CNN
–
Madison Keys conquistou seu primeiro título de Grand Slam no sábado, impressionando a bicampeã e número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, por 6-3, 2-6 e 7-5, em uma emocionante final feminina do Aberto da Austrália.
A americana de 29 anos inicialmente desfrutou de um daqueles dias dourados em que todas as partes de seu jogo funcionavam perfeitamente – seu saque era imaculado, seus retornos agressivos e seus golpes de fundo tão poderosos quanto o notoriamente poderoso Sabalenka – enquanto ela corria para o primeiro. -definir liderança.
Mas no segundo set – quando Sabalenka exibiu todas as qualidades que a tornaram a jogadora de quadra dura mais dominante do torneio feminino – o ritmo fácil e lânguido de Keys a abandonou e todo o ímpeto pareceu voltar-se para a bielorrussa.
Keys já esteve perto de um título de Grand Slam antes, chegando à final do US Open de 2017 e a quatro semifinais importantes. Mas nenhuma dessas pressões pareceu afetá-la no set final, pois ela manteve a calma, finalmente quebrou Sabalenka em 7-5, ergueu os braços para o céu em comemoração antes de correr para seu time, abraçando seu treinador e marido Bjorn Fratangelo.
Uma ex-prodígio que parecia destinada ao sucesso do Grand Slam no início de sua carreira, Keys nunca havia alcançado as alturas que se esperava, até agora. Ela sofreu uma derrota devastadora e abrangente por 6-3 e 6-0 para Sloane Stephens na final do Aberto dos Estados Unidos de 2017, antes de de alguma forma perder para Sabalenka na semifinal do Aberto dos Estados Unidos de 2023, apesar de ter sido um set e uma separação.
“Eu queria isso há muito tempo e já estive em mais uma final de Grand Slam. Não foi do meu jeito e eu não sabia se conseguiria voltar a esta posição para tentar ganhar um troféu novamente”, disse ela em sua entrevista na quadra depois, com a voz embargada de emoção. . “E minha equipe acreditou em mim em cada etapa do caminho, então muito obrigado.
“O ano passado foi muito difícil, com algumas lesões muito graves e eu não sabia se conseguiria fazer isso de novo e estar aqui e ter esse troféu e também poder fazer isso com meu marido, que é meio atordoado e confuso aí, eu amo muito todos vocês e mal posso esperar por mais.
Este ano, algo parecia diferente para Keys. Ela chegou a esta final após uma incrível corrida neste torneio, ultrapassando jogadores de melhor classificação como Elena Rybakina, Danielle Collins e a número 2 do mundo Iga Świątek, e se tornou a primeira mulher desde Serena Williams em 2005 a derrotar o número 2 do mundo. 1 e 2 sementes no Aberto da Austrália.
E Keys continuou com esse ímpeto na final, abrindo com uma ferocidade que tirou Sabalenka da quadra enquanto ela corria para uma vantagem de 5-1. Embora Sabalenka parecesse estranhamente abalada, sofrendo duas faltas duplas e uma quebra em seu primeiro jogo de serviço, foi o excelente tênis de Keys que forçou o número 1 do mundo a cometer tantos erros.
Ela errou apenas três primeiros saques no primeiro set e cada arremesso que ela tentou parecia acertar o alvo – até mesmo um golpe de backhand que parecia estar indo para a rede passou por cima dele, deixando Sabalenka abandonada na linha de base, apenas capaz de fazer uma careta quando o a bola caiu bem fora de seu alcance.
Keys então encerrou o primeiro set por 6-3, e Sabalenka deixou a quadra imediatamente para reiniciar e tentar dar o pontapé inicial em sua recuperação.
À medida que o saque de Sabalenka se tornou mais preciso no segundo set, dando-lhe mais segurança na partida, os chutes que Keys havia feito no primeiro set flutuaram por muito tempo ou ficaram presos na rede e ela acertou tantos erros não forçados nos primeiros quatro. jogos do segundo set como havia feito em todo o primeiro.
Sabalenka quebrou Keys duas vezes, assumiu o controle do segundo set e de repente o placar empatou.
Com a pressão aumentando, Keys sacou primeiro no terceiro set e deu o tom logo, ganhando todos os pontos em seu primeiro jogo de serviço. Sabalenka igualou seu passo, no entanto, e o placar permaneceu bloqueado no saque em 5-5. Desde 2012, uma final de Grand Slam feminino nunca esteve tão disputada no terceiro set.
Parecia que a partida estava caminhando para um desempate decisivo, mas Keys encontrou uma explosão extra de energia, produziu dois forehands vencedores para manter o saque e fazer o 6-5, antes de quebrar Sabalenka com outro vencedor para fazer o 7-5 e garantir o ganhar.
Sabalenka, que buscava se tornar a primeira mulher em 26 anos a ganhar três títulos consecutivos do Aberto da Austrália, ficou atordoada e quebrou a raquete no chão de frustração antes de se recuperar para parabenizar Keys e brincar com seu time durante a cerimônia do troféu. .
“Como sempre, a culpa é sua, pessoal!” ela brincou. “Não quero ver você na próxima semana – eu realmente odeio você! Muito obrigado por tudo e blá, blá, blá.
“Acho que fizemos o nosso melhor, só o Madison estava incrível e eu não pude fazer nada nessa partida. Da próxima vez que jogar no Madison, trarei um tênis melhor. Claro, mandando lembranças para minha equipe. Eu te amo mesmo que tenhamos perdido.
Esta história foi atualizada com informações adicionais.