Newcastle United e a Liga dos Campeões 2025/26.
A grande questão: a equipe de Eddie Howe conseguirá a qualificação nesta temporada 2024/25 da Premier League?
Em primeiro lugar, temos de reconhecer um grande factor positivo subjacente.
A temporada 2023/24 viu, pela primeira vez, uma vaga extra na Liga dos Campeões atribuída às duas primeiras ligas do ranking de coeficientes da Uefa.
Ou seja, os dois países que viram os seus clubes ter o melhor desempenho colectivo na Europa, conseguiram uma vaga extra na Liga dos Campeões.
No entanto, em cinco das seis temporadas anteriores, a Premier League seria uma das duas, Itália e Alemanha foram as duas ligas com melhor desempenho nas competições europeias na temporada 2023/24.
Com as competições europeias marcadas para recomeçar ainda hoje (terça-feira, 21 de janeiro), a análise da OPTA mostrou que da forma como as coisas estão atualmente, depois dos resultados até agora na Europa, a Premier League tem 97,8% de chances de terminar entre os dois primeiros coeficientes da Uefa. classificações e recebendo uma vaga bônus na competição da próxima temporada.
O resultado final é que nesta temporada 2024/25 da Premier League, é muito provável que seja uma corrida para terminar entre os cinco primeiros e se qualificar para a Liga dos Campeões, e não entre os quatro primeiros.
Apenas uma vaga extra, MAS quando você é um dos times potencialmente prontos para terminar, digamos, de 4º a 6º na Premier League, é enorme.
Assim ficou a tabela da Premier League após 22 rodadas de jogos na temporada 2023/24 (tabela via Transfermarkt):
É assim que fica a tabela da Premier League após 22 rodadas de jogos na temporada 2024/25:
Comparando as duas tabelas, o Liverpool mais uma vez na liderança nesta fase e se evitar a derrota para o Everton no jogo a menos, irá pelo menos igualar os 51 pontos que conquistou após os primeiros 22 jogos da temporada passada.
No entanto, o que mais me surpreende é que quando você olha para os quatro clubes do segundo ao quinto lugar, na temporada passada eles somaram 15 pontos a mais do que vemos os clubes nas mesmas posições agora.
Posso estar errado, MAS acho que o resultado final é que, para terminar entre os cinco primeiros nesta temporada, você precisará de menos pontos do que na temporada passada (2023/24). Penso que tem havido uma aproximação dos clubes da Premier League, com geralmente os clubes no topo a verem uma queda na qualidade e consistência, enquanto algumas equipas que terminaram em posições inferiores na temporada passada melhoraram agora.
Desta vez é muito mais competitivo e qualquer uma das várias equipes que mostrarem algum nível de consistência deste ponto em diante terá grandes chances de se classificar para a Liga dos Campeões.
Dê uma olhada no retorno de pontos da Premier League dos últimos 21 possíveis (na terça-feira, 21 de janeiro de 2025):
Agora dê uma olhada na tabela final da Premier League 2023/24:
Como vocês podem ver, o Villa ficou em quarto lugar com 68 pontos e se classificou para a Liga dos Campeões, o Spurs ficou em quinto com 66 pontos e não conseguiu o CL.
Não posso deixar de me perguntar que, apesar da pior temporada de lesões em toda a história do clube, se Sandro Tonali não tivesse sido suspenso, ele teria sido suficiente para conseguir os seis a oito pontos extras que teriam levado a uma vitória ainda mais notável? terminar entre os quatro ou cinco primeiros ???
Enfim, de volta ao aqui e agora, COM Sandro Tonali.
Sábado contra o Bournemouth foi um revés, mas como outros apontaram no The Mag, houve fatores importantes em jogo. Bournemouth invicto há dez anos e jogando muito bem, Newcastle United com apenas 63 horas desde o final da partida dos Wolves e totalmente indisposto, parecendo mentalmente cansado tanto quanto qualquer outra coisa.
Deixando isso para trás, não vejo razão para que o Newcastle não possa agora voltar à trilha das vitórias no último Southampton e depois em casa contra o Fulham, com uma semana inteira de preparação à disposição de Eddie Howe antes de cada um.
Em contrapartida, neste meio de semana temos a Liga dos Campeões e a Liga Europa de volta à ação, além de nestas próximas duas rodadas de jogos da Premier League, alguns jogos muito importantes no topo entre clubes de alto escalão.
Como Bournemouth x Forest, Man City x Chelsea, Forest x Brighton, Bournemouth x Liverpool e Arsenal x Man City.
Seis pontos em suas duas partidas levariam a equipe de Eddie Howe a 44 pontos após 24 partidas do PL e provavelmente entre os quatro primeiros, garantidos entre os cinco primeiros.
Quando o Newcastle United se classificou para a Liga dos Campeões em 2022/23, terminou com 71 pontos, com o Liverpool em quinto, com 67 pontos. Além disso, na temporada passada o Villa estava em quarto lugar com 68 pontos e o Spurs com 66 pontos em quinto.
Se o Newcastle conseguir somar 44 pontos após essas partidas entre Southampton e Fulham, eles teriam então 14 partidas e 42 pontos para disputar, precisando de 22 pontos para igualar o quinto colocado Spurs na temporada passada, 23 pontos para igualar o quinto colocado Liverpool na temporada anterior, 24 pontos para igualar o quinto colocado Liverpool na temporada anterior. pontos para igualar o quarto colocado Villa na temporada passada, 27 pontos para igualar o quarto colocado do NUFC, 71 pontos em 2022/23.
Estamos falando de 22-27 pontos para igualar os vários quartos e quintos lugares das últimas duas temporadas.
Você estaria falando sobre a necessidade de vencer entre sete e nove das últimas quatorze partidas do PL, efetivamente sete ou oito, uma vez que você também leva em consideração dois ou três empates.
Esta é realmente uma oportunidade de ouro para o Newcastle United voltar à Liga dos Campeões e, embora aparentemente pareçam discretos, estes dois jogos contra Southampton e Fulham podem ser os principais.
Saiba mais sobre o veículo