Antes de Serena e Venus Williams, as irmãs búlgaras que brilharam em tênis e desafiaram as probabilidades

Magdalena Maleeva durante o Wimbledon de 2005 (Clive Brunskill/Getty Images)

Antes Grigor Dimitrov Atingiu o número 3 do mundo, outro búlgaro já havia alcançado esse marco: Manuela Maleeva. De fato, suas irmãs mais novas, Katerina (No. 6 do mundo) e Magdalena (No. 4 do mundo), também realizou o feito incrível de entrar no top 10 durante os anos 90. Anos antes Serena e Vênus Williams se tornou uma força dominante em têniso Irmãs Maleeva Foram os irmãos mais bem -sucedidos do esporte. A história deles é de perseverança, pois eles superaram numerosos obstáculos crescendo para alcançar o nível de elite.

A história deles realmente começa com a mãe, Yulia Berberrian-Maleeva. Nascido em 1940 em uma família armênia, Yulia foi um tenista talentoso que ganhou Nove campeonatos nacionais de singles na Bulgáriaassim como quatro títulos dos Jogos dos Balcãs (1966 em Zagreb, 1968 em Sofia, 1972 em Bucareste e 1974 em Ancara), de acordo com o DB4Tennis.

Sob o regime comunista na Bulgária, Yulia enfrentou desafios significativos na busca de um Carreira Internacional devido a restrições de viagem. Ainda assim, ela representou o país no 1968 Federation Cup. Dois anos antes, em 1966, ela se casou Georg Maleev, um jovem engenheiro e jogador de basquete. Juntos, eles tiveram três filhas, e Yulia decidiu mais tarde treiná -las. No entanto, as condições para o treinamento deles estavam longe de serem ideais.

Manuela (nascida em 1967), Katerina (1969) e Magdalena (1975) cresceram durante O regime comunista da Bulgária. ““Sem instalações para praticar, bons sapatos para correr em uma quadra, ou mais de uma raquete de madeira, as irmãs Maleeva ainda cresceram para ser uma das grandes histórias de sucesso do tênis ”. lê um artigo de 1991 da United Press International (UPI). “Quando você pensa que na Bulgária às vezes há 10 pessoas em duas salas, tivemos sorte”. Magdalena disse à agência.

Magdalena Maleeva durante o Wimbledon de 2005 (Clive Brunskill/Getty Images)

Como adolescentes, as irmãs testemunharam a transição do governo da Bulgária do comunismo para o socialismo mais moderado, aliviando algumas restrições. Esta mudança permitiu que eles perseguir carreiras profissionais no WTAalcançar um sucesso inesperado, apesar dos desafios contínuos.

Os 25 principais tenistas mais bem pagos de todos os tempos: as estrelas mais ricas classificaram

Veja também

Sem apoio da Federação Búlgara

Em uma entrevista na UPI de 1991, as irmãs contaram as dificuldades que enfrentaram treinamento na Bulgária. Para usar o Hall de tênis em Sofia, solicitando necessidades básicas como iluminação ou aquecimento frequentemente levou a argumentos. Eles também alegaram que a Federação de Tênis Búlgaros não forneceu suporte, embolsando grande parte de seus ganhos em vez disso.

“Temos uma federação que quase não funciona, pessoas que quase não trabalham,” Manuela disse à agência. As irmãs tiveram que financiar suas carreiras de forma independente, incluindo viagens, com a ajuda de seus avós. Seus avós armênios emigraram para a cidade de Nova York em 1966, depois de receber permissão do regime para sair Bulgária como refugiados políticos. Na época, Yulia era o único membro da família que escolheu voltar para Sófia.

Katerina Maleeva em 1988 (Getty Images/Bob Martin)

Katerina Maleeva em 1988 (Getty Images/Bob Martin)

“A Federação dificilmente tinha dinheiro suficiente para comprar ingressos para nós na Copa da Federação (na Inglaterra)”. Magdalena disse. “E a única razão pela qual eles fizeram foi porque estávamos representando a Bulgária. Sempre representamos a Bulgária – somos búlgaros – mas Eles não pagam por mais nada.

O patrimônio líquido de Serena Williams: quanto dinheiro tem a talentosa lenda do tênis?

Veja também

Aumente ao top 10: o único trio de irmãos para alcançá -lo

Apesar da falta de apoio, as irmãs Maleeva desempenharam um papel fundamental na elevação do tênis feminino na Bulgária. Junto, Eles ganharam 40 títulos de singles WTA e fez história como o único trio de irmãs a chegar aos 10 primeiros. Manuela e Katerina também chegaram às semifinais do Fed Cup.

Entre os três, a Manuela teve o maior sucesso. Ela ganhou 19 títulos de solteiros e alcançou um ranking de alta carreira de Mundo nº 3 em fevereiro de 1995. Ela permaneceu no WTA Top 10 por oito anos consecutivos (1984-1992) e garantido A única medalha de tênis olímpica da Bulgária, Ganhando bronze nos Jogos de Seul de 1988. Naquela época, não havia playoff de medalha de bronze, e ela compartilhou a honra com Gabriela Sabatines.

Manuela também alcançou pelo menos as quartas de final em todos os torneios de Grand Slam – um feat Katerina. Enquanto isso, Magdalena fez as quartas de final do US Open em 1992, mas perdi para a Manuela, que chegou às semifinais naquele ano e repetiu o feito em 1993. Manuela também reivindicou um Grand Slam Title em duplas mistasvencer o US Open de 1984 com Tom Gullikson.

Manuela Maleeva no US Open de 1992 (Getty Images/Simon Brutty)

Manuela Maleeva no US Open de 1992 (Getty Images/Simon Brutty)

No entanto, quando Magdalena era júnior, ela era amplamente reconhecida como a melhor jogadora júnior do mundo depois de ganhar títulos no Australian, French e Us abre em 1990.

Ele era o jogador americano número 1, venceu Federer e Nadal, mas se aposentou devido a problemas de ansiedade

Veja também

Vida após tênis: ícones e ativistas búlgaros

Em 1987, Manuela se casou com o treinador de tênis suíço François fragnierea quem ela se divorciou em 2003, e a partir de então, começou a competir como Manuela Maleeva-Frogniere. Ela representou a Suíça de 1990 até sua aposentadoria em 1994. Katerina se aposentou em 1997enquanto Magdalena, o mais novo, aposentado em 2005 depois de um Carreira de 16 anos. Pós-tênis, as irmãs estiveram envolvidas em várias causas, incluindo ativismo contra mudança climática. Todos os três também são mães.

A família mantém sua conexão com o esporte através do Clube de tênis de Maleeva em Sofia, que inclui uma academia de tênis. “Nosso primeiro objetivo na Academia de Tennis é tornar o tênis acessível a muitas crianças – não necessariamente para a competição, Mas para ajudá -los a descobrir e aproveitar o esporte Manuela disse à Vavel em 2020.

A família Maleeva exemplifica dedicação, resiliência, e consistência. Enquanto eles não ganharam os maiores títulos da turnê, eles eram o principal ato irmã em tênis antes da ascensão de Serena e Venus Williams. “Se fôssemos americanos, teríamos sido os melhores,” Manuela disse uma vez ao New Yorker. Talvez ela estivesse certa.

Compartilhe:

Mais Posts