Pular para o conteúdo
REI DAS PROMOÇÕES
  • diversos
  • Review
  • Achadinhos
  • Arquivos de Story
Início / diversos / ‘Para atingir Israel, TPI distorceu a lei’, diz editorial do WSJ

‘Para atingir Israel, TPI distorceu a lei’, diz editorial do WSJ

📅 22/11/2024 ✍️ King Promotions
Haia emite mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant

Oferta Encontrada!

IR PARA A LOJA

Na quinta-feira 21, o jornal norte-americano O Wall Street Journal publicou um editorial em que condena o mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant. A Corte de Haia solicitou a detenção de ambos por “crimes de guerra”.

Ó WSJ classifica a ação do tribunal como um ataque jurídico. “Esse ataque não se limita apenas a Israel”, afirma a publicação. “O precedente prejudicará a capacidade de todas as democracias de se defenderem contra grupos terroristas ou Estados”.

A avaliação do editorial é que, sobre Israel, o TPI distorceu a lei e os fatos. Ele ignorou as acusações contra o promotor do tribunal, que está sob investigação por possível assédio sexual e que mudou o rumo de sua investigação sobre Israel dias depois de tomar conhecimento das alegações que ameaçavam sua carreira.

O TPI só tem jurisdição sobre seus Estados membros, mas Israel não é membro, e Gaza não é um Estado. Mesmo assim, o TPI leva em consideração um “Estado da Palestina”. Ele então considera que as fronteiras do Estado incluem Gaza e permite que a Autoridade Palestina assine em nome do território controlado pelo Hamas desde 2007. Para o WSJo “Direito” internacional é flexível quando o alvo é Israel.

O Hamas iniciou a guerra em 7 de outubro ao enviar “esquadrões da morte” para Israel e depois prometeu usar seu reduto em Gaza para repetir o massacre “de novo e de novo”. Israel foi à guerra em legítima defesa, com o objetivo de destruir o Hamas.

Isso vai além de Israel, cujo Exército pode ter alcançado a menor proporção de mortes civis em relação a combatentes na história da guerra urbana.

“O efeito dos mandados do TPI é desarmar qualquer democracia ocidental que responda a atrocidades de terroristas e Estados desonestos”, diz o artigo. “Este precedente será usado contra os Estados Unidos, que, assim como Israel, nunca aderiram ao TPI.”

Para WSJacusações contra Netanyahu e Gallant são “absurdas”

Haia emite mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav GallantHaia emite mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant
Haia emite mandados de prisão contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant | Foto: Reprodução/X

O TPI acusa Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant de supostamente usarem a fome como método de guerra e de outros crimes contra a humanidade. A politização começa com a lista de acusados, que inclui apenas dois dos três membros do então gabinete de guerra de Israel, excluindo Benny Gantz, tido como a esperança daqueles que querem destituir Netanyahu.

“A acusação de fome deliberada é absurda”, diz o WSJ. Israel facilitou a transferência de mais de 57 mil caminhões de ajuda e 1,1 milhão de toneladas de suprimentos, mesmo que roubos desenfreados do Hamas signifiquem que Israel está abastecendo seu inimigo no campo de batalha, algo que a lei não pode exigir.

Por isso, o presidente dos EUA, Joe Biden disse em 18 de outubro de 2023 que, se o Hamas roubasse a ajuda, “ela seria suspensa”. O presidente não cumpriu essa promessa, e Israel excedeu suas obrigações de ajuda.

O Comitê Internacional de Revisão da Fome concluiu em 30 de junho que não há fome em Gaza — o Hamas atribui 41 mortes em toda a guerra à desnutrição — mas que o risco elevado de fome persistirá enquanto a guerra continuar. Especialmente quando o mundo apoia a decisão do Egito de não permitir que refugiados saiam de Gaza, prendendo civis na zona de guerra.

Ó WSJ avalia que o uso de civis palestinos como armas políticas é a essência da estratégia do Hamas, que o TPI agora valida. O Hamas celebrou os mandados do TPI na quinta-feira com uma declaração de que “a Justiça internacional está conosco e contra a entidade sionista.”

Atual governo dos Estados Unidos poderia ter evitado ação controversa do TPI contra Israel

A Casa Branca se posicionou contra a decisão do TPI, mas poderia ter evitado isso. A Câmara dos Deputados dos EUA, liderada pelos republicanos, aprovou em junho um projeto bipartidário para sancionar o TPI.

Chuck Schumer, seguindo instruções do presidente, bloqueou as sanções no Senado por quase seis meses. Este é o mesmo senador Schumer que gosta de dizer ao público judeu que ele é seu shomerou guardião, no Congresso.

Biden e Schumer não poderão mais proteger o TPI, que convenientemente esperou para emitir os mandados de prisão até depois das eleições dos EUA e antes de Donald Trump retornar à Casa Branca.

Mas o deputado Mike Waltz, escolhido pelo presidente eleito como conselheiro de segurança nacional, diz que haverá ação. Os senadores republicanos Lindsey Graham e Tom Cotton planejam pressionar Schumer a realizar uma votação sobre o projeto da Câmara no Congresso de transição.

Se Schumer se recusar, uma votação é certa no próximo Congresso. Graham também planeja introduzir um projeto que vai mais longe e sanciona grupos e nações que ajudam e incentivam aqueles, como o TPI, que prejudicam a segurança dos EUA.

O presidente Trump sancionou alguns funcionários do TPI em 2020 por investigar ilegalmente tropas dos EUA, e o tribunal recuou. Biden revogou as sanções em 2021. Cortar o TPI e, digamos, seus cem principais funcionários do sistema bancário dos EUA por meio de sanções — com todas as implicações para contas bancárias europeias — poderia paralisar o tribunal.

Para o Jornal de Wall Streeta autodestruição do tribunal é mais uma consequência de uma política externa de Biden que frequentemente colocou a autoridade das instituições internacionais acima dos interesses nacionais dos EUA. Também é uma das razões pelas quais ele em breve não será mais presidente.

+ Leia mais sobre a Imprensa em Oeste

FONTE DO ARTIGO

APROVEITAR PROMOÇÃO AGORA

Você também pode gostar

Santander Brasil tem lucro de R$ 3,664 bilhões no 3º trimestre, acima das projeções | Finanças diversos

Santander Brasil tem lucro de R$ 3,664 bilhões no 3º trimestre, acima das projeções | Finanças

Oferta VER
Questão de sobrevivência significa que os marinheiros devem derrubar os rolo compressores japoneses diversos

Questão de sobrevivência significa que os marinheiros devem derrubar os rolo compressores japoneses

Oferta VER
Os republicanos com baixa votação usam o comentário ‘lixo’ de Biden para ajudar a diminuir a lacuna nos últimos dias diversos

Os republicanos com baixa votação usam o comentário ‘lixo’ de Biden para ajudar a diminuir a lacuna nos últimos dias

Oferta VER
REI DAS PROMOÇÕES

Os melhores achadinhos e ofertas da internet, filtrados para você economizar de verdade.

Siga-nos

Instagram

Comunidade de Ofertas

Receba tudo em primeira mão no WhatsApp ou Telegram.

Entrar no Telegram Grupo WhatsApp

© 2026 Rei das Promoções - Todos os direitos reservados.