CNN
–
Max Verstappen tem a chance de se somar a uma das temporadas de Fórmula 1 mais divertidas dos últimos tempos ao se tornar quatro vezes Campeão Mundial de Pilotos no Grande Prêmio de Las Vegas.
Lando Norris, da McLaren, emergiu como o adversário mais próximo de Verstappen e perseguiu o holandês durante grande parte da temporada, embora os sonhos do piloto britânico pelo título estejam perto de desaparecer completamente.
O piloto da Mercedes, George Russell, qualificou-se na pole position para a corrida e terá Carlos Sainz, da Ferrari, ao seu lado no grid no P2.
Pierre Gasly surpreendeu o P3 para a Alpine, com o companheiro de equipe de Sainz, Charles Leclerc, largando em quarto. Verstappen terá vantagem sobre Norris na largada da corrida, qualificando-se em P5 à frente do britânico, que largará logo atrás dele em P6.
Como assistir ao Grande Prêmio de Las Vegas
A 22ª corrida da temporada de 2024 começa às 22h PT no sábado/1h ET no domingo.
Os fãs nos EUA podem acompanhar toda a ação na ESPN. Emissoras internacionais podem ser encontradas aqui.
Norris entrou no fim de semana 62 pontos atrás de Verstappen, o que significa que tudo que Verstappen precisa fazer é terminar na frente de Norris em Sin City e o título será seu pela quarta temporada consecutiva.
Norris precisa superar Verstappen em pelo menos três pontos para estender seu desafio à penúltima corrida da próxima semana no Catar.
Se ambos não conseguirem somar pontos, Verstappen será coroado campeão.
Quando Verstappen venceu sete das dez primeiras corridas deste ano, parecia que ele iria facilmente conquistar o título sem oposição pela terceira temporada consecutiva. Depois de uma batalha titânica com Lewis Hamilton pelo campeonato em 2021, o piloto da Red Bull conquistou o título em 2022 antes de vencer 19 das 22 corridas no ano seguinte para vencer o campeonato por uma margem de quase 300 pontos.
No entanto, ele venceu apenas um Grande Prêmio desde a 10ª rodada na Espanha, já que o pêndulo balançou a favor da McLaren.
O domínio da Red Bull que havia estabelecido nas últimas temporadas evaporou rapidamente à medida que o grupo perseguidor se aproximava da equipe austríaca. A dupla da McLaren formada por Norris e Oscar Piastri, Sainz e Leclerc da Ferrari e a dupla da Mercedes formada por Russell e Hamilton venceram pelo menos uma corrida nesta temporada.
Forçado a entrar em território desconhecido, Verstappen foi obrigado a tentar se recuperar durante grande parte do ano, mas mostrou as características que o tornaram um multicampeão. Num testemunho da capacidade do holandês, a diferença entre ele e Norris é maior do que era após a ronda 9 em Miami – onde Norris conquistou a sua primeira vitória na carreira – apesar da Red Bull não ter tido o carro mais rápido ao longo da temporada.
Verstappen acaba de conquistar uma das melhores vitórias de sua carreira, passando do 17º lugar ao degrau mais alto do pódio em um Grande Prêmio do Brasil encharcado de chuva.
“Só quero focar no fim de semana e tentar ter um bom desempenho”, disse o piloto de 27 anos antes do fim de semana de corrida. “O Brasil foi uma vitória muito bem-vinda para nós depois de um tempo, mas isso novamente é muito diferente.
“Estou ansioso pelo fim de semana. Faltam três corridas, estamos chegando perto do final da temporada e o campeonato parece bom, mas ainda precisamos marcar muitos pontos, então vamos nos concentrar apenas nisso.
“Quando fizermos isso, você estará mais perto do resultado final. Claro, o objetivo é vencer o campeonato.”
Verstappen pretende se tornar o sexto piloto a ganhar pelo menos quatro títulos.
O clima é um pouco menos otimista no campo da McLaren, com o campeonato à beira de escapar dos dedos de Norris. Apesar da recente decepção, o britânico disse que agora sabe que tem “o que é preciso”.
“Acho que é a primeira vez nos últimos seis anos de F1 que (McLaren) tivemos a chance de lutar na frente”, disse Norris. “Esta é a nossa e a minha primeira oportunidade de fazer isso, e a minha primeira oportunidade de ver onde estou.
“Estou confiante para dizer que tenho o que acho que preciso para lutar por um campeonato. Isso não significa que estou completo, não significa que sou perfeito. Quando você está competindo contra pilotos que estão perto disso, como Max, você tem que estar perto da perfeição se quiser desafiá-lo.”
O Campeonato de Construtores ainda está em disputa. Apenas 49 pontos separam a McLaren, primeira colocada, da Red Bull, em terceiro, com a Ferrari em segundo.