Antes da viagem do Chelsea a Heidenheim pela Conference League, Sports Mole analisa a gama de emoções que a equipa da Premier League viveu na Alemanha nas últimas duas décadas.
Chelsea fazer a viagem para enfrentar Heidenheim no Liga Conferência esta semana como o grande favorito para vencer no FC Heidenheim Voith-Arena e erguer o troféu no final da temporada.
No entanto, de todos os países que o Chelsea visitou nas últimas duas décadas, a Alemanha foi o destino menos preferido.
Além de vencer a Liga dos Campeões em 2012, foi em grande parte uma história de tristeza para os londrinos do oeste quando enfrentaram adversários da Bundesliga em território visitante.
Aqui, Toupeira esportiva dá uma olhada nas 10 partidas que o Chelsea disputou na Alemanha desde a campanha de 2004-05.
Destino em Munique
© Imago
Independentemente do que aconteça no futuro, aquela famosa noite em Munique, quando o Chelsea finalmente conquistou o título da Liga dos Campeões pela primeira vez, nunca será superada.
Enfrentando um time do Bayern de Munique em casa com múltiplas suspensões, técnico interino Roberto Di Matteo e seus jogadores estavam encostados na parede da Allianz Arena.
Thomas MüllerO gol de 83 minutos colocou o Bayern a caminho do troféu, apenas por Didier Drogba subir no poste mais próximo para passar de cabeça Manuel Neuer cinco minutos depois.
Chelsea tinha Petr Cech agradecer por salvar Arjen Robbende pênalti durante a prorrogação, ajudando a levar o jogo para os pênaltis, que começou com o Bayern aproveitando a vantagem inicial através Juan Mata faltando para o lado inglês.
No entanto, depois que Cech salvou de Ivica Olić e Bastien SchweinsteigerDrogba mandou Neuer para o lado errado para encerrar a espera pela vitória dos Blues na competição no Roman Abramovich era.
Sucesso no Schalke 04
© Imago
Desde abril de 2005, o Chelsea venceu apenas duas partidas em território alemão no tempo normal, ambas contra o Schalke 04.
Embora atualmente esteja em 13º lugar na 2. Bundesliga, o Schalke já foi considerado um dos melhores times do futebol alemão, garantindo 10 resultados entre os quatro primeiros entre 2000 e 2018.
No entanto, em três encontros com o Chelsea em Gelsenkirchen, o Schalke nunca marcou um único golo, sendo o seu melhor resultado um empate sem golos durante a fase de grupos de 2007-08.
Porém, em temporadas consecutivas em 2013-14 e 2014-15, o Chelsea marcou oito vezes sem resposta, e uma vitória por 3-0 provou ser fundamental José MourinhoA equipe acabou avançando para a fase eliminatória da Liga dos Campeões.
Um cedo Fernando Torres gol colocou o Chelsea no caminho antes Perigo do Éden e Torres marcou nos 21 minutos finais para selar uma vitória abrangente sobre adversários que ainda se classificaram para as oitavas de final.
Treze meses depois, o Chelsea saiu vitorioso de forma mais convincente, vencendo por 5 a 0 e John Terry, WillianDrogba e Ramires todos entraram na súmula de cada lado Jan Kirchoffseu próprio gol.
Pouco mais para gritar…
© Imago
O empate em 1 a 1 com o Eintracht Frankfurt, em maio de 2019, contribuiu para que o Chelsea vencesse nos pênaltis na segunda mão da semifinal da Liga Europa que se seguiu.
No entanto, os outros cinco jogos na Alemanha terminaram em derrota, com o Chelsea a sofrer 11 golos nesses jogos.
O Chelsea já estava à frente por 4-2 no total quando perdeu por 3-2 para o Bayern de Munique, no Estádio Olímpico, nas quartas-de-final da Liga dos Campeões de 2004-05.
Mourinho, cumprindo o segundo de dois jogos de suspensão da linha lateral, assistiu ao jogo de um hotel enquanto gols de Frank Lampard e Drogba colocou o Chelsea nas semifinais, embora tenha perdido naquela noite, cortesia de Cláudio Pizarro, Paulo Guerrero e Mehmet Scholl esforços durante os 26 minutos finais.
Quando o Chelsea retornou à Alemanha em 2006 sucumbiu a uma surpreendente derrota por 1 a 0 para o Werder Bremen Por Mertesacker marcando o gol decisivo antes de sua eventual transferência para o Arsenal.
Antes de vencer a competição de 2012, o apuramento do Chelsea para os oitavos-de-final foi posto em risco pela derrota por 2-1 frente ao Bayer Leverkusen.
Embora Drogba tenha colocado a sua equipa na liderança, os golos de Eren Derdiyok e Manuel Frederico condenado Outros Villas-Boas‘ foi derrotada e só garantiu a vaga na fase a eliminar graças à vitória por 3 a 0 sobre o Valência.
© Imago
Mais recentemente, o Chelsea perdeu para o Bayern e o Borussia Dortmund. A equipe de Frank Lampard foi totalmente derrotada no confronto de 2019-20, já perdendo por 3 a 0 após a partida em casa em Stamford Bridge, antes da viagem à Allianz Arena.
O Bayern estava com dois gols de vantagem aos 24 minutos e, embora Tammy Abraão reduziria a desvantagem antes do intervalo, a equipa da casa acabou por vencer por 4-1.
Com Graham Potter no comando, o Chelsea perderia por 1 a 0 para o Dortmund no Westfalenstadion, também nas oitavas de final de 2022-23.
Karim AdeyemiO golo de fuga provou ser a diferença na primeira mão, mas os golos de Raheem Sterling e Kai Havertz garantiu a reviravolta do Chelsea na segunda mão, na capital inglesa.
ID:559069:1false2false3false:QQ:: da área de trabalho do banco de dados: LenBod:collect10001:Nenhuma informação de análise de dados