Por que Lionel Messi deveria ter sido indicado para a Bola de Ouro de 2024

Enquanto os vencedores da Bola de Ouro de 2024 são anunciados na segunda-feira, o vencedor do prêmio masculino em 2023, Lionel Messi, se destacou por sua ausência.

É a primeira vez desde 2005 que Messi não é indicado e, quando se trata deste prêmio, houve um declínio acentuado, desde vencê-lo em 2023, após uma vitória na Copa do Mundo com a Argentina, até não ser indicado. .

Parece que houve uma decisão coletiva para encerrar a era Messi e Cristiano Ronaldo, em que um dos dois ganhava a Bola de Ouro todos os anos, mas dois entre 2008 e 2023, mas a omissão de Messi pode ter sido muito precipitada, apesar de ele ter se mudado para uma liga nacional de qualidade inferior no Inter Miami na Major League Soccer.

A Bola de Ouro é concedida com base em três critérios principais da temporada anterior, que foram recentemente alterados para corresponder ao calendário das principais ligas europeias, em vez de um ano civil – neste caso, 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024

Os três critérios principais para a Bola de Ouro são:

  • Atuações individuais, caráter decisivo e impressionante
  • Sucesso, desempenho e conquistas da equipe
  • Comportamento do jogador, classe e fair play

Em termos de sucesso, desempenho e conquistas da equipe, a Copa América de 2024 foi um dos principais torneios internacionais – junto com o Campeonato Europeu, a Copa das Nações Africanas e as Olimpíadas – levado em consideração nesta última rodada de indicações à Bola de Ouro. e votação.

A Argentina venceu a Copa América e, embora Messi não fosse o craque do torneio, ele desempenhou um papel fundamental como capitão e foi nomeado para o time do torneio.

A nível de clubes, Messi fez parte da equipe do Inter Miami que quebrou o recorde de pontos da temporada regular em 2024 e conquistou a Copa da Liga em 2023.

Embora a Copa das Ligas seja apenas um troféu menor e parte daquela temporada recorde do Inter Miami esteja fora do período de consideração para a votação da Bola de Ouro de 2024, as atuações de Messi durante esse período não mostraram queda na qualidade e certamente mostraram “decisão e impressionante personagem”.

Os jogadores que jogam fora das cinco principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha – não aparecem frequentemente com destaque entre os nomeados para a Bola de Ouro.

Messi e Karim Benzema foram indicados na temporada passada enquanto estavam no Inter Miami e no Al-Ittihad, respectivamente, mas isso se deveu a atuações em outros clubes e/ou na seleção nacional antes de se mudarem para esses clubes.

Ocasionalmente, será incluído um jogador de uma liga como Portugal ou Holanda, como foi o caso de Darwin Núñez (Benfica) e Sébastien Haller (Ajax) em 2022, e vários jogadores do Ajax em 2019, após a impressionante temporada 2018/19.

O último jogador a ganhar o prêmio com base no desempenho em um clube fora dessas ligas foi Igor Belanov, em 1986, no Dínamo de Kiev, então parte da União Soviética.

O último jogador indicado com base em atuações em um clube não europeu foi Neymar no clube brasileiro Santos em 2011 e 2012, antes de se mudar para o Barcelona.

Esta é talvez a melhor comparação a fazer com a passagem de Messi na MLS, já que as ligas são de nível semelhante.

Nas temporadas da Série A brasileira no Santos que lhe renderam indicações à Bola de Ouro, Neymar marcou 13 gols e fez cinco assistências em 21 partidas (1.882 minutos jogados) em 2011; e 14 gols e sete assistências em 17 partidas (1.493 minutos disputados) em 2012.

No período para consideração da Bola de Ouro de 2024, Messi marcou 13 gols e fez 12 assistências em 18 partidas (1.408 minutos jogados).

Os gols de Neymar por 90 minutos nessas duas temporadas foram de 0,62 em 2011 e 0,84 em 2012. Os gols de Messi no período relevante foram de 0,83, então há semelhanças óbvias na produção, e o de Messi é muito melhor que o de Neymar em 2011.

Mas a atuação de Neymar no Santos e de Messi no Inter Miami nesses períodos não foi apenas uma questão de produção. Tratava-se de estilo e valor de entretenimento, e do impacto em suas equipes nesses momentos.

Os destaques de Neymar no Santos foram transmitidos para todo o mundo via YouTube e havia a sensação de que esse adolescente prodígio acabaria se tornando um dos melhores jogadores do mundo, especialmente porque ele já estava atuando em um nível tão alto no Brasil.

Neymar elevou a Série A brasileira e o Santos, evocando memórias de Pelé e fazendo comparações com o ex-Santos e o grande brasileiro.

Messi está no outro extremo da carreira. Ele já confirmou seu status de um dos melhores jogadores de todos os tempos e ganhou a Bola de Ouro oito vezes. Embora as circunstâncias sejam diferentes das de Neymar, Messi está elevando o Inter Miami e a MLS como Neymar fez pelo Santos e pela Série A, pelo menos temporariamente.

É a qualidade e o estilo consistentes e notáveis ​​combinados com a produção estatística e a honra internacional que significam que Messi deveria ter sido pelo menos nomeado para a Bola de Ouro em 2024, mesmo que existam outros jogadores em ligas de maior qualidade mais merecedores da final prêmio. Suas atuações certamente se enquadram nos critérios listados acima.

Quanto a Cristiano Ronaldo, poderia ser defendido com base apenas no jogo no campeonato da Arábia Saudita – como o de Neymar no Brasil – mas a falta de um título internacional significa que os argumentos a favor da inclusão de Messi são muito mais fortes.

A era de Messi e Ronaldo ganharem a Bola de Ouro pode ter acabado, mas isso não significa que Messi ainda não esteja jogando em um nível que pelo menos mereça uma indicação. Seu sucesso a nível de clube e internacional garantiu a inclusão.


Dados de Mercado de transferências e FBref.

FONTE DO ARTIGO