As boas notícias nos trópicos continuam, embora as condições no Mar do Caribe possam favorecer o desenvolvimento da tempestade tropical Patty no final da próxima semana.
O mesmo não pode ser dito do Pacífico oriental, onde o furacão Kristy enfraqueceu de uma tempestade de categoria 4 com ventos sustentados de 240 km/h para uma tempestade de categoria 3 com ventos de 200 km/h, a partir das 11h EDT.
O mapa tropical do Centro Nacional de Furacões na sexta-feira não mostra perturbações na bacia do Atlântico e nenhuma é esperada nos próximos sete dias. Lembre-se, porém, de que as condições podem mudar a qualquer momento e os residentes – especialmente os da Flórida, duramente atingida – devem sempre monitorar os trópicos.
➤ Acompanhe todas as tempestades ativas
➤ Alertas meteorológicos via texto: Inscreva-se para receber atualizações sobre tempestades e eventos climáticos atuais por local
Há agora uma grande probabilidade de formação de uma depressão tropical ou tempestade no final de outubro e início de novembro, à medida que os meteorologistas se concentram no oeste e centro do Caribe, de acordo com o AccuWeather.
As próximas tempestades nomeadas da temporada de furacões no Atlântico de 2024 serão Patty e Rafael.
A temporada de furacões no Atlântico termina em 30 de novembro, embora as tempestades possam – e tenham se formado – após essa data, e mesmo antes do início oficial da temporada de furacões em 1º de junho.
Aqui está o último comunicado do NHC às 11h, sexta-feira, 25 de outubro:
Tempestade tropical Patty? A Flórida verá outra tempestade ou furacão?
Os meteorologistas do AccuWeather estão se concentrando no Mar do Caribe ocidental e central, que deverá gerar a próxima ameaça tropical. Há uma chance média de formação de uma depressão tropical ou tempestade nessas águas durante o final de outubro e início de novembro.
“Eu sei que haverá aguaceiros e trovoadas nesta zona na próxima semana. A questão é o cisalhamento do vento. Se houver baixo cisalhamento do vento, o que esperamos, acho que teremos a formação de uma depressão tropical ou tempestade”, disse o chefe do AccuWeather. Disse o meteorologista aéreo Bernie Rayno.
“As tempestades tropicais que se formam nesta área no final de outubro e início de novembro tendem a seguir para a América Central ou possivelmente para o norte-nordeste em direção a Cuba, Hispaniola e Bahamas”, disse o meteorologista sênior da AccuWeather, Alex Sosnowski.
“No entanto, uma rota para a Florida ou para o sudeste dos EUA continental não está fora de questão nesta conjuntura inicial” e os residentes no sudeste dos EUA, juntamente com os das Caraíbas e do México, são encorajados a monitorizar os trópicos e a permanecerem preparados.
O que mais existe e qual a probabilidade de se fortalecerem?
A partir das 8h, o Centro Nacional de Furacões não rastreava perturbações tropicais na bacia do Atlântico, que consiste no Atlântico Norte, no Mar do Caribe e no Golfo do México.
Embora não haja nada no mapa de perspectivas tropicais, os meteorologistas do NHC disseram que existem três ondas tropicais por aí, incluindo uma no Caribe:
- Atlântico Ocidental: Uma onda tropical está logo a leste das Ilhas de Barlavento, estendendo-se ao sul de 15N com eixo próximo a 58W, movendo-se para oeste a 11 a 17 mph.
- Mar do Caribe: Uma onda tropical está no centro do Caribe, estendendo-se ao sul de 18N com eixo próximo a 74W. Ela está se movendo para oeste a 11 mph.
- Perto da África: Uma nova onda tropical emergiu na costa de África esta manhã. Estende-se de 08N a 19N com eixo logo a leste das Ilhas de Cabo Verde. A onda está se movendo de 6 a 11 mph.
Quem provavelmente será afetado?
Os meteorologistas pedem a todos os residentes que continuem monitorando os trópicos e estejam sempre preparados.
Furacão Kristy no Pacífico enfraquece
Às 11h EDT, o furacão Kristy estava localizado a 1.700 quilômetros a oeste-sudoeste do extremo sul da Baixa Califórnia.
Os ventos máximos sustentados são de 190 km/h e o furacão está se movendo para oeste-noroeste a 22 km/h.
Espera-se um enfraquecimento constante a rápido durante os próximos dias, com Kristy previsto para se tornar um ciclone pós-tropical no domingo.
Impactos: As ondas geradas por Kristy afetarão partes da costa oeste da península da Baixa Califórnia a partir de hoje e continuarão até o fim de semana. Essas ondas provavelmente causarão ondas com risco de vida e condições de correntes de retorno.
Modelos de espaguete do furacão Kristy
Nota especial sobre modelos de espaguete: As ilustrações do modelo Spaghetti incluem uma variedade de ferramentas e modelos de previsão, e nem todos são criados iguais. O Hurricane Center usa apenas os quatro ou cinco modelos de melhor desempenho para ajudar a fazer suas previsões.
Relógios e avisos meteorológicos emitidos na Flórida
Mantenha-se informado. Receba alertas meteorológicos por texto
Quando é a temporada de furacões no Atlântico?
A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro.
A bacia do Atlântico inclui o norte do Oceano Atlântico, o Mar do Caribe e o Golfo do México.
Relógio de contagem regressiva: quando terminará a temporada de furacões?
Mapa interativo: Furacões, tempestades tropicais que passaram perto da sua cidade
O que vem a seguir?
Continuaremos atualizando nossa cobertura climática tropical diariamente. Baixe o aplicativo do seu site local para garantir que você esteja sempre conectado às notícias. E procure nossas ofertas especiais de assinatura aqui.
(Esta história foi atualizada para adicionar novas informações.)