Ted Cruz e Colin Allred fazem propostas finais animadas aos eleitores do Texas na corrida para o Senado

JOURDANTON, Texas (AP) – O senador republicano Ted Cruz e o deputado democrata dos EUA Colin Allred estão fazendo suas propostas finais aos eleitores do Texas em uma explosão frenética de viagens pelo estado perto do final de um dos mais caros do país. e acompanhou de perto as corridas para o Senado.

cruzque se encontra em outra competição competitiva após ganhando por pouco um segundo mandato em 2018está se apoiando em promessas conservadoras de medidas fronteiriças mais duras e em ataques às políticas que apoiam as pessoas trans, inclusive em um comício turístico de ônibus nos arredores de San Antonio, na terça-feira.

Allred, que se tornaria o primeiro senador negro do Texas, passou um dia cruzando Houston, a maior cidade do estado e um reduto democrata crucial para o congressista oprimido, que precisa de uma grande exibição dos democratas leais para destituir o titular. Num comício na Texas Southern University, uma faculdade historicamente negra, o congressista de três mandatos enfatizou o seu apoio ao direito ao aborto e culpou Cruz por limitar o acesso das mulheres aos cuidados de saúde reprodutiva.

As disputas estaduais no Texas estão fora do alcance dos democratas há décadas, mas sinais recentes de que a disputa pode estar acirrada levaram alguns a pensar que 2024 pode finalmente ser o ano. É uma meta ambiciosa, mas uma das poucas oportunidades de recuperação para os democratas num ano em que defendem o dobro de assentos no Senado que os republicanos a nível nacional.

Uma vitória surpresa no Texas aumentaria dramaticamente as suas hipóteses de manter a estreita maioria no Senado.

Ambos os candidatos combinados arrecadaram mais de US$ 160 milhões na disputa.

Na semana passada, os democratas que apoiam Allred anunciaram uma campanha publicitária de US$ 5 milhões sobre a liberdade reprodutiva das mulheres.

Numa de suas paradas em Houston, Allred pediu aos eleitores que virassem a página da política divisiva e buscassem líderes que pudessem realizar algo.

“Não perco meu tempo jogando bombas”, disse ele. “Eu trabalho duro não porque o bipartidarismo seja o objetivo final, porque é assim que você faz as coisas.”

A cerca de 402 quilómetros a oeste, num comício na cidade rural de Jourdanton, no sul do Texas, Cruz apresentou-se como o candidato razoável.

“Esta não é mais uma batalha entre republicanos e democratas”, disse ele. “Esta é uma batalha entre o são e o louco.”

A poeira rodopiava dentro e ao redor de um armazém em Jourdanton, numa tarde quente de outubro, enquanto apoiadores de Cruz vestiam chapéus “Make America Great Again” e agitavam cartazes com o slogan “Keep Texas, Texas” de Cruz. Cruz subiu na carroceria de uma caminhonete e fez um discurso de quase 40 minutos, classificando a corrida como uma batalha entre tradição e mudança.

A corrida para o Senado atraiu mais atenção e dinheiro no Texas, enquanto Allred, um congressista de Dallas com três mandatos, tenta destituir Cruz e fazer o que nenhum democrata fez em 30 anos: vencer uma eleição estadual no segundo país mais populoso do país. estado. Cruz procurou vincular Allred à vice-presidente Kamala Harris nas questões de imigração, questões LGBTQ+ e economia.

Num estado com algumas das leis de aborto mais restritivas do país, Cruz tem evitado amplamente o assunto.

Cruz derrotou Beto O’Rourke por pouco em 2018 em sua última campanha de reeleição e os democratas veem a corrida para o Senado como uma oportunidade para tirar vantagem das mudanças demográficas do Texas e de um titular relativamente impopular.

Sarah Brietzke, uma professora aposentada da vizinha La Vernia, disse que não espera que Cruz perca. “Eu ficaria surpresa”, disse ela.

O que saber sobre as eleições de 2024

“Não tenho nada contra o cara”, disse Scott Smith sobre Allred. Ainda assim, Smith disse acreditar que Cruz tem políticas económicas e de imigração mais fortes.

O que saber sobre as eleições de 2024

Allred tentou atrair eleitores moderados realizando uma campanha discreta focada nos cuidados reprodutivos, uma questão vencedora para os democratas, onde o Decisão de 2022 da Suprema Corte dos EUA de retirar as proteções federais para o aborto continua impopular entre a maioria dos americanos.

Na noite de terça-feira em Houston, Allred atacou repetidamente Cruz por sua viagem de 2021 ao México durante uma tempestade mortal de inverno que deixou milhões de pessoas sem energia. A passagem pela maior cidade do Texas aconteceu poucos dias depois de Allred se juntar a Harris e Beyoncé em um comício na sexta à noitea primeira e única parada do vice-presidente no Texas. Durante a maior parte de sua corrida, o ex-linebacker da NFL e advogado de direitos civis manteve Harris à distância, dizendo que está focado em sua própria campanha.

Ele falou para um auditório meio cheio de cerca de 300 pessoas, onde trabalhou para reforçar o apoio entre os eleitores negros, um bloco eleitoral historicamente forte para os democratas. Allred não enfatizou grandes comícios em sua campanha, o que frustrou alguns democratas no início de sua disputa, embora ele tenha aumentado suas viagens ao longo da reta final.

“Tudo é maior no Texas, exceto nosso senador. Ele é muito pequeno para o nosso estado. Sua visão para nós é muito pequena”, disse Allred.

Allred foi acompanhado no comício de terça-feira pelo senador democrata Raphael Warnock, da Geórgia, que disse à multidão que Allred continuaria lutando pelo alívio da dívida estudantil e pelos direitos reprodutivos das mulheres. Allred disse que seria senador por todos os texanos e continuaria seus esforços para alcançar o outro lado do corredor e trabalhar com os republicanos.

Kamerin Joseph, 27 anos, disse que vota em Allred por causa do apoio do congressista aos direitos reprodutivos das mulheres.

“Esse é um problema muito importante para mim”, disse ele. “Quero dizer, você ouve histórias de mulheres que tiveram que ver seus filhos morrerem e de mulheres que tiveram que passar por complicações.”

Joseph, que trabalha para Protest, Organize, Participate, uma organização sem fins lucrativos com sede em Houston que envolve jovens na política, disse que depois de bater de porta em porta e conversar com as pessoas, ele acha que muitos estão cientes da corrida ao Senado e do potencial de mudança.

“Eu realmente sinto que vamos deixar o Texas azul este ano. Eu realmente sinto isso”, disse Joseph. “Eu sinto que o texano comum de todos os dias quer Colin Allred. Você sabe, eles estão prontos para a partida de Cruz.

___

Lozano relatou de Houston. ___

Lathan é membro do corpo da Associated Press/Report for America Statehouse News Initiative. Relatório para a América é um programa de serviço nacional sem fins lucrativos que coloca jornalistas em redações locais para cobrir questões secretas.



FONTE DO ARTIGO