Chuva orográfica trouxe volumes excessivos a extremos nas últimas horas para áreas do Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo, e ainda para pontos mais ao Sul do litoral do estado paulista, confirmando o alerta da MetSul Meteorologia de que ventos úmidos vindos do oceano causariam chuva volumosa ao interagir com o relevo da Serra do Mar.
De acordo com dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, a precipitação acumulada até o final da tarde desta quarta-feira no município paulista de Itariri, no Vale do Ribeira, somava 261 mm e ainda chovia, o que deve aumentar ainda mais o acumulado.
Outro município que sofreu com os altos volumes de chuva nas últimas horas em São Paulo foi o de Peruíbe, onde a estação do Cemaden mediu 197 mm até o fim da tarde desta quarta-feira. Choveu muito ainda em parte de Ubatuba com acumulado de 149 mm desde ontem.
Em Itariri, houve pontos de alagamentos nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias. Houve também o transbordamento do Rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na Estrada Municipal de acesso ao bairro, ficando temporariamente bloqueada. Não há registro de pessoas feridas. Ao todo, 9 pessoas estão desalojadas.
Em Peruíbe, houve pontos de alagamentos no bairro Caraguava, devido ao grande volume de água e pelo aumento da maré. Algumas moradias foram afetadas. Não há registro de pessoas feridas. Ao todo, 20 pessoas estão desabrigadas. Equipes da Defesa Civil de São Paulo estão na cidade para apoiar a estruturação do abrigo que receberá os desabrigados.
O Governo de São Paulo enviou ajuda humanitária para atender as vítimas no município de Peruíbe. Diversos bairros ficaram alagados e dezenas de famílias estão desabrigadas. A ação ocorreu por meio da Defesa Civil e do Fundo Social de São Paulo.
Peruíbe recebeu caminhões carregados com 50 cestas básicas e 50 kits de higiene pessoal, além de 50 kits dormitório e limpeza. O Fundo também enviou água potável ao município. Além disso, uma equipe da Defesa Civil auxilia na montagem do abrigo emergencial e no acolhimento das famílias desabrigadas.
Previsão de mais chuva
As regiões mais afetadas pela chuva das últimas horas no Vale do Ribeira e no litoral de São Paulo ainda devem seguir com o tempo instável durante esta quinta-feira, segundo o prognóstico da MetSul Meteorologia.
As condições seguem favoráveis à ocorrência de chuva que isoladamente pode ser de forte intensidade, mas, no geral, os acumulados de precipitação tendem a ser menores que os observados entre ontem e hoje.
Da tarde para a noite desta quinta-feira, áreas de instabilidade se formam no Leste do estado de São Paulo, sobre a Serra do Mar e a costa, com pancadas de chuva em vários pontos e em alguns locais com forte intensidade.
O que é chuva orográfica
A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Umidade que vem do oceano, trazida por vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa com camadas mais frias. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo.
Em um exemplo bem didático. O que acontece se você chega na frente de um espelho e soltar ar da sua boca? O espelho que tem uma superfície mais fria vai ficar embaçado (úmido) e molhado. Com a chuva orográfica ocorre o mesmo.
O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar nesta barreira que são os morros sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva.
O contraste de pressão entre uma área de baixa pressão no Sul do Brasil e um centro de alta pressão de quase 1030 hPa a Leste da Argentina gerou vento moderado e por vezes com rajadas fortes do quadrante Leste.
O vento soprando do mar para o continente, carregado de umidade e com a temperatura do Atlântico acima da média, acabou favorecendo a chuva orográfica com volumes localmente muito altos de precipitação no costão da Serra.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.