La Dea aproveitou o fracasso no Milan para levar o belga em condições vantajosas, relançou-o, protegeu-o e agora está aproveitando-o. Esperando, talvez, vendê-lo por números de um jogador de topo absoluto
Jornalista
27 de dezembro – 10h03 – MILÃO
Vista de Bergamo, a história do CDK é uma grande história de sucesso tanto para Gasperini (que o moldou) quanto para Percassi, mais uma vez muito hábil em perceber o negócio. Vista do lado rossonero de Milão, é uma história francamente kafkiana. É verdade que ao chegar ao Milanello Charles se movia como uma criança assustada, seus primeiros meses foram verdadeiramente caracterizados pela timidez. Mas essa despedida precipitada, depois de apenas um ano, tem alguns aspectos polêmicos. Principalmente agora que o internacional belga está marcando gols e atuações incríveis na Atalanta.
números
–
Os números são implacáveis, visto que no verão de 2022 a longa procura de talentos do Bruges obrigou o clube de via Aldo Rossi a assumir um compromisso financeiro de 36,5 milhões de euros mais bónus. Paolo Maldini foi verdadeiramente meticuloso, investindo energia e paciência para convencer os gestores belgas e obter a aprovação dos altos escalões da Elliott. Infelizmente, porém, a temporada do gigante belga no AC Milan não correspondeu às expectativas, apesar de Stefano Pioli ter trabalhado arduamente para lhe encontrar um espaço na equipa. Parecia um corpo estranho, em todos os sentidos. Assim, quando em julho de 2023 a Atalanta foi convencida a adquiri-lo por empréstimo por 3 milhões de euros com direito a compra por mais 22, parecia que o Milan tinha saído de um pesadelo. Parecia.
EM UM SORTEIO
–
Se você fizer algumas contas, essa operação permitiu aos dirigentes rossoneri encerrar a questão com um empate substancial. Em virtude da amortização acumulada no verão passado, no momento do resgate a empresa de Bérgamo permitiu à milanesa realizar a venda definitiva sem perda de capital no balanço. Na verdade, o contrato prevê mais 2 milhões de bônus e 10% em qualquer revenda futura. Mesmo na transferência há uma peculiaridade no timing verdadeiramente curioso. Neste momento De Ketelaere está formalmente inscrito a título temporário na Atalanta que se comprometeu a resgatá-lo apenas no próximo mês de Fevereiro, altura em que a equipa de Gasp terá obtido o primeiro ponto na classificação. Evidentemente esta fórmula permite ao comprador diferir o pagamento, mas acima de tudo garante ao vendedor ter mais meses para parcelar a famosa amortização. Uma solução improvisada, portanto, para encerrar rapidamente um capítulo desagradável para todos na Milanello. Sim, de facto, no verão de 2023, as licenças de CDK coincidiram com as de Maldini e Massara. Os mesmos que dois anos antes fizeram fogo e chamas para trazer Sandro Tonali ao Milanello emprestado pelo Brescia, para depois terem de renegociar o acordo com Cellino porque o médio do Lodi parecia aos responsáveis um investimento mal sucedido. Nesse caso, o Milan viu os benefícios da operação na temporada seguinte, para depois conseguir um ganho de capital recorde com a sua venda ao Newcastle, novamente em 2023, por 70 milhões.
Você é um cliente direto do DAZN? Para você Gazzetta Digital Edition sem custo adicional.
História kafkiana
–
Nesta galeria de mal-entendidos técnicos, evidentemente ocorreu um divórcio que deixou muitas feridas no meio ambiente. E a declaração de De Ketelaere corre o risco de colocar ainda mais combustível no motor da controvérsia. Não só o seu talento está a levar a Atalanta a uma temporada surpreendente, mas também é claro que com apenas 23 anos ele é um verdadeiro campeão no cenário internacional. Ainda mais do que o próprio Koopmeiners, que acaba de ser vendido à Juventus por 60 milhões. Conhecendo os hábitos da casa em Bergamo, é fácil prever que os potenciais compradores terão que suar para protegê-la no futuro. E com custos de alto nível, como um jogador de ponta. É cedo para indicar um preço, até porque Lookman e Retegui já estão na mira das grandes equipas da Europa. A Atalanta tende a se fortalecer, e não a desmontar o brinquedo. E então, em Zingonia, eles foram perspicazes ao renovar o contrato de Charles em junho passado. Neste momento existe contrato até 2027, com opção unilateral de renovação do clube por mais uma temporada. Portanto, não há problemas económicos em segundo plano. E Gasperini pode trabalhar com ele com tranquilidade, enquanto os amantes da Deusa continuam sonhando. Por outro lado, em Milão, o fracasso do CDK corre o risco de se tornar uma desventura de mercado que será rapidamente esquecida.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS