Este foi um ano e tanto para Islândia em termos de novas parcerias. A companhia aérea de bandeira islandesa anunciou hoje que assinou um codeshare com a italiana ITA Airways para conectar suas redes. Esta é a sexta nova companhia aérea com a qual a Icelandair une forças este ano, depois da Southwest Airlines, Atlantic Airways, Air Greenland, TAP Air Portugal e Emirates.
Islândia para Itália
O novo acordo de codeshare permitirá aos clientes viajar pelas redes das duas companhias aéreas com um único bilhete, abrindo novas possibilidades de viagem. O codeshare entra em vigor em 20 de janeiro de 2025 e permitirá que passageiros frequentes da SkyTeam Alliance usem pontos e milhas para voos na rede da Icelandair.
Embora a ITA Airways não voe para a Islândia, a Icelandair tem voos diários para Milão e Roma a partir do seu hub em Aeroporto Internacional de Keflavík (KEF) na temporada de verão. Em comemoração ao novo acordo, a Icelandair confirmou que aumentaria a sua frequência de inverno para quatro voos semanais para Roma. Os passageiros poderão então se conectar através da extensa rede doméstica da ITA Airways, Catania e Palermo, na Sicília, Nápoles, Bolonha, Florença, Bari, Gênova, Trieste, Lamezia Terme, Veneza e Torino.
Relacionado
Tripulação Codeshare: Explorando as 5 novas companhias aéreas parceiras da Icelandair
A Simple Flying conversou com o diretor de operações Tómas Ingason para discutir as ligações da transportadora com a Southwest, Emirates, Air Greenland e muito mais.
Para a ITA Airways, esta é a 37ª companhia aérea com a qual a transportadora faz parceria desde o lançamento. Andrea Benassi, gerente geral da ITA Airways, observou o quão entusiasmada a companhia aérea está com sua mais nova parceria:
“Temos o prazer de assinar esta parceria de codeshare com a Icelandair. Este acordo reforça ainda mais a estratégia comercial de crescimento da ITA Airways e abre uma rota de acesso privilegiada a todos os passageiros que beneficiarão da conectividade via Roma Fiumicino e Reykjavik.
“Este acordo marca a 37ª parceria de codeshare da Companhia, um excelente resultado que alcançamos em pouco mais de três anos”.
O acordo abrange inicialmente voos entre a Islândia e Aeroporto de Roma Fiumicino (FCO), que são operados principalmente com a frota Boeing 737 MAX 8 da transportadora e não enfrentam concorrência direta. O link da Icelandair para Aeroporto de Milão Malpensa (MPX) também é operada pelo MAX 8 e concorre com a easyJet e a Wizzair.
Há também um voo semanal da Icelandair Boeing 757-200 serviço de KEF para Verona agendado para a próxima primavera. A companhia aérea está eliminando gradualmente os Boeing 757 em favor dos novos Airbus A321LR que começou a receber, portanto os horários dos voos podem mudar nos próximos meses.
Criando conexões principais
A Icelandair e a ITA confirmaram hoje que irão expandir ainda mais a parceria e adicionar opções de codeshare via “muitos“dos gateways europeus mútuos das companhias aéreas, que incluem um número significativo de grandes cidades. Falando sobre o anúncio, Bogi Nils Bogason, CEO da Icelandair, expressou seu entusiasmo em trabalhar com as equipes da ITA Airways:
“
Estamos muito satisfeitos em receber a ITA Airways em nosso estimado grupo de companhias aéreas parceiras. O acordo de codeshare com a ITA Airways oferecerá aos nossos clientes conexões muito convenientes entre as redes das duas companhias aéreas. A ITA Airways possui uma extensa rede de rotas e oferece excelente experiência ao cliente.“Estamos ansiosos para receber os passageiros da ITA Airways a bordo e ampliar nossa rede abrangente em toda a Itália e além”.
Foto de : Icelandair
Este foi um ano movimentado para a Icelandair em termos de codeshare e novos aviões. No início deste mês, a companhia aérea recebeu sua primeira aeronave Airbus A321LR, o que abrirá oportunidades adicionais para a companhia aérea.
Relacionado
Em fotos: Icelandair recebe o primeiro A321LR e confirma aposentadoria do Boeing 757 para 2027
A Simple Flying esteve no evento e entrevistou o CEO da Icelandair, Bogi Nils Bogason, sobre o futuro de sua frota de Boeing 757.
No que diz respeito ao codeshare, a companhia aérea anunciou seis parcerias este ano. O primeiro parceiro de codeshare do ano foi revelado em março como sendo a Emirates, a sétima companhia aérea parceira global da Icelandair na época. A transportadora também trabalhará com Sudoeste Companhias Aéreas na primeira parceria da transportadora norte-americana, enquanto as duas companhias aéreas procuram alinhar inicialmente as suas redes em Baltimore/Washington (BWI), seguidas por outros gateways internacionais (há rumores de que Nashville e Denver estão na lista).
Mais perto de casa, a Icelandair anunciou uma parceria com as outras duas companhias aéreas de bandeira do Atlântico Norte, a Air Greenland e a Atlantic Airways das Ilhas Faroé. Os acordos abrirão voos para a Gronelândia e Vagar a viajantes adicionais de toda a rede norte-americana da Icelandair e proporcionarão oportunidades adicionais de escala na Islândia, à medida que a capital da Gronelândia se abre a voos internacionais.
Relacionado
Estas quatro companhias aéreas se juntarão à United com voos para a Groenlândia no próximo verão
A transportadora da Star Alliance United Airlines se juntará à Air Greenland, Icelandair, Airseven e SAS, membro da SkyTeam, em voos para a capital Nuuk em 2025
A Icelandair também anunciou um acordo de codeshare com a TAP Air Portugal, outra transportadora conhecida pelo seu robusto programa de escalas.
Participe da conversa
Com qual companhia aérea a Icelandair deve fazer parceria?
A companhia aérea de bandeira da Islândia há muito que utiliza a sua posição estratégica para ligar viajantes da América do Norte à Europa, muitas vezes com escala gratuita na Islândia. No ano passado, a Icelandair adicionou cinco novos parceiros de codeshare, oferecendo ainda mais oportunidades de parada única. Até agora, anunciou acordos com a Air Greenland (a Groenlândia deverá abrir três novos aeroportos para jatos), a Emirates (que não tem voos diretos para a Islândia), TAP Air Portugal (coincidindo com o lançamento de voos para Lisboa), Southwest Airlines (para conectividade adicional aos EUA) e Atlantic Airways para as Ilhas Faroé. A Icelandair não faz parte de uma das três principais alianças aéreas, o que lhe confere mais flexibilidade em termos de parceiros. Quais companhias aéreas você acha que se beneficiariam de uma parceria de codeshare com a Icelandair? Quais deles têm redes completamente diferentes, mas complementares?