O Oklahoma City Thunder e o Cleveland Cavaliers são os times invictos da NBA. O Thunder teve um início impressionante. Eles venceram todos os quatro jogos por 12 ou mais pontos. No entanto, apesar de terem começado muito bem, ainda não jogaram bem em ambos os lados. A sua defesa tem sido a melhor do campeonato até o momento, forçando reviravolta após reviravolta. No entanto, foi o seu ataque que teve dificuldades imensas nestes primeiros jogos, ficando apenas em 23º lugar na liga. Um grande motivo para suas dificuldades ofensivas é o início lento de Shai Gilgeous-Alexander para a temporada 2024-2025.
Shai não se pareceu com ele mesmo nesses primeiros quatro jogos. Nas duas temporadas anteriores de Shai, ele teve média de 30,7 pontos por jogo, arremessando 52,3% de campo e 35% de três. Porém, este ano, ele não chegou nem perto desses números, com média de 26,0 pontos por jogo, arremessos de 42,7% de campo e 27,3% de três. Mesmo que ele tenha começado devagar, há uma maneira fácil de ele voltar aos trilhos. Vamos dar uma olhada em por que ele está lutando e como Shai pode reverter seu início lento.
Como Shai Gilgeous-Alexander pode reverter o início lento
Shai não está dirigindo o suficiente para o aro
Uma das maiores razões que tornou Shai tão dominante foi sua busca implacável até a borda. Nas duas temporadas anteriores, ele liderou o campeonato com rebatidas ao aro. Nessas duas temporadas, ele teve uma média de 23,6 rebatidas por jogo. No entanto, nos primeiros quatro jogos, ele não dirigiu tanto. Ele tem uma média de apenas 19 tentativas por jogo, o que significa quatro tentativas a menos por jogo. Um dos maiores pontos fortes do ataque do Thunder há um ano foi o jogo drive and kick. Tudo começou com Shai indo constantemente para o aro e derrubando a defesa para onde havia arremessadores abertos do lado de fora. Shai precisa voltar ao ataque implacável ao aro que fez nas duas temporadas anteriores.
Além disso, como ele não ataca tanto o aro, suas tentativas de lance livre diminuem. Shai tem uma média de apenas 5,3 tentativas de lance livre, em comparação com a média de 9,7 que obteve nas duas temporadas anteriores. Isso representa 4,5 tentativas a menos por jogo, e Shai pode conseguir pelo menos mais quatro pontos por jogo se conseguir voltar a esse número. No ano passado, se o ataque do Thunder estivesse com dificuldades durante o jogo, o Thunder faria Shai dirigir e tentar marcar uma falta para fazer seu ataque continuar em sequências frias. Eles não fizeram isso o suficiente este ano.
Precisa voltar ao jogo intermediário
Além de acertar o aro, outra dimensão de seu jogo era o chute de média distância. Ele tem sido um dos melhores arremessadores de médio alcance das últimas duas temporadas. Na temporada passada, ele acertou 4,48 arremessos de média distância por jogo, com 49,4% de eficiência. No entanto, este ano, ele escapou bastante de tirar essas fotos. Ele reduziu apenas 1,75 arremessos de médio alcance por jogo e está acertando 42,9 por cento nesses arremessos. Shai, voltando ao seu jogo de médio alcance e ao ataque implacável na borda, deve ser capaz de reverter esse início lento.
Ele está tomando muitos três
Finalmente, uma das maiores razões para o seu início lento foi o seu arremesso de três pontos. Nas duas temporadas anteriores, ele não acertou muitos três, apenas tentando 3,1 por jogo. Além disso, ele acertou 35,9% nesses três. Nesta entressafra, ele trabalhou mais em seus arremessos de três pontos e adicionou um novo arremesso de três pontos ao seu jogo. Com Mark Daigneault incentivando seus jogadores a fazerem mais três, Shai também fez o mesmo. Ele agora tem uma média de 8,3 tentativas por jogo, mas apenas 27,3% de arremessos. Este foi um salto íngreme de um jogador que tem sido um atirador veloz ao longo de sua carreira até agora.
Dessas 8,3 tentativas por jogo, ele está realizando algumas delas no fluxo do ataque. No entanto, também houve alguns dos quais ele está forçando demais. Parece que ele está se esforçando demais para acertar mais três e está perdendo o estilo de jogo que o tornou um candidato a MVP. Shai pegar mais três e adicionar mais jogos de três pontos é uma coisa boa e o tornará ainda mais difícil de defender. No entanto, ele não deveria levar tantos quanto está. Se ele conseguir reduzir esse número para cerca de seis por jogo e começar a voltar ao seu estilo de jogo, isso o tornará um candidato a MVP, ele estará em melhor situação e voltará aos trilhos para a temporada.
Última palavra sobre o início lento de Shai
Mesmo que Shai tenha começado o ano devagar, é uma solução fácil para ele voltar aos trilhos. Nestes quatro jogos, parece que ele está perdendo o estilo de jogo que o tornou tão dominante e está forçando muitos três. Se ele conseguir voltar à sua faixa intermediária e à pressão implacável na borda, conseguirá apenas cerca de seis trios por jogo. Shai deve facilmente voltar a ser um dos artilheiros mais eficientes da NBA e voltar aos 30 pontos por jogo que obteve em média nas últimas duas temporadas.