Rumeysa: a mulher mais alta viva
Aproveitando sua primeira viagem ao Reino Unido, Rumeysa mal podia esperar para experimentar a vibração única de Londres e marcar alguns pontos turísticos em sua lista de desejos.
Originária de Türkiye, onde vive com a família, a jovem de 27 anos alcançou fama global graças à sua altura recorde: uma estatura que é totalmente igualada pela sua motivação e esforços incansáveis para tornar o mundo um lugar mais inclusivo e mais gentil. .
Depois de ser reconhecido como o adolescente mais alto vivo (feminino) quando ela tinha 17 anos, Rumeysa foi confirmada como a mulher mais alta viva em 2021.
A altura impressionante de Rumeysa se deve a uma condição chamada síndrome de Weaver, uma condição genética extremamente rara que causa crescimento excessivo dos ossos após uma mutação do EZH2 gene.
Os médicos identificaram apenas cerca de 50 casos de síndrome de Weaver em todo o mundo.
Rumeysa foi o 27º caso diagnosticado e o primeiro em Türkiye.
Embora a recordista tenha desafiado estereótipos durante toda a sua vida e enfrentado intimidações horríveis, ela nunca permitiu que as dificuldades e a negatividade a parassem: enquanto trabalha como embaixadora da diversidade e da positividade, a sua voz poderosa continua a inspirar e educar as multidões.
Educada em casa, Rumeysa agora trabalha como web designer e usa ativamente suas plataformas para aumentar a conscientização sobre sua condição.
Rumeysa também provou estar à vontade sob os holofotes, ao estrelar o documentário biográfico do Guinness World Records Fé: Andando Alto.
O longa-metragem acompanha a desenvolvedora web pelos Estados Unidos, enquanto ela descobre novas realidades e conhece pessoas incríveis da família Guinness World Records.
Entre outros, Rumeysa teve a oportunidade de conhecer o modelo mais curto e o família mais alta.
Ela também surpreendeu a recordista Samantha Ramsdell, estrela da mídia social e a mulher com o boca mais largacom histórias de sua infância.
Mas os recordes de Rumeysa não se limitam apenas à sua altura.
Entre outros registros, ela também pode ostentar:
- o maiores mãos em uma mulher: 24,93 cm (9,81 pol.)
- o costas mais longas em uma pessoa viva (mulher): 59,90 cm (23,58 pol.)
Ela também tem o orelhas mais longas em uma pessoa (feminina).
Jyoti: A mulher mais baixa que vive
Uma estrela de Hollywood por completo, as primeiras coisas que você notará em Jyoti são seu carisma e seu sorriso característico.
Nascido em 16 de dezembro de 1993 em Nagpur, na Índia, a altura de Jyoti é causada por acondroplasia – um distúrbio de crescimento ósseo que afeta braços e pernas.
Bastante comum entre as formas conhecidas de displasia esquelética, esse distúrbio genético ocorre nos estágios iniciais do desenvolvimento fetal e causa baixa estatura, impactando o tecido cartilaginoso que mais tarde deveria formar os ossos dos braços e pernas da criança.
No entanto, enquanto ela navega pela vida e pela fama, Jyoti continua a provar sua personalidade alegre e grandiosa.
A jovem de 30 anos adora maquiagem e moda, ela persegue seus sonhos com uma confiança inspiradora e faz a curadoria completa de seu conteúdo de mídia social para sua base de fãs cada vez maior.
“Eu me esforço muito em minhas mídias sociais”, disse ela, “e é por isso que tenho tantos seguidores”.
Depois de se tornar o adolescente mais baixo em 2009, quando tinha apenas 15 anos, Jyoti foi medida novamente em 2011.
Naquela ocasião, ela foi oficialmente anunciada como a mulher mais baixa viva, medindo 62,8 centímetros (2 pés 3⁄4 pol.).
A jovem de 30 anos adicionou outro título recorde à sua coleção depois de se juntar ao elenco de Ryan Murphy. História de terror americana: show de horrores no papel de Ma Petite, tornando-se o atriz mais curta sempre.
“Surgiram muitas dificuldades, porém, foi a maior conquista da minha vida. Estou muito feliz por ter trabalhado com eles”, contou ela sobre a experiência no set.
Abraçando totalmente seu papel como embaixadora da diversidade e do talento, Jyoti conhece bem as grandes viagens.
O História de terror americana a atriz já visitou Nova York e Londres e foi convidada de diversas edições do programa de TV italiano no horário nobre O Show da Gravação.
Em fevereiro de 2024, ela voou para Los Angeles e se reuniu com o também recordista Sultan Kösen (Türkiye), o homem mais alto vivo.
O encontro na Califórnia aconteceu seis anos depois do primeiro encontro da dupla, em 2018, quando eles se divertiram tirando fotos em frente às Pirâmides e à Grande Esfinge de Gizé.