Previous slide
Next slide
O general Sam Houston (Bill Paxton) cavalga ao lado de seus homens em 'Texas Rising'.

A minissérie ocidental de Ray Liotta, Brendan Fraser e Max Thieriot precisa ser sua próxima farra

Quando se trata de eventos épicos de minisséries de televisão, alguns dos melhores do grupo são os faroestes. Seja Pomba Solitária, Hatfields e McCoys, 1883ou Para o Ocidenteainda há muita história para descobrir. Mas quando se trata do Ocidente, nenhum estado da União atinge a cabeça da ópera como o próprio Estado da Estrela Solitária. Então, quando o History Channel produziu o filme em cinco partes Ascensão do Texas em 2015, o público não ficou surpreso com o fato de a narrativa apresentar um elenco bastante dinâmico de atores que incluía pesos pesados ​​como Bill Paxton, Ray Liotta, Brendan Frasere Jeffrey Dean Morgan opostos notáveis ​​​​em ascensão Max Thieriot e Cynthia Addai-Robinson. Se você está procurando a próxima grande minissérie de faroeste para devorar, não procure mais, esta, que testemunha o nascimento dos infames Texas Rangers.

‘Texas Rising’ foi um olhar explosivo sobre o Texas pós-Álamo

Imagem via History Channel

O que define uma série Ascensão do Texas além de outras narrativas históricas desse tipo é que este épico do History Channel não destaca a Batalha no Álamo. Faz sentido que isso possa ser uma surpresa, especialmente considerando o quão importante esse evento foi (e ainda é) para a história do Texas. Mas em vez de narrar os acontecimentos horríveis da infame batalha, Ascensão do Texas começa bem no final do conflito do Álamo. Ambientada no ano de 1836, a minissérie destaca a Revolução do Texas ao acompanhar figuras históricas como o General Sam Houstin (Paxton), o primeiro presidente da República do Texas que liderou o Exército do Texas contra o general mexicano Antonio Lopez de Santa Anna (Oliver Martinez). Junto com ele está uma série de soldados e militantes que pretendem manter o Texas livre das imponentes forças mexicanas, mesmo que o resto da União – nomeadamente o presidente Andrew Jackson (Kris Kristofferson) – não está disposto a ajudar.

Ascensão do Texas está repleto de performances fabulosas de estrelas como Bill Paxton, Jeffrey Dean Morgan, Cynthia Addai-Robinson e Ray Liotta, que elevam isso muito além do escopo ou escala usual da televisão. Os próprios visuais exalam uma qualidade cinematográfica distinta que é tão impressionante quanto qualquer épico de faroeste na tela grande. Esta minissérie recorre a todos os meios para criar esta história, tomando emprestado não apenas do registro histórico, mas também do folclore tradicional texano.. Personagens como “Rosa Amarela do Texas” de Addai-Robinson, Emily West, por exemplo, é uma heroína popular que continuou a despertar interesse séculos depois e acrescenta com maestria ao Ascensão do Texas história. Mas nem todo personagem mítico da minissérie é, de fato, histórico. A Lorca de Ray Liotta, embora possa parecer histórica em certo sentido, é na verdade uma representação física de todos aqueles que morreram no Álamo. Embora não tenha havido nenhum vingador que massacrou o exército mexicano por vingança, Lorca é a voz material dos caídos e assombra a República do Texas como fez a derrota no Álamo.

No que diz respeito ao resto dos personagens, o capitão ‘Deaf’ Smith de Jeffrey Dean Morgan é uma das melhores partes de Ascensão do Texas. Sua luta para manter seu país e sua família mista seguros muitas vezes parece uma batalha difícil, mas ele, junto com aqueles que estão ao seu lado, continua lutando. Porque a série narra o nascimento dos Texas RangersJack Hays de Max Thieriot e Roberto BakerWilliam ‘Bigfoot’ Wallace também são essenciais para a narrativa, mesmo que sua história não se cruze com o resto imediatamente. A amizade que surge à medida que atravessam o Texas é cativante e, à medida que os Rangers começam a se unir, podemos ver que a antiga tradição do Texas tem suas raízes na honra, na justiça e na fraternidade.

Relacionado

Kenny Rogers foi responsável por reunir esses ícones do faroeste da TV

Você tem que saber quando segurá-los, saber quando dobrá-los…

A minissérie ‘Texas Rising’ recebeu críticas mistas, mas ainda vale a pena

Apesar do elenco excepcional e da atmosfera geralmente atraente da minissérie Ascensão do Texas recebeu críticas amplamente mistas tanto da crítica quanto do público. Brian Lowry de Variedade considerou o projeto “maravilhosamente moldado e completamente de madeira”, comparando-o desfavoravelmente com produções anteriormente agitadas como Pomba Solitária ou mesmo o drama histórico anterior liderado por Bill Paxton, da História, Hatfields e McCoys. Justin Moyer de O Washington Post fez conexões semelhantes, observando que Ascensão do Texas parece mais uma extensão de João Wayneé épico, O Álamoem vez de uma adaptação histórica direta que lidasse com as nuances e complexidades do conflito Texas-México. Nosso próprio Allison Keane chamou a minissérie de “recheada e mal cozida” em seu Colisor análise.

No entanto, Ascensão do Texas foi indicado para vários Primetime Emmys e continua sendo uma visão interessante de um período muito distinto da história do Texas. Um feito impressionante, embora desigual, dirigido por Roland Joffé, o drama histórico em cinco partes é um pouco leve sobre os fatos históricos, mas cheio de ótimas recontagens ficcionais. Sim, alguns personagens se perdem na confusão, mas aqueles que permanecem em destaque nos mantêm interessados ​​até o fim. Pode não narrar toda a história do Texas, mas vale a pena conferir se você não consegue ficar longe dos faroestes.

Ascensão do Texas está disponível para transmissão no Prime Video.

Ascensão do Texas

Data de lançamento

Elenco

Temporadas

Assista no vídeo principal

FONTE DO ARTIGO

Curtiu ? Compartilhe