AUSTIN (Nexstar) – Em menos de duas semanas, o mais novo Legislativo do Texas tomará posse no Capitólio do estado e o primeiro item importante na lista de tarefas dos representantes estaduais será escolher o próximo presidente da Câmara.
A disputa é entre o deputado estadual David Cook, R-Mansfield, indicado pelo Caucus Republicano da Câmara, e o deputado estadual Dustin Burrows, R-Lubbock. A competição entre os dois criou uma divisão entre os republicanos da Câmara sobre quem apoiar.
Cook tem o apoio da maioria dos 88 republicanos da Câmara, mas não tem os 76 votos necessários para a presidência. Burrows tem o apoio de uma lista menor de republicanos na Câmara, mas espera que o apoio dos democratas na Câmara o eleve acima do limite de 76 votos. No momento, não está claro se algum dos dois tem apoio suficiente para conquistar o cargo.
Após a votação do Caucus Republicano na Câmara em dezembro, o Caucus Democrata na Câmara divulgou um comunicado dizendo: “Os membros democratas foram liberados para apoiar o candidato a presidente de sua escolha, exceto David Cook”.
No entanto, numa carta de 2 de janeiro enviada aos democratas da Câmara, Cook disse: “Embora possam não estar cientes de todas as conversas que estão a acontecer, posso assegurar-vos que tenho o apoio entre os membros democratas”. Cook não lista nenhum nome na carta.
A carta foi endereçada ao presidente cessante do Caucus Democrata da Câmara, deputado estadual Trey Martinez-Fischer, D-San Antonio. Martinez-Fischer está exortando seus colegas legisladores democratas a se unirem para que possam ter vantagem na corrida para presidente da Câmara.
“Se nos unirmos e tivermos uma causa comum e apoiarmos um candidato que será justo, pragmático e governará da forma que os nossos eleitores esperam que o façamos. Isso é o que deveríamos fazer”, disse Martinez-Fischer.
Quando questionado se acredita que Cook realmente tem algum apoiador democrata, Martinez-Fischer disse: “Seria um choque para mim saber que há pessoas dispostas a apoiar qualquer pessoa que não dê à nossa equipe uma atenção igual e uma consideração justa para ser um membro da equipe de liderança.”
Cook aborda o financiamento da educação pública na sua carta para encontrar pontos em comum com os seus colegas democratas. Embora seja um defensor da escolha da escola, ele diz acreditar que a Câmara precisa abordar reformas educacionais críticas, como o aumento dos salários dos professores, a renovação ou eliminação gradual do teste STAAR e a transição para um sistema de financiamento baseado em matrículas, em oposição à frequência atual. sistema de financiamento baseado em recursos. Mas será que os democratas confiarão nele para prosseguir caso seja eleito?
“Passar na Câmara é só o começo. Levar uma ideia ao Senado e colocá-la na mesa do governador e transformá-la em lei – há muitos “se” aí”, explicou Martinez-Fischer.
Carta de David-CookBaixar
A corrida para presidente é muitas vezes cerimonial, já que o partido controlador geralmente seleciona seu candidato para o cargo de presidente e o elege por unanimidade para o cargo. Não parece ser isso que irá acontecer nesta sessão legislativa. Na verdade, talvez não tenhamos certeza de quem ganhará o cargo até a contagem dos votos, em 14 de janeiro, primeiro dia da sessão.
Procurador-geral do Texas se mobilizará em favor de Cook
Martinez-Fischer descreve a corrida dos oradores não como um jogo de habilidade, mas como um jogo de matemática. Há 62 democratas na Câmara do Texas, e um candidato a presidente da Câmara só precisa de 76 votos para ganhar o cargo. Com os 88 membros republicanos da Câmara não unidos sobre quem apoiar, abre-se a porta para os membros democratas da Câmara terem uma palavra a dizer na votação. Burrows só precisaria de 14 membros republicanos ao seu lado se conseguisse obter o apoio unânime dos membros democratas, mas mesmo isso não é uma garantia neste momento.
Os líderes republicanos estaduais não querem que isso aconteça e estão instando seus membros a se alinharem com o partido e elegerem Cook, que conseguiu garantir a nomeação do Republican Caucus. O Partido Republicano do Texas já começou a veicular anúncios de ataque contra Burrows em seu distrito natal para encorajá-lo a desistir da disputa.
A partir da próxima semana, Abraham George, presidente do Partido Republicano do Texas, e o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, participarão de um comício de dois dias em quatro cidades em todo o estado para aumentar o apoio a Cook. Os comícios são estrategicamente localizados em distritos que abrigam alguns republicanos da Câmara que não apoiaram Cook na corrida para presidente da Câmara.
Os cartazes que anunciavam o evento na conta do Texas GOP X diziam: “Junte-se ao presidente George e ao procurador-geral Ken Paxton para ouvir sobre um pequeno grupo de republicanos que atualmente está tentando fechar um acordo com os democratas para controlar a Câmara do Texas”.
“Queremos deixar bem claro aos nossos representantes e ao povo a nossa posição no que diz respeito à corrida para presidente da Câmara”, explicou George. Paxton e George começarão em Fort Worth e Tyler na segunda-feira, e depois irão para Leander e The Woodlands na terça-feira.
Copyright 2025 Nexstar Media, Inc. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.
Para obter as últimas notícias, previsão do tempo, esportes e streaming de vídeo, vá para KXAN Austin.