A fiabilidade e consistência de Nikola Jokić ajudaram-no a assumir a liderança no início da temporada na perseguição ao Kia MVP.
• Obtenha o NBA League Pass HOJE >
Aqui na sede, onde avaliamos os acontecimentos semanais dos melhores jogadores da liga, nosso Kia MVP Ladder deu uma guinada que exigiu alguma contemplação e exame interno.
Em qualquer discussão sobre MVP, existem algumas regras não escritas: esses jogadores devem, você sabe, jogar. E esses jogadores devem ser capazes de elevar seu time. É por isso que a corrida de MVP é julgada de forma diferente e mais implacável do que outros prêmios individuais.
Não há necessidade de ser tão linha-dura em relação à Ladder, porque a temporada tem apenas um mês. Portanto, vamos relaxar um pouco essas restrições por enquanto e guardá-las para o pós-Natal, porque você não concorda que Nikola Jokić – que repete no primeiro lugar – e Giannis Antetokounmpo (nº 4) merecem uma folga?
Eles ganharam quatro MVPs combinados e estão novamente na disputa por outro, apesar de questões que não estão totalmente sob seu controle (que explicaremos mais tarde).
Preparando o cenário esta semana: O drama aguarda no sábado, quando Lakers e Nuggets se encontrarem pela primeira vez nesta temporada (Imagem: Getty Images)10h30 horário do leste dos EUA, NBA TV). Como você sabe, o Nuggets eliminou o Lakers dos playoffs em anos consecutivos, com Jamal Murray dando os retoques finais. Mas como esta é a escada do MVP, não se trata dele – é Jokić e Anthony Davis, os números 1 e 3, se enfrentando. Isso poderia, e provavelmente deveria, ter repercussões no Ladder da próxima semana.
Uma estatística para saber: Na quinta-feira, Jokić e LeBron James tinham 11 triplos-duplos nesta temporada; o resto da liga combinou por 17.
O que eles estão dizendo: “Eu simplesmente gosto que ele esteja jogando basquete equilibrado… apenas o ataque equilibrado nas duas pontas da quadra e uma boa consciência de como ele está sendo defendido e trabalhando para descobrir onde está a vantagem, onde está o dois contra um. Ele é bom o suficiente para impactar o jogo todas as noites em todas as áreas estatísticas.” – O técnico do Celtics, Joe Mazzulla, sobre Jayson Tatum.
1. Nikola Jokic, Denver Nuggets
Última escada: Nº 1
Estatísticas da temporada: 29,7 pontos, 13,7 pontos, 11,7 pontos
Seu caso: “O Coringa” não só tem sido uma fonte constante de produção de nível de elite para o Nuggets nos últimos seis anos, mas a durabilidade também é sua marca registrada – ele perdeu mais de 10 jogos apenas uma vez em sua carreira de nove temporadas.
Mencionamos isso porque ele perdeu os jogos da semana passada por motivos pessoais. Isso não é motivo para desqualificá-lo do primeiro lugar ainda – é muito prematuro tornar isso um problema com um candidato tão forte. Além disso, mesmo assim, se as cédulas fossem lançadas agora, o dinheiro da aposta seria que ele ganharia o voto popular de qualquer maneira.
2. Jayson Tatum, Boston Celtics
Última escada: Nº 2
Estatísticas da temporada: 29,9 ppg, 8,1 RPG, 5,9 apg
Seu caso: Na última semana, ele se recuperou de um triplo-duplo, venceu outro jogo na batida (OK, talvez ele tenha dado um passo a mais) e depois derrubou os até então invictos Cavaliers. É difícil superar esse trecho, e é por isso que Tatum está se esforçando muito para ser o favorito do MVP.
Tatum está registrando médias nesta temporada superiores às médias de sua carreira, em pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e arremessos de 3 pontos. Sobre a última estatística: Tatum não é apenas um atirador com grande volume, mas agora está ganhando mais de quatro por jogo, quase o mesmo que Stephen Curry. Ele é um cheque difícil em todos os lugares do chão.
3. Anthony Davis, Los Angeles Lakers
Última escada: Nº 5
Estatísticas da temporada: 31,3 ppg, 11,2 rpg, 1,9 bpg
Seu caso: Ele perdeu 40 para o Spurs e Victor Wembanyama, e na noite seguinte fez 31 e 14 contra seu torturado ex-time, o Pelicans. O que é louvável é como Davis está jogando machucado, lidando com fascite plantar e dor nos olhos.
Embora possamos admitir que o Lakers ainda está fazendo barulho sobre LeBron James desafiando a idade mais uma vez e o novato Dalton Knecht – e com razão. Seu aumento no início da temporada se deve principalmente ao início forte e digno de MVP de Davis.
4. Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks
Última escada: Nº 7
Estatísticas da temporada: 32,1 ppg, 12,1 RPG, 6,1 apg
Seu caso: Ninguém com cara séria pode acusar Antetokounmpo de ser um compilador de estatísticas. Sim, ele está em um time decepcionante – até agora. Mas isso não é por causa dele. Ele tem uma média de mais de 30 pontos em 60% de arremessos – ninguém além dele jamais fez isso em uma temporada completa na história da NBA. Ele lidera a liga em jogos de 40 pontos e tem o quarto com maior pontuação. E ele é o quinto em rebotes por jogo na liga.
Quanto à defesa – você viu o bloqueio dele nos segundos finais que levaram à vitória de Damian Lillard contra os Rockets? Você acha que há quatro jogadores na NBA atualmente tendo temporadas melhores, especialmente nas duas pontas?
5. Shai Gilgeous-Alexander, Oklahoma City Thunder
Última escada: Nº 4
Estatísticas da temporada: 28,7 ppg, 5,1 rpg, 6,3 apg
Seu caso: Seguro e firme, Gilgeous-Alexander jogou bem na última semana, apesar das derrotas para Spurs e Mavericks. Ele somou 68 pontos e 15 assistências nesses jogos.
Mesmo com esses tropeços, o OKC continua próximo do topo da Conferência Oeste. Esta semana apresenta jogos de rua em Sacramento (e De’Aaron Fox) e Golden State (contra Curry). Existem poucos (se houver) armadores jogando melhor do que esses três no momento, e não é surpresa que eles estejam entre os 10 primeiros nesta escada.
Os próximos cinco:
6. Stephen Curry, Golden State Warriors
7. Kevin Durant, Phoenix Suns
8. LeBron James, Los Angeles Lakers
9. Donovan Mitchell, Cleveland Cavaliers
10. De’Aaron Fox, Sacramento Kings
E mais cinco (listados em ordem alfabética): Jaylen Brown, Boston Celtics; Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves; Luka Doncic, Dallas Mavericks; Karl-Anthony Towns, New York Knicks; Victor Wembanyama, San Antonio Spurs
* * *
Shaun Powell cobre a NBA há mais de 25 anos. Você pode enviar um e-mail para ele aqui, encontrar seu arquivo aqui e siga-o no X.
As opiniões nesta página não refletem necessariamente as opiniões da NBA, de seus clubes ou da Warner Bros.