunciado mudanças para o formato anual de LoL e estar comprometida com a criação de conteúdo digital para VALORANT, tem outros projetos de jogos eletrônicos em vigor. Os anunciados para o público incluem o game de luta 2XKO, o jogo de cartas físicas Project K e o tão polêmico MMO, que teve muita turbulência desde o seu anúncio em 2020.

Confira, a seguir, a situação atual de cada um dos jogos em desenvolvimento e o que podemos esperar para o futuro:

2XKO

Versão lutadora da Jinx em 2XKO. Crédito: Riot Games/Reprodução.

2XKO é a novidade mais concreta que temos sobre projetos da Riot Games além dos jogos já lançados. O game de luta que balançou a comunidade durante a primeira etapa de testes no formato beta fechado foi anunciado em 2019, mas só voltou a tona em 2024 quando deixou para trás o codinome Project L e abraçou a identidade 2XKO.

Em agosto deste ano, aconteceu a primeira rodada de testes para os jogadores que se inscreveram no Alfa que apresentou os personagens Ahri, Braum, Ekko, Darius, Illaoi e Yasuo. O jogo, que tem partidas em duplas no estilo ‘tag fighter’, será lançado em 2025 para PlayStation 5, Xbox Series e PC, mas ainda não há novidades de calendário sobre a próxima rodada de testes ou sobre uma provável data de lançamento.

Sabemos, no entanto, que Jinx certamente estará no próximo teste alfa e que Katarina deve estrear em algum momento futuro, uma vez que a campeã estava inicialmente planejada para sair junto com os já revelados, mas seu lançamento foi adiado. Visto que diversos conteúdos sobre Jinx, protagonista do fenômeno Arcane, foram apresentados nas redes sociais do jogo, é possível que uma nova leva de jogadores selecionados para testar o game possam acessá-lo já no início de 2025 para ter um gostinho da jogabilidade da maníaca de Zaun.

Personagens já confirmados

  • Ahri
  • Braum
  • Eco
  • Dario
  • Illaoi
  • Azaração
  • Catarina
  • Yasuo

Data de lançamento

Plataformas

  • PlayStation 5
  • Série Xbox
  • computador

Projeto K

Algumas cartas do TCG de League of Legends, que chegará primeiro na China. Crédito: RIot Games/Reprodução.

Enquanto LoR, o jogo de cartas digital da Riot, teve sua equipe reduzida após uma redução nos investimentos, a desenvolvedora anunciou há três semanas que estava criando uma versão física no formato Trading Card Game (TCG) que chegará primeiro para os jogadores da China. Em setembro deste ano, Joe Hixson, chefe de comunicação da Riot, informou em suas redes sociais que “não há planos para um lançamento global neste momento”, decepcionando boa parte dos players ansiosos.

A descrição do vídeo de anúncio, no entanto, diz que o TCG de LoL terá um “lançamento global” no próximo ano.

Ainda que o jogo tenha sido revelado com Project K, sites internacionais disseram que o game receberá o nome Rune Battlegrounds e está sendo desenvolvido como uma experiência que seja atrativa tanto para jogadores casuais como competitivos. Algumas artes foram reaproveitadas de LoR, mas outras inéditas foram e serão aproveitadas até o iminente lançamento chinês planejado para algum momento de 2025.

MMO

Ainda não foram divulgadas imagens do MMO, então fiquem com a melhor skin da Janna. Crédito: Riot Games/Reprodução.

Possivelmente o mais polêmico da lista, o MMO de LoL anunciado oficialmente em 2020 tem passado por uma reestruturação completa porque os responsáveis pelo projeto sem título não estavam satisfeitos com o rumo do jogo. Greg Street, antigo diretor do game, saiu da Riot em 2023, meses após comentar sobre a ausência de garantia de que o MMO seria sequer lançado.

Em março deste ano, o co-fundador da Riot, Marc Merrill, foi ao X/Twitter para explicar ao público que o projeto seria reiniciado. “A decisão não foi fácil, mas foi necessária. A visão inicial apenas não era diferente o suficiente do que você pode jogar hoje”, comentou Merrill. A notícia foi apenas mais um balde de água fria para a comunidade ansiosa que, até hoje, não viu quase nenhum conteúdo visual — apenas uma única imagem do início do desenvolvimento — do projeto que foi anunciado em 2020.

Mesmo que não saibamos absolutamente nada sobre o MMO que promete adicionar novidades ao gênero, a Riot abriu, em outubro deste ano, vagas de trabalho voltadas para profissionais que já possuem experiência com esse estilo de jogo, o que aliviou os rumores de que o game teria sido, de fato, cancelado. A decisão da Riot de seguir por um caminho mais longo e tortuoso para se destacar não agradou uma parcela da comunidade, que acredita que optar pelo tradicional é sempre o melhor para entregar um MMO de qualidade e com uma base de fãs duradoura.

Entre os profissionais que hoje fazem parte da equipe de desenvolvimento após a saída de Street, está o veterano da BioWare Fabrice Condominas, que atua como produtor executivo do jogo. Merrill acrescentou que os jogadores que anseiam pelo MMO “ficarão no escuro” por alguns anos enquanto a Riot pensa como “evoluir” o gênero.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, TwitterInstagram e Twitch! | Siga Maria Eduarda Cury no Instagram e Bluesky.



FONTE DO ARTIGO

Curtiu ? Compartilhe