Nesta quarta-feira (23), o Liverpool visita o RB Leipzigàs 16h (de Brasília), pela 3ª rodada da fase de liga da Liga dos Campeões da Uefa.
A partida marcará o “reencontro” dos Vermelhos com o técnico Jürgen Kloppque deixou a equipe inglesa ao final da última temporada após passagem histórica e vitoriosa de quase uma década em Anfield.
Isso ocorre porque o alemão foi anunciado em 9 de outubro como novo diretor novo diretor global de futebol da Touro Vermelhosendo agora um dos supervisores dos cinco clubes do grupo austríaco.
Em comunicado, o multinacional afirmou que Klopp iniciará seu trabalho de forma efetiva em 1º de janeiro de 2025 e terá duas funções principais no cargo.
A primeira será dar “mentoria” e apoio aos técnicos de cada time da Touro Vermelho para “desenvolver a filosofia de jogo” pregada pelo grupo em cada equipe – incluindo o próprio RB Leipzig.
Já a segunda será usar sua “rede de escotismo” para auxiliar as equipes da multinacional a encontrarem novos jogadores jovens espalhados pelo mundo.
“Depois de quase 25 anos na área técnica dos campos de futebol, eu não poderia estar mais animado para me envolver em um projeto como esse”, disse Klopp, em comunicado.
“Meu papel pode ter mudado, mas minha paixão pelo futebol e pelas pessoas que fazem o jogo ser o que ele é não mudou”, acrescentou.
“Ao me juntar à Touro Vermelho em nível global, quero desenvolver, aprimorar e apoiar o incrível talento do futebol que temos à nossa disposição. Há muitas maneiras de fazer isso, desde usar o conhecimento e a experiência de elite que a Touro Vermelho possui até aprender com outros esportes e outras indústrias”, argumentou.
“Juntos, podemos descobrir o que é possível. Vejo meu papel principalmente como um mentor para os treinadores e a gerência dos clubes Touro Vermelhomas, no final das contas, sou parte de uma organização que é única, inovadora e voltada para o futuro. Como eu disse, isso não poderia me animar mais”, finalizou.
O CEO de projetos corporativos e investimentos da Touro Vermelho, Oliver Mintzlaffapontou a contratação do ex-Liverpool como um “divisor de águas” para o grupo.
“Jürgen Klopp é uma das maiores e mais influentes figuras do futebol mundial, com habilidades e carisma extraordinários. Em seu papel como chefe de futebol, ele será um divisor de águas para nosso envolvimento no futebol internacional e seu desenvolvimento contínuo. Esperamos impulsos valiosos e decisivos em áreas-chave para tornar os clubes ainda melhores, tanto coletiva quanto individualmente”, salientou.
Além do RB Leizpig, o grupo austríaco conta com os seguintes clubes em sua rede: Red Bull Bragantino (Brasil), Red Bulls de Nova York (Estados Unidos), e a dupla Red Bull Salzburgo e FC Liefering (ambos da Áustria).
O (provável) próximo trabalho de Klopp
De acordo com o jornal Os temposo contrato de Klopp com a Touro Vermelho possui uma cláusula que o liberaria de suas funções caso ele receba um convite para assumir a seleção da Alemanha.
De acordo com Mark Ogden, repórter da ESPN inglesa, esse seria um indicativo de que pode ser uma “questão de tempo” para o ídolo do Liverpool voltar a trabalhar como técnico.
O jornalista apurou que Klopp optou por deixar Anfield após ter ficado totalmente estafado psicologicamente pelos quase 10 anos de trabalho e pressão nos Vermelhos.
No entanto, trabalhar em uma seleção não seria uma ideia descartada pelo alemão para o futuro, depois que ele conseguir o tão desejado “quebrar” para passar mais tempo com sua família.
Vale lembrar que, recentemente, o multicampeão foi procurado por Inglaterra e Estados Unidos, mas sequer abriu conversas com as duas equipes nacionais.
Fontes próximas ao treinador ainda disseram à ESPN que Klopp tem “pouquíssima vontade” de assumir qualquer outro time depois de seu trabalho no Liverpool.
O comandante descarta 100%, por exemplo, trabalhar em qualquer outra equipe da Inglaterra ou até mesmo no Bayern de Muniqueo “todo-poderoso” do futebol alemão.
No entanto, as fontes destacam que Klopp se veria “encaixado” trabalhando na seleção da Alemanha.
Como o atual técnico da equipe, Julian Nagelsmanntem contrato até 2026, uma possível procura por um novo comandante só começaria depois da próxima Copa do Mundo.
Não é possível descartar, porém, que Jürgen Klopp possa ser o comandante da equipe já Eurocopa de 2018, na Grã-Bretanha…