Corrida para o Senado do Texas em 2024: Allred-Cruz se enfrentam em uma disputa de alto risco para os democratas nos estados vermelhos

Swati Sharma

É hora das eleições, e isso significa que há, mais uma vez, rumores sobre o Texas ficar azul. Os democratas não vencem em todo o estado desde 1994, mas agora depositam suas esperanças no deputado Colin Allred, que desafia o atual senador republicano Ted Cruz.

Cruz lidera Allred por entre 1 e 7 pontos percentuais em pesquisas recentes, embora Allred tenha ultrapassado Cruz na arrecadação de fundos. Juntas, as duas campanhas e grupos externos arrecadaram US$ 144 milhões até agora, tornando esta a corrida para o Senado mais cara deste ano.

Se Allred vencer, será o tipo de grande reviravolta que o ex-deputado democrata Beto O’Rourke quase conseguiu em sua própria candidatura ao Senado contra Cruz em 2018, a disputa estadual mais acirrada em 40 anos. Mas Allred, que começou a corrida como uma personagem relativamente desconhecida, está a realizar um tipo de campanha diferente da de O’Rourke – uma campanha que testará uma teoria de como os democratas podem vencer, ou pelo menos chegar ainda mais perto de vencer, no Texas.

James Henson, diretor do Texas Politics Project da Universidade do Texas em Austin, acha que 2024 provavelmente não será o ano em que o estado mudará. “Não vimos nenhum sinal nas pesquisas de que haja um avanço neste ano”, disse ele.

Mesmo assim, os democratas estão jogando mais no ataque no Texas do que no passado. Na sexta-feira, a vice-presidente Kamala Harris visitou o estado, algo que nenhum candidato presidencial democrata fez tão perto de uma eleição desde o presidente Bill Clinton em 1996. O partido nacional também despejou US$ 13 milhões em publicidade, com supostamente outros milhões chegando na final. trecho antes do dia da eleição. Com o Texas sendo uma das poucas disputas competitivas para o Senado este ano, os democratas estão tentando deixar tudo sobre a mesa.

Se Allred chegar perto da vitória, no entanto, haverá uma autópsia que examinará o que ele fez de certo para manter as margens estreitas. Isso pode informar como os democratas procuram competir num estado solidamente vermelho, mas onde os republicanos não estão a ganhar tanto como antes.

“O que vemos em geral é um aperto contínuo das margens políticas no estado desde 2004”, disse Luke Warford, um ex-candidato estadual democrata à Comissão Ferroviária e fundador do Fundo de Infraestrutura Democrática Agave, um PAC democrata voltado para fora do ciclo. investimento no Texas. “Acho que investir aqui é importante porque faz parte de um esforço de longo prazo para tornar o Texas competitivo.”

A teoria de Allred de como os democratas podem ter sucesso no Texas

Allred, um ex-jogador da NFL, enfatizou suas credenciais como um dos membros mais bipartidários da Câmara em uma cadeira que conquistou em 2018 do antigo deputado republicano Pete Sessions. E tem procurado distanciar-se da luta política nacional entre o ex-presidente Donald Trump e Harris.

Warford disse que a campanha de Allred tem uma “teoria muito clara do que será necessário para vencer: apoiar-se no que significa não ser um democrata nacional, mas um democrata do Texas, e realmente processar o caso contra Ted Cruz e seu registro.”

Isso envolveu, nomeadamente, bater duramente contra Cruz num debate recente e em anúncios políticos sobre o tema do aborto, que o Texas proibiu após seis semanas de gravidez, mesmo em casos de violação ou incesto. Embora se descreva como “pró-vida”, Cruz tem sido relutante em elaborar a sua posição sobre o aborto, dizendo durante o debate que os estados devem decidir se devem implementar excepções à violação ou ao incesto às proibições do aborto.

Allred, por sua vez, pediu a Cruz que respondesse pelas “26.000 mulheres do Texas que foram forçadas a dar à luz o filho do seu estuprador sob esta lei que você chamou de perfeitamente razoável”, acrescentando que ele “confia nas mulheres do Texas para tomarem seus próprios cuidados de saúde”. decisões.”

Em contraste com O’Rourke, que visitou todos os 254 condados do Texas durante a sua candidatura ao Senado em 2018, Allred está a adoptar uma abordagem mais direccionada para sensibilizar os eleitores. Ele tem realizado eventos nas principais cidades e subúrbios e cortejado eleitores moderados, em vez de tentar estimular a base.

Isto revelou-se controverso entre alguns membros do partido, que consideram que a campanha de Allred foi demasiado silenciosa e abandonaram tácticas testadas e comprovadas que lhes permitiram aproximar-se tanto de O’Rourke. Mas os defensores da estratégia de Allred dizem que o jogo é diferente num ano de eleições presidenciais, onde é mais provável que os eleitores da base compareçam. O’Rourke também não conseguiu fazer muito progresso nas áreas rurais do estado, sugerindo que o tempo de Allred seria melhor gasto tentando persuadir e atrair eleitores acessíveis.

“As pessoas podem dizer que essa teoria está certa ou errada”, disse Warford. “Vamos obter alguns dados realmente interessantes sobre se essa abordagem funciona. Não vencemos antes. Então acho que adotar uma abordagem um pouco diferente faz muito sentido para eles.”

Por que uma disputa acirrada no Texas é significativa para os democratas

Se Allred vencer ou estiver perto de vencer, não seria apenas uma aberração.

Há uma percepção de que Cruz é exclusivamente derrotável porque é odiável – mais ainda do que o senador do Texas John Cornyn, que está concorrendo à reeleição em 2026. Embora até mesmo os colegas republicanos de Cruz no Senado tenham apontado um certo desdém por Cruz, ele não é realmente tão impopular em Texas. Entre os republicanos, seus índices de aprovação variam entre 70 e 80 anos. Em comparação, Cornyn variou recentemente entre 40 e 50 anos. Os índices de aprovação de Cruz e Cornyn entre os independentes são semelhantes. Em um estado vermelho, isso deveria ser suficiente para Cruz ganhar a reeleição com facilidade.

“Seus números de aprovação de cargos estão no topo dos números de aprovação de cargos dos funcionários estaduais republicanos mais conhecidos entre os republicanos”, disse Henson. “E então ele tem um controle bastante firme sobre a base tradicional de que os republicanos precisam para vencer no estado em circunstâncias normais.” O facto de a disputa estar acirrada sugere que jogar apenas para os eleitores republicanos pode já não ser uma estratégia pela qual um candidato possa vencer por uma margem confortável no Texas. A campanha que Cruz realizou este ano reflete isso: por exemplo, ele exibiu anúncios apresentando personalidades “Democratas por Cruz”, como o promotor distrital do condado de Harris, Kim Ogg.

“A campanha sentiu que precisava suavizar a imagem dele e moderá-la”, disse Henson. “O manual padrão é que você corre para a direita nas primárias e depois vira um pouco para o meio, mas não a ponto de saber que está dizendo às pessoas: ‘Ei, olhe, eu trabalhei com Democratas.’”

Para os democratas, isto marca a continuação de uma tendência que já dura há anos. A margem de vitória republicana no estado tem diminuído nas recentes eleições presidenciais: o senador Mitt Romney venceu o Texas por 14 pontos em 2012, e Trump venceu por menos de 9 pontos em 2016 e depois por menos de seis em 2020. Isso sugere, especialmente em anos de eleições presidenciais, onde mais democratas tendem a comparecer, “a proteção para os republicanos está mudando”, disse Henson.

Então, os democratas ousam ter esperança?

O eleitorado do Texas pode não estar tão vermelho como há uma década. Mas ainda não se sabe se isso é suficiente para levar Allred ao topo da colina este ano.

Embora algumas pesquisas o mostrem empatado com Cruz, em outras ele mal está ao alcance. A visita de Harris também parece ter como objectivo mostrar a realidade da governação republicana a uma audiência de eleitores de estados indecisos, mais do que uma tentativa de ganhar votos no Texas.

Ainda assim, a campanha de Allred parece continuar a tendência de o Texas se tornar um estado mais competitivo, disse Henson. A democrata Wendy Davis perdeu por mais de 20 pontos quando concorreu a governador em 2014, e O’Rourke perdeu por menos de três pontos em 2018 e por 11 pontos em sua candidatura para governador em 2022.

Warford disse que os democratas precisam pensar em como construir sua infraestrutura no Texas agora para serem competitivos nos ciclos futuros. Se os democratas conseguirem eventualmente torná-lo um verdadeiro campo de batalha, isso colocaria em jogo 40 votos eleitorais, abrindo novos caminhos para 270. Mesmo que Allred vença, o trabalho não terminará, disse ele.

“Acho que cabe aos texanos acordar no dia seguinte à eleição, ou assim que soubermos os resultados, e realmente continuar a construir e continuar o impulso daqui para frente”, disse ele. “Colin Allred é um jogador da NFL, então usarei uma analogia com o futebol: os campeonatos são vencidos fora da temporada.”

FONTE DO ARTIGO