Jaden Ivey, a quinta escolha do Detroit Pistons no Draft da NBA de 2022, teve um início de carreira irregular. Em seu ano de estreia, depois que Cade Cunningham sofreu uma lesão, Jaden assumiu várias funções primárias no manejo da bola. Nessa qualidade, ele mostrou verdadeiros lampejos de excelência (minha mente sempre volta à derrota para o Raptors, onde ele fez várias jogadas bonitas no quarto período). Por outro lado, no segundo ano, sob o comando de Monty Williams, Jaden foi prejudicado em termos de distribuição de funções e minutos. Da mesma forma, ele parecia completamente inseguro de si mesmo, e seu chute e seu jogo geral eram inconsistentes como o inferno.
O terceiro ano não é um ano decisivo para sua carreira – Jaden Ivey é definitivamente um guarda de nível da NBA de uma forma que não podemos dizer, para extrair um nome completamente aleatório do nada, Killian Hayes. Porém, em termos de expectativas, este é o ano em que responderemos muitas perguntas sobre Ivey.
Jaden Ivey é um guarda de nível inicial ou um guarda de banco de alto impacto? Ele é um jogador “Fun Max” (o contrato máximo pós-novato) ou um cara que precisa atingir uma agência gratuita restrita para conseguir um segundo contrato? Ele é um complemento ou um suplemento de Cade Cunningham? Estas são as perguntas às quais os fãs dos Pistons deverão obter respostas até março de 2025.
Expectativas Ofensivas
O papel de Jaden Ivey na rotação parece abençoadamente claro: comece ao lado de Cade Cunningham, depois cambaleie com ele para comandar a maioria ou todas as unidades de bancada. Ao lado de Cade, você quer ver Jaden fazer três abertos de forma consistente, executar pick and roll do segundo lado quando a bola inverte e usar sua velocidade e capacidade atlética para pegar baldes fáceis no ataque de meia quadra por meio de cortes e passes de despejo.
Quando Jaden está pilotando unidades de banco, você quer que ele inicie o ataque de forma limpa e mantenha suas rotações baixas (também menos do tipo “o que diabos ele estava pensando”). Ivey foi um jogador muito produtivo em situações de isolamento na temporada passada, mas às vezes parecia muito estagnado, oito caras na quadra assistindo Ivey e seu zagueiro dançarem um com o outro. Especialmente quando ele está no banco, você adoraria ver Ivey manter a bola em movimento, manter outros caras envolvidos no ataque e descarregar o fardo da tomada de decisões para seus companheiros de equipe.
Felizmente, vimos grandes sinais até agora nos jogos da pré-temporada. Sim, Jaden apagou as luzes (53% dos três PROVAVELMENTE não se manterão ao longo da temporada regular), e isso ajuda. Mais importante ainda, porém, as coisas acabaram de ser simplificadas para Jaden. Sim, este é o carretel chiado, mas veja como há poucos dribles envolvidos:
Até aquele ponto de isolamento anterior, menos dribles equivalem a um Jaden Ivey melhor e mais decisivo. Até agora, o novo técnico JB Bickerstaff pediu a Jaden Ivey que fizesse menos e conseguisse mais.
Expectativas defensivas
Jaden tem sido um jogador defensivo neutro a negativo durante duas temporadas, apesar de seus dons atléticos. Obviamente, você gostaria que ele tendesse mais para o neutro, mas o que Jaden deve procurar nesse sentido é Técnica e Esforço. Jaden consegue navegar pelas telas de bola com mais habilidade? Se ele for examinado, ele simplesmente estará fora do jogo ou poderá lutar para recuperar a posição – ou girar onde deveria estar? Fora da bola, ele está atento e em posição?
Para crédito de Jaden, ele demonstrou maior esforço e atividade na defesa na pré-temporada. Mãos ativas nas faixas de ultrapassagem, melhores rotações. Ele às vezes pega a quadra inteira defensivamente, o que você espera que mostre seu envolvimento naquela extremidade da quadra.
Por último, mas não menos importante, com a capacidade atlética de Jaden, uma maneira fácil de agregar valor defensivamente é ser um ótimo rebote posicional. É difícil porque quebrar o vidro entra em conflito com vazar na transição – mas encerrar as posses é uma ótima maneira de contribuir defensivamente (e é uma necessidade para o time titular se a taxa de rebote de 5,9% da carreira Tim Hardaway Jr. e a taxa de rebote de 10,8% da carreira Tobias Harris continua a ser a quadra de ataque).
Expectativas Gerais
Quero manter as expectativas realistas para Jaden. Ele não precisa ter média de 20 pontos por noite ou ser um All-Star. Um objetivo razoável que ele deveria ter para a temporada é jogar bem o suficiente para que os Pistons não queiram testar o restrito mercado de agência livre e apenas estendê-lo imediatamente. Novamente, não precisa ser um contrato máximo pós-novato. Há muitos caras nas classes de draft anteriores que foram estendidos – Cole Anthony (3/$ 39), Aaron Nesmith (3/$ 33), Coby White (3/$ 36), Deni Avdija (4/$ 49), Herb Jones (4/ $ 53)… quanto Cam Thomas recebe? Algo naquele bairro.
Se ele fizer isso, Jaden se solidificará nos planos dos Pistons para o longo prazo, realmente tudo o que você pode pedir de um cara do terceiro ano.