Pular para o conteúdo
REI DAS PROMOÇÕES
  • diversos
  • Review
  • Achadinhos
  • Arquivos de Story
Início / Livros / Neuropsicologia / Neuropsicologia,Livros / Psicologia e Aconselhamento / Saúde e Família / O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho

O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho

A1wS5LEQuL. SL1500

Oferta Encontrada!

A1+wS5LEQuL. SL150071oM sKed8L. SL150071BAeDX+wlL. SL150081++ AtJwEL. SL1500814McgBB6GL. SL150071wMzwBzCjL. SL1500
Price: [price_with_discount]
(as of [price_update_date] – Details)
Cabecalho 1
[ad_1]

A partir de informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias, além das referências mais atualizadas da biologia molecular, da neurofisiologia e da medicina, o neurocientista compõe uma narrativa instigante sobre a ciência e a história do sonho.

O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados?
Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho.


Da editora

Rodateto Rodateto

O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados? Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho.

Imprensa 01 Imprensa 01

“A acepção da palavra ‘sonho’ na sociedade atual se confunde com desejo. Um desejo aquisitivo, de consumo. É o ‘sonho da casa própria’, esse tipo de coisa”. E a figura do “sonhador” não é totalmente admirada: “É visto como uma pessoa pouco prática, que não passa da teoria” – Sidarta Ribeiro (G1, 25/10/19)

Imprensa 02 Imprensa 02

“Depois que tive filhos, me juntei ao mundo dos que sonham de vez em quando. Infelizmente. Mantive ‘sonhários’ por muitos anos e tenho eles guardados até hoje. Gosto de voltar ver como eles intrepretavam bem situações que eu estava vivendo, mesmo quando eu não as entendia.” — Sidarta Ribeiro (O Globo, 07/7/19)

Imprensa 03Imprensa 03

“O livro tem uma série de teses. Uma delas é que parte dos problemas da civilização moderna, mais ou menos nos últimos 500 anos, é termos deixado de levar os sonhos em conta.” — Sidarta Ribeiro (Folha de S. Paulo, 29/6/19)

Imprensa 04Imprensa 04

“​​Temos uma profunda ignorância sobre os índios e suas práticas sociais, essa é a tônica. Esse hábito de contar o sonho pela manhã, de se reunir numa roda de sonhos e de deixar os rumos da coletividade serem guiados pelos sonhos é absolutamente fora do mapa. Se hoje você fala ‘vamos tomar uma decisão empresarial, governamental ou qualquer decisão baseada em sonho’, você estaria fora da reunião na mesma hora.” — Sidarta Ribeiro (Correio Braziliense, 14/7/19)

AutorAutor

Sobre o autor

SIDARTA TOLLENDAL RIBEIRO é biólogo pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller (EUA), e tem pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Duke (EUA). É co-fundador e professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e integrante do grupo de pesquisa em saúde mental do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz – RJ. Publicou O Oráculo da Noite (Companhia das Letras, 2019) e As Flores do Bem (Fósforo, 2023), entre outros. Também é capoeirista do Grupo Capoeira Brasil. Atualmente é colunista de Sumaúma – Jornalismo do Centro do Mundo.

Editora ‏ : ‎ Companhia das Letras; 1ª edição (26 junho 2019)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 488 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 8535932178
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8535932171
Dimensões ‏ : ‎ 23.2 x 16.2 x 3.4 cm
[ad_2]

Você também pode gostar

A1WS7eIcXmL. SL1500

Liderando o Futuro: Visão, estratégia e habilidades

Oferta VER
81HiVuEqxxL. SL1500

Quem sabe faz a hora!: Iniciativas decisivas para gestão e liderança

Oferta VER
71h7vegO0cL. SL1500

A gente mira no amor e acerta na solidão

Oferta VER
REI DAS PROMOÇÕES

Os melhores achadinhos e ofertas da internet, filtrados para você economizar de verdade.

Siga-nos

Instagram

Comunidade de Ofertas

Receba tudo em primeira mão no WhatsApp ou Telegram.

Entrar no Telegram Grupo WhatsApp

© 2026 Rei das Promoções - Todos os direitos reservados.