Um sonho de infância se tornou realidade para Dominika Škorvánková quando adolescente quando se juntou a uma das primeiras equipes femininas da Eslovan Bratislava. Mais tarde, a 125 vezes internacional se tornou nove vezes jogadora de futebol do ano em seu país de origem, jogou na Áustria, na Alemanha, pelo FC Bayern por três anos e na França antes de ingressar no FC Como Women na primeira divisão da Itália em 2023. Uma conversa sobre Munique, seu amor pelo Bayern do FC e Slovan Bratislava e a pequena chance de causar uma sensação na Liga dos Campeões.
Dominika Škorvánková no FC Bayern vs. Eslovan Bratislava
No final da tarde de 1 de julho de 1990, Vladimir Weiß passou a partida inteira no estádio Giuseppe Meazza no banco. Ele o fará novamente na noite de quarta -feira, quando o Slovan Bratislava enfrentar o FC Bayern em seu último jogo de fase da liga na Liga dos Campeões. Naquela época, na derrota nas quartas de final para a eventual vencedora da Copa do Mundo, Alemanha, Weiß ainda era internacional para o que era então a Tchecoslováquia. 35 anos depois, ele é treinador dos campeões em série eslovaco. Como capitão, seu filho Vladimir é o braço estendido de seu pai em campo e seu homônimo – mas o Eslovan Bratislava já foi eliminado após sete derrotas em sete partidas da Liga dos Campeões.
“Ainda foi divertido assistir a esse time se desenvolver de jogo para jogo, apesar das derrotas”, diz Dominika Škorvánková. A mulher de 33 anos fez mais de 125 aparições internacionais para a Eslováquia e foi nomeada jogadora de futebol do ano nove vezes em seu país de origem. O meio -campista jogou pelo FC Bayern de 2017 a 2020 (50 jogos, dois gols). Atualmente, ela joga na Lombardy para o FC Como Women, um clube de futebol fundado em 2019. “O FC Bayern ainda está perto do meu coração, sigo principalmente a equipe feminina na liga e na Liga dos Campeões”. No entanto, ela não chega mais a Munique com tanta frequência, nem mesmo para a próxima partida da Liga dos Campeões Men: “Infelizmente, tenho treinamento e não posso tirar dois dias de folga”, diz Škorvánková. No fim de semana, o FC Como Face Lazio.
Dominika Škorvánková em ação para o FC Bayern
Entusiasmo fervoroso pelo eslovan do Sports Club
Como Škorvánková, grande parte da Eslováquia é muito apaixonada por Športovy Klub Slovan: o clube da capital foi campeão 14 vezes, tendo conquistado anteriormente o título da Tchecoslováquia oito vezes. Bratislava levantou a Copa Doméstica dez vezes e, acima de tudo, venceu a Copa da Copa da Europa em Basileia em 1968/69, vencendo o Barcelona por 3-2. “Todo menino e menina que joga futebol sonha em jogar por eslovan um dia”, diz Dominika Škorvánková: “Esse também foi o meu sonho”. Seu sonho se tornou realidade quando ela tinha 12 anos e ficou em Bratislava por mais de sete anos, estudando na universidade enquanto jogava futebol e participando de partidas de hóquei no gelo e futebol – “se é que existe apenas para a eslovena”.
Em agosto de 2024, em casa, por assim dizer, ela experimentou a segunda mão de play-off de perto quando Eslovan venceu os campeões dinamarqueses Midtjylland por 3-2 e se classificou para o que agora é a fase da liga da Liga dos Campeões pela primeira vez. “A emoção e a paixão foram incríveis”, diz Škorvánková. Bratislava já havia derrotado Struga da North Macedonia, NK Celje e Chipriot Champions Apoel Nicósia, da Eslovênia, antes de ser tudo ou nada contra Midtjylland. O que se seguiu foi o maior sucesso europeu do clube em muito tempo – entre 2004 e 2006, Eslovan chegou a cair brevemente para a segunda divisão. Mšk Zilina, com sua academia de jovens ameaçou saltar o clube com a longa tradição – mas Eslovan está de volta no topo da liga com uma vantagem de três pontos.
Dominika Škorvánková (à direita) em uma camisa feminina fc como
De Mak a Strelec a Marcelli – muitos nomes emocionantes
Quando os campeões em série eslovaco se encontrarem no FC Bayern na Arena Allianz na quarta -feira, haverá muitos nomes interessantes no ataque. Robert Mak (33) jogou contra o FC Bayern três vezes durante seu tempo às 1. FC Nürnberg (duas derrotas, um empate). Nesta temporada, Mak marcou oito gols em todas as competições. Somente o Armênio Tigran Barseghyan (31) e David Strelec (23) foram mais eficazes. O Strelec já marcou 15 gols, Barseghyan, um impressionante 17. Strelec é um produto do sistema juvenil eslovano e encontrou o caminho de volta a Bratislava pela Itália. Nino Marcelli (19) também foi treinado no Programa da Juventude Eslovana. De acordo com Transfermarkt.deo valor de mercado dos principais talentos é de cerca de 5 milhões de euros – ele marcou com um golpe maravilha à distância contra o AC Milan. O FC Bayern precisará conter Marko Toli no jogo rápido de transição de Bratislava: com 15 assistências, o croata de 28 anos é o melhor provedor dos visitantes. Na parte de trás, o austríaco Kevin Wimmer já tem anteriormente com os campeões do recorde alemão, já tendo jogado quatro vezes contra o FC Bayern com 1. FC Köln e Hannover 96. Seu recorde: 2:13 gols, zero pontos.
Infelizmente, esse conteúdo não pode ser apresentado aqui. Você pode visitar o site da FC Bayern de Munique para procurar: Artigo em fcbayern.com
Um pouco melhor de jogo por jogo
Škorvánková não acha que Bratislava tem muita chance contra o FC Bayern. “O maior período do cenário internacional foi há muito tempo, nos dias da Tchecoslováquia”, diz o jogador de futebol profissional. Ela espera que se qualifique para a principal competição do clube da Europa pela primeira vez após dois anos na liga da UEFA Conference seja um grande passo em direção a uma nova era para Bratislava – uma cidade pitoresca de mais de 500.000 habitantes no Danúbio, famosos por sua arquitetura impressionante e Um histórico centro da cidade do século XVIII que é acessível apenas aos pedestres.
“Conseguimos ver, caça por jogo, o que significa experiência na Liga dos Campeões”, diz Škorvánková: “Eslovan melhorou o jogo por jogo”. No entanto, ela também diz que provavelmente não será suficiente contra os grandes favoritos da Alemanha – também porque a liga eslovaca ainda está nas férias de inverno até as 8 de fevereiro e Bratislava primeiro encontrará seu modo competitivo novamente. No entanto: “Se eu fosse um jogador eslovano, saberia que todo jogo começa em 0-0. E não há muitos jogos mais emocionantes do que na Arena Allianz – este é o nosso último jogo da campanha da Liga dos Campeões: você precisa Aproveite e dê absolutamente tudo o que você tem.
Os fatos da partida entre Bayern e Bratislava:
Os fatos à frente do FC Bayern vs. Eslovan Bratislava
Saiba mais sobre o veículo
noticias/top-scorers-top-talents-the-bratislava-players-fcb-must-stop-40624460″>FONTE DO ARTIGO