Previous slide
Next slide
20241028-cnn.jpg

Harris se distancia do comentário ‘lixo’ de Biden enquanto os democratas ficam exasperados em particular com o presidente


Washington
CNN

A vice-presidente Kamala Harris distanciou-se na quarta-feira dos comentários do presidente Joe Biden, que aparentemente se referiam aos apoiadores de Donald Trump como “lixo”, desencadeando uma tempestade política uma semana antes do dia da eleição.

Harris disse aos repórteres que ela discorda “fortemente” de criticar as pessoas com base em quem elas votam. Questionada se ela falou com o presidente sobre seus comentários, Harris disse que Biden ligou para ela na noite de terça-feira, mas que os comentários do presidente “não surgiram”.

“Ouça, acho que, em primeiro lugar, ele esclareceu seus comentários, mas deixe-me ser claro: discordo veementemente de qualquer crítica às pessoas com base em quem elas votam. Você ouviu meu discurso ontem à noite e continuamente ao longo de minha carreira. Acredito que o trabalho que faço é representar todas as pessoas, quer elas me apoiem ou não”, disse Harris na pista da Base Conjunta de Andrews.

A vice-presidente também repetiu o que disse na trilha, inclusive que “representará todos os americanos” se for eleita.

“Sou sincero no que quero dizer: quando for eleito presidente dos Estados Unidos, representarei todos os americanos, incluindo aqueles que não votam em mim, e atenderei às suas necessidades e desejos”, disse Harris.

O presidente inadvertidamente se injetou na reta final da campanha na noite de terça-feira, quando tentava criticar o comício de Trump no Madison Square Garden no fim de semana. Biden mencionou Porto Rico, que foi referido como uma “ilha flutuante de lixo” por um comediante no evento de Trump na noite de domingo.

‘Incendiados’: como alguns porto-riquenhos estão reagindo à piada ofensiva no comício de Trump

“E outro dia, um orador em seu comício chamou Porto Rico de ‘uma ilha flutuante de lixo’. Bem, deixe-me dizer uma coisa… não conheço o porto-riquenho que conheço… ou Porto Rico onde estou – no meu estado natal, Delaware – eles são pessoas boas, decentes e honradas”, disse Biden durante virtual comentários em um apelo de votação da Voto Latino destinado a ajudar Harris.

“O único lixo que vejo flutuando por aí são os seus apoiadores”, disse Biden, parando por um momento antes de continuar. “A demonização dele dos latinos é injusta e antiamericana.”

Biden tentou explicar seus comentários na noite de terça-feira.

“Hoje cedo me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo – que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la”, Biden postou no X mais tarde naquela noite. “Sua demonização dos latinos é injusta. Isso é tudo que eu quis dizer. Os comentários naquele comício não refletem quem somos como nação.”

Quando a CNN pediu uma explicação sobre os comentários do presidente, um porta-voz da Casa Branca insistiu que Biden se referia a “apoiantes” em vez de “apoiadores”, argumentando que ele tinha realmente dito isto: “O único lixo que vejo flutuando por aí é o do seu apoiante – a sua – a sua demonização dos latinos é inescrupulosa e antiamericana.”

“O presidente referiu-se à retórica odiosa no comício no Madison Square Garden como lixo”, disse o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates.

A campanha de Harris foi rápida em tentar defender publicamente ou explicar publicamente essas observações. Mas, em privado, tanto dentro como fora da campanha, muitos democratas estavam silenciosamente entusiasmados com a frustração e a preocupação com as observações do presidente.

Altos responsáveis ​​da campanha recebiam mensagens de exasperação de apoiantes – alguns dos quais sugeriam que talvez o presidente devesse encontrar uma forma de desaparecer completamente da vista do público nos últimos seis dias que antecederam o dia das eleições, disseram fontes.

“A gafe de Biden ontem é tão irritante”, disse um ex-funcionário do governo. “Ninguém o quer lá fora.”

still_21071176_0_still (1).jpg

Veja a resposta do governador Shapiro à gafe de Biden

Os comentários de Biden tornaram-se inegavelmente uma distração indesejável. Trump e os seus aliados rapidamente aproveitaram-se deles para acusar Harris e a sua campanha, por extensão, de menosprezarem os americanos que apoiam o antigo presidente.

Os democratas estão a defender com veemência que Biden não é o candidato presidencial, e Harris tem deixado bem claro que tem respeito por todos os eleitores – independentemente de estes a apoiarem. Eles também atacaram o que consideram um duplo padrão, dada a longa história de comentários racistas, misóginos e ofensivos de Trump.

“Não perderemos um único eleitor por causa disso”, disse um conselheiro da campanha, rejeitando a importância dos comentários de Biden.

Como noticiou a CNN, tem havido uma cautela crescente entre os assessores de campanha de Harris sobre a propensão de Biden para gafes, num momento em que a campanha não quer correr quaisquer riscos políticos desnecessários. Os comentários “lixos” de Biden na noite de terça-feira apenas acabaram confirmando as preocupações existentes para muitos democratas.

Na quarta-feira, o governador de Minnesota, Tim Walz, companheiro de chapa de Harris na vice-presidência, disse em uma entrevista à CBS News que os comentários de Biden são uma resposta à “frustração com a retórica de divisão de Donald Trump” e rejeitou o argumento de que eles minaram um mensagem central da campanha de Harris para unificar o país.

“Acho que há – a frustração que vimos desde 6 de janeiro, a frustração com a retórica de divisão de Donald Trump, isso desperta paixões, e acho que… o presidente Biden foi muito claro ao dizer que está falando sobre a retórica que ouvimos naquele momento. Portanto, isso não prejudica”, disse Walz.

Em entrevista à ABC News, Walz disse que os comentários de Harris em Washington, DC, na terça-feira, deveriam ser a mensagem na qual os eleitores se concentrariam, observando que Harris é o candidato no topo da chapa democrata, e não Biden.

“O presidente esclareceu suas observações, mas sejamos muito claros. O vice-presidente e eu deixamos absolutamente claro que queremos que todos participem disso. A retórica divisiva de Donald Trump é o que precisa de acabar. Ele chamou isso de país de lixo e continua a partir do ‘inimigo interno’”, disse ele. “O que você ouviu o vice-presidente Harris dizer, e o que eu digo é, há um lugar para todos nós aqui, e acho que é esse – ela está concorrendo à presidência, está transmitindo a mensagem e fez aquele discurso no Ellipse que mostrou o que podemos ser como país.”

FONTE DO ARTIGO

Curtiu ? Compartilhe