Previous slide
Next slide
Brigadistas continuam combatendo o incêndio

O incêndio no Parque Nahuel Huapi afetou mais de 2.000 hectares: “O terreno é inseguro e instável”

Brigadistas continuam combatendo o incêndio florestal (Foto: Parque Nacional Nahuel Huapi)

O incêndio florestal que afecta a zona de Lago Los Manzanosdentro do Parque Nacional Nahuel Huapeu, ao sul de Barilochesiga em frente. Apesar da garoa que caiu esta terça-feira, não foi suficiente para combater as chamas e as condições meteorológicas são adversas para os brigadistas.

O avanço de incêndio consumiu área estimada de 2.176 hectares em seis diasconforme relatado pelo Comitê de Emergência. As condições meteorológicas, como o aumento do vento, complicaram as tarefas de controle e geraram mudanças no comportamento do fogoo que dificultou ainda mais a atuação das equipes de emergência.

Segundo a área de Parques Nacionais, a área afetada pelo incêndio é de difícil acesso. “O acesso é impossível porque o terreno é inseguro e instável para os brigadistas”eles alertaram. Apesar da magnitude do incêndio, as autoridades indicaram que o incêndio permanece numa zona intangível, sem afetar áreas povoadas ou setores de uso público, noticiou a mídia. Jornal Rio Negro.

Por este motivo, foi esclarecido que os caminhos do parque permanecem abertos ao público. Porém, foi recomendado consultar o Registro de Trekking antes de acessar as trilhas para evitar possíveis situações de risco.

O vento afetou a obra
O vento afetou as tarefas dos brigadistas no combate às chamas

As condições climáticas foram um fator determinante na evolução do incêndio. Embora uma frente fria tenha gerado alguns chuviscos na região, estes não foram suficientes para impedir o avanço das chamas.

Além disso, as operações de aeronaves com hidrantes não puderam ser realizadas devido a condições desfavoráveis. Contudo, helicópteros têm sido utilizados para transportar membros da brigada para áreas específicas quando as circunstâncias o permitem.

Atualmente trabalham no terreno 72 combatentes pertencentes a diversas entidades, incluindo o Parque Nacional Nahuel Huapi, a Brigada Sul e Centro do Serviço Nacional de Gestão de Incêndios e o Serviço de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Splif). Estas equipes, juntamente com guardas florestais, têm percorrido os lagos Steffen e Martin para analisar as condições do incêndio e avaliar as características topográficas dos setores onde futuras intervenções poderão ser realizadas.

Aviões e helicópteros hidrantes funcionam
Aviões e helicópteros hidrantes trabalham na área afetada

Como parte do trabalho estratégico de combate ao incêndio, tanto guardas-florestais quanto moradores da região abriram um setor que vai do município de Mesa até a Lagoa Quetero. Por esta razão, Parques Nacionais destacaram que “esta nova estrada representa uma alternativa importante no capacidade de evacuação da brigadaque atuam naquele setor da lagoa, em caso de possíveis situações de emergência.”

Até o primeiro dia do ano, o Comando de Incidentes deverá definir como as operações continuarão. No entanto, foi anunciado que será priorizada “a evolução das condições meteorológicas”.

A este respeito, o Serviço Meteorológico Nacional informou que para a área localizada na cidade de Bariloche são esperadas temperaturas máximas de 23°C e embora o céu esteja parcialmente nublado, as rajadas de vento chegarão a 50 km/h.

Nesta quarta-feira, 1º de janeiro
Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, definirão como continuarão as operações de combate ao incêndio (Foto: Comitê de Emergência)

Na tarde desta terça-feira, dia 31, o Comitê de Emergênciacoordenado pelo Parque Nacional Nahuel Huapi e pela Diretoria de Combate a Incêndios Florestais e Emergências, foi informado que “o fogo continua ativo em todo o seu perímetro. Embora a frente fria que entrou ontem continue gerando vento e garoa na região, não é suficiente para impedir seu avanço e a situação é monitorada constantemente.”

Além disso, foi recordado que na segunda-feira “devido ao aumento do vento, foram geradas alterações no perímetro, estimando-se que 2.176 hectares tenham sido afetados. Esses dados podem variar para mais ou menos à medida que informações mais precisas são obtidas.”

Neste contexto, serão avaliadas as novas condições para dar continuidade às tarefas que visam o apagamento dos incêndios. A este respeito, o Comité de Emergência sustentou que “a prioridade neste quadro altamente complexo de combate a incêndios é a segurança dos brigadistas”.



FONTE DO ARTIGO

Curtiu ? Compartilhe