A prévia de Assassin’s Creed Shadows mostra que os fãs de jogos AC esperaram

Samurai Yasuke e ninja Naoe posam em frente a um castelo japonês em uma captura de tela de Assassin's Creed Shadows

Levei cinco minutos com Sombras de Assassin’s Creed para entender: estamos de volta, pessoal.

Por “nós”, quero dizer os fãs de Assassin’s Creed, que foram puxados em todas as direções por uma série que se reinventa a cada poucas iterações. Com base em uma prévia remota de três horas com a presença do Polygon na semana passada, jogando Sombras de Assassin’s Creed dá vontade de jogar todas as melhores partes da série de uma vez. Tem as cidades ricamente detalhadas de Credo do Assassino 2 além da extensa massa de terra de Valhala. Tem o pathos e a intriga de Origens além dos dois protagonistas de Sindicato. Parece continuar o enredo moderno da série, que estava praticamente ausente Miragema entrada mais recente. É um RPG e um simulador furtivo, um jogo de ação inteligente e uma peça impressionante de turismo histórico.

Além disso: você ganha um gancho.

Sombras de Assassin’s Creed se passa no Japão perto do final do século 16, e você joga como dois personagens. Yasuke é baseado na figura histórica da IRL do período Sengoku, um homem negro que serviu como samurai para Oda Nobunaga. O jogo começa com Yasuke encontrando Nobunaga pela primeira vez. Naoe, um shinobi fictício, é o outro personagem que você interpreta. Sua narrativa segue o plano de Assassin’s Creed: ela tem a tarefa de proteger um objeto importante, perde esse objeto importante, um membro da família morre no processo e agora ela parte em uma história de vingança e redenção. (A prévia mostrou Yasuke e Naoe interagindo em cinemáticas, mas não revelou como seus caminhos se cruzaram pela primeira vez.)

Imagem: Ubisoft Quebec/Ubisoft

Yasuke é anunciado como o personagem focado no combate corpo a corpo. Na verdade, ele é uma unidade absoluta. Quando você perde três defesas seguidas jogando como Yasuke, você está bem! Basta acertar alguns golpes em seu inimigo e pronto. E, sim, você pode dar o chute espartano de Odisseia. Os jogos Assassin’s Creed não são exatamente reverenciados por seu combate não furtivo, mas Yasuke lida com suavidade e precisão, com um peso para cada golpe (dado e recebido). Ainda assim, enquanto lutava como Yasuke, senti saudades do toque hábil da lâmina oculta.

O papel mais típico de “Assassino” (ou “O Oculto”, se você preferir o jargão moderno do Assassin’s Creed) é preenchido por Naoe, que de fato empunha aquela lâmina oculta. Seu gancho permite que você balance através de lacunas ou escale rapidamente certas estruturas. Você pode se esgueirar pelas muralhas e atirar facas, eliminando os inimigos de longe. Mas Naoe é frágil em combate – a ponto de a detecção na maioria das vezes resultar em uma tela de “recarregar último salvamento”. Sempre que morri em combate como Naoe, ansiava pela armadura de Yasuke.

Naoe está perto de uma lacuna em uma parede se preparando para esfaquear inimigos em Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft Quebec/Ubisoft

Você pode personalizar Yasuke e Naoe alterando seus equipamentos. O equipamento é categorizado por meio do onipresente arco-íris de saque, e diferentes peças de equipamento legam bônus marginais a várias estatísticas que provavelmente não compreenderei totalmente até Sombras sai. Existem, adicionalmente, meia dúzia de árvores de habilidades para ambos os personagens. Ao longo da visualização, admito que não gastei muito tempo analisando esses vários menus. Dito isto, tudo me pareceu intrigantemente profundo e complexo, o tipo de processamento de números que talvez pudesse, possivelmenteaté mesmo saciar um Diabo 4 jogador.

Em vez disso, passei mais tempo examinando o mapa, que parecia enorme. Sombras apresenta nove províncias, cada uma dividida em uma série de pequenas regiões. Muito parecido em Valhalao mapa sugere os níveis que você deve atingir antes de explorar uma província. Os mostrados na prévia abrangeram os níveis 23 a 35, embora um representante da Ubisoft tenha dito que eles variam de 3 a 35, sugerindo que o nível recomendado para cada província aumenta conforme você joga. (Yasuke e Naoe estavam no nível 25 na prévia.)

Aumente o zoom e você verá que as regiões de cada província estão repletas de ícones de pontos de interrogação, todos pontos de passagem para missões secundárias, bases inimigas, fornecedores no jogo e outras atividades opcionais. E você pode escalar (ou agarrar!) as estruturas mais altas para examinar seu ambiente em busca de alguma que possa ter perdido no mapa.

Dois personagens sentados em uma pequena mesa em uma sala mal iluminada em Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft Quebec/Ubisoft

Da lasca de Sombras Eu joguei, nenhuma dessas missões secundárias apresentava personagens particularmente memoráveis ​​​​que estavam tão presentes em Valhalacomo Axehead ou Guy Who Is Definitivamente One-Punch Man. A variedade, em vez disso, veio da abordagem das missões como cada um dos dois personagens diferentes. Em uma missão, joguei como Naoe, entrei furtivamente em um complexo inimigo para recuperar três itens e saí de lá na velocidade da luz quando fui descoberto após pegar o terceiro. Em outro, joguei como Yasuke, invadindo um complexo inimigo como um tanque. Embora eu não me sentisse muito assassino, direi que poucas coisas são mais satisfatórias do que chutar um inimigo através de uma cerca com tanta ferocidade que o bambu se quebra como galhos.

Alternar entre os personagens, no entanto, cria algum atrito. Em Sombraspara alternar entre Yasuke e Naoe, você deve pausar o jogo, abrir o menu, rolar até a guia de equipamento e manter pressionado o botão X por alguns segundos. Existem também regras nebulosas sobre quando você pode ou não fazer isso. Pelo que pude perceber, você pode mudar enquanto fica completamente imóvel em terreno plano, quando não está perto de inimigos. Você não pode, entretanto, alternar entre personagens durante o combate. (Justo.) Você não pode trocar enquanto escala ou pula. (Também é justo.) E você não pode trocar quando estava em combate há alguns minutos, mas depois correu para muito longe de onde os inimigos o viram pela última vez e agora você está se escondendo atrás de uma carroça de feno esperando o jogo parar de registrar você como “em combate”. (Vou deixar você determinar se isso parece justo.)

A falta de flexibilidade em quando você pode alterar os personagens é considerada uma escolha de design intencional, como se Sombras está negando a você a chance de se divertir tanto quanto você gostaria na caixa de areia. O credo titular da série estipula em parte que “tudo é permitido”. Bem, claramente não é tudo!

Samurai Yasuke ataca um samurai inimigo em uma captura de tela nevada de Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft Quebec/Ubisoft

Em última análise, esta é uma pequena reclamação para um jogo que permite que você jogue os sucessos e é extremamente divertido ao fazê-lo. Um ponto revelador: quando a prévia terminou, eu queria continuar jogando, continuar investigando seu mundo e ver quais segredos eu poderia descobrir. Este parece ser o jogo Assassin’s Creed que os fãs de Assassin’s Creed pedem desde pelo menos 2011.

Mas Sombras de Assassin’s Creed inegavelmente chega em um momento crítico para a Ubisoft. Mesmo além das manchetes pouco lisonjeiras dos últimos anos – que incluem alegações de má conduta institucional, saídas de funcionários de alto nível e relatos de uma potencial aquisição – a editora não teve exatamente uma geração de consoles de banner. Enquanto Assassin’s Creed Valhalla foi um ponto alto óbvio, tem sido principalmente uma descida a partir daí.

Grito distante 6 e Assassin’s Creed Mirage são as entradas mais recentes em duas das principais séries da Ubisoft, e a empresa elogiou ambos como sucessos de vendas, mas ambos estão classificados no Metacritic entre os jogos principais com classificação mais baixa em suas séries (segundo e terceiro mais baixo, respectivamente), sugerindo estagnação para dois dos pilares da empresa. Após anos de atrasos, Caveira e Ossos não conseguiu fazer barulho. O atirador de serviço ao vivo XDesafiador foi encerrado antes que tivesse a chance de provar seu valor, seguindo os passos do projeto de vida igualmente curta da Ubisoft Hiper Escape. O Príncipe da Pérsia: Areias do Tempo o remake foi adiado várias vezes antes de ser reiniciado internamente. O outro jogo do Prince of Persia, do ano passado A coroa perdidafoi genuinamente transcendente, mas perdeu as metas de vendas por uma margem tal que a Ubisoft espalhou sua equipe de desenvolvimento ao vento em outras partes da empresa. E mais recentemente, Foras-da-lei de Star Wars lançado com uma recepção crítica e comercial tão morna que a própria Ubisoft citou a falha de ignição como uma razão para adiar Sombras.

Com base nas poucas horas que joguei, Sombras de Assassin’s Creed é um jogo muito, muito sólido. Essa não é a questão. A questão é se Sombras é sólido o suficiente para sustentar a Ubisoft quando ela mais precisa. Com base no jogo que vi – uma entrada competente em uma série de longa duração que, no entanto, pouco faz para reinventar a roda ou trazer novos jogadores para o grupo – não estou totalmente convencido de que seja. Mas pelo menos os fãs de Assassin’s Creed conseguirão o que desejam.

FONTE DO ARTIGO