-
Dave McMenamin, redator da ESPN28 de dezembro de 2024, 17h56 horário do leste dos EUA
Fechar- Repórter do Lakers e da NBA para a ESPN.
- Cobriu o Lakers e a NBA para ESPNLosAngeles.com de 2009-14, os Cavaliers de 2014-18 para ESPN.com e a NBA para NBA.com de 2005-09.
LOS ANGELES – Doug Christie cantou junto com a letra de “It Was a Good Day” do Ice Cube na manhã de sábado, enquanto a música ecoava pelo Galen Center da USC na conclusão de seu primeiro tiroteio como técnico interino do Sacramento Kings.
Mais de 30 anos depois de Christie ser novato no Los Angeles Lakers, ele se preparou para enfrentá-los em seu primeiro jogo desde que assumiu o lugar de Mike Brown, que foi demitido na tarde de sexta-feira, antes do voo do time pela Costa Oeste.
Não tem sido uma boa temporada para os Kings. Eles entraram no sábado em 13º lugar na Conferência Oeste com um recorde de 13-18 – tendo perdido cinco jogos consecutivos e 12 dos últimos 17. E mais tarde naquela noite, eles perderam para o Lakers por 132-122.
A mudança não vai acontecer da noite para o dia, porém, e o guarda dos Kings, Malik Monk – que creditou a “paixão” de Brown em transformar a franquia nas últimas duas temporadas – disse que a mudança de treinador resultou em uma mudança de energia na sessão de tiros.
“Todas as vibrações estavam altas”, disse Monk. “Todo mundo está feliz. Todo mundo está pronto.”
Incluído nesse grupo estava o grande homem do All-Star Domantas Sabonis. Ele perdeu o último jogo do Sacramento na quinta-feira devido a uma doença, quando os Kings não conseguiram proteger a vantagem de 19 pontos no segundo tempo na derrota por 114-113 para o Detroit Pistons.
Sabonis não se juntou ao time no voo para Los Angeles, pois estava em dúvida para jogar por causa da doença, mas organizou sua própria viagem na manhã de sábado para fazer parte dos primeiros passos com Christie.
“Cheguei aqui e fui direto para a quadra”, disse Sabonis. “Estamos todos focados em vencer o jogo. Mas obviamente sabemos que não temos tido o nosso melhor desempenho. E temos que fazer um trabalho melhor. Eu, como um dos líderes da equipe, tenho que ter certeza que isso aconteça. Temos que vencer todos os jogos que pudermos.”
Após o jogo dos Pistons, Brown chamou outro dos líderes do Sacramento, De’Aaron Fox, por fazer falta em Jaden Ivey em uma cesta de 3 pontos nos últimos segundos com os Kings ganhando por 3. Ivey acertou o 3 e o lance livre que se seguiu, custando os Reis o jogo.
Antes de Brown ser demitido, ele liderou o treino dos Kings na sexta-feira e foi visto pelos repórteres conversando com Fox na quadra.
“Estávamos conversando sobre coisas do jogo, o que faríamos no final dos jogos”, disse Fox após o tiroteio. “Definitivamente não sabia que aquela pequena conversa – isso é realmente normal – teria sido a última com ele como treinador principal.”
Brown foi informado da decisão pelo gerente geral do Kings, Monte McNair, que ligou para ele quando o Treinador do Ano da NBA de 2022-23 já havia deixado o centro de treinos para se preparar para o vôo para Los Angeles.
Sabonis, que disse estar dormindo quando a decisão foi tomada, chamou a decisão de “chocante”. Monk disse que descobriu no X e também ficou chocado, mas acrescentou: “É a NBA. Qualquer coisa pode acontecer. Então, o próximo homem, eu acho.”
Fox disse que ficou “surpreso”, mas foi avisado. “Eu descobri um minuto antes de todo mundo”, disse ele.
Depois que Brown assinou uma extensão na entressafra até 2026-27 – adicionando mais de US$ 20 milhões em dinheiro garantido ao que já lhe era devido – Fox creditou a continuidade da organização Kings.
Um repórter perguntou à Fox no sábado se ele sentia alguma “pressão ou culpa” pela forma como as coisas se desenrolaram tão rapidamente com Brown.
“Alguma pressão ou culpa? Quero dizer, obviamente todos nós conhecemos o trabalho que temos”, disse Fox. “Você pode ser negociado a qualquer momento. Liberado. Cortado. Demitido. Seja o que for. Quero dizer, eu não usaria a palavra ‘culpa’. Mas essa é a natureza do trabalho que temos.
“Mas quero dizer, obviamente, ele assinou sua prorrogação neste verão, sentimos que ficaríamos juntos por muito mais tempo, mas essa foi a decisão que eles tomaram. de ser um jogador da NBA, ser um treinador da NBA, essas coisas podem acontecer, mas esses contratos são garantidos.”
Christie dirigiu-se à equipe antes do voo para Los Angeles e novamente no Galen Center. Sua mensagem?
“Para sair e ficar juntos, lutar e ser apenas nós, ser quem somos e mudar isso”, disse Sabonis.
E Monk tinha sua própria mensagem para os fãs dos Kings que viram seu time quebrar uma seca de 17 anos na pós-temporada em 2023, apenas para ter seu treinador demitido duas temporadas depois.
“Desculpe, fãs”, disse Monk. “Vamos mudar isso. É isso. Curto e amável.”
Após a derrota de sábado, com as conversas ainda centradas na mudança de treinador, Fox deixou outra mensagem rápida para todos, acrescentando que os Kings “ainda têm uma longa temporada pela frente”.