O Presidente Trump não perdoou nem comutou a pena de prisão de Ross Ulbricht, o fundador do site de mercado anónimo Silk Road, apesar da sua promessa durante a campanha de o libertar no “primeiro dia”.
Ulbricht foi condenado porque seu site, fundado em 2011 e que usava criptomoeda para pagamentos, era usado para vender drogas ilegais, embora ele próprio não vendesse nenhuma das substâncias ilícitas.
Depois de tomar posse na segunda-feira, Trump emitiu diversas ações executivas, incluindo esforços para reduzir a imigração, designando cartéis como organizações terroristas estrangeiras, uma medida para retomar as execuções federais e perdoar ou comutar sentenças para o tempo de serviço de pessoas condenadas em 6 de janeiro. 2021, motim no Capitólio.
Mas o primeiro dia de regresso de Trump à Casa Branca chegou ao fim com Ulbricht ainda atrás das grades, sem perdão ou comutação do presidente, que se comprometeu a fazê-lo na primavera passada.
TRUMP VOTA COMUTAR SENTENÇA DE PRISÃO DO FUNDADOR DA SILK ROAD, ROSS ULBRICHT
Em maio, Trump fez um discurso na Convenção Nacional Libertária perante uma multidão hostil de vaias, numa tentativa de conquistar os eleitores libertários. Os libertários acreditam que os investigadores do governo exageraram no seu caso contra a Rota da Seda e geralmente se opõem à Guerra às Drogas.
Embora os participantes não tenham sido favoráveis a Trump durante a maior parte do evento, eles aplaudiram muito quando ele disse que comutaria a sentença de Ulbricht para tempo de serviço, enquanto a multidão gritava “Free Ross” na esperança de que o então candidato presidencial tomar medidas se for eleito para permitir que o fundador da Rota da Seda volte para casa, para a sua família, depois de mais de uma década atrás das grades.
“Se vocês votarem em mim, no primeiro dia comutarei a sentença de Ross Ulbricht, para uma sentença de tempo cumprido. Ele já cumpriu 11 anos. Vamos levá-lo para casa”, disse Trump à multidão de libertários, muitos dos quais seguravam cartazes que diziam “Free Ross”.
Ulbricht reagiu aos comentários de Trump no dia seguinte na plataforma de mídia social X.
“Ontem à noite, Donald Trump prometeu comutar a minha sentença no primeiro dia, se fosse reeleito”, escreveu ele. “Obrigado. Obrigado. Obrigado. Depois de 11 anos de prisão, é difícil expressar como me sinto neste momento. É graças ao seu apoio eterno que posso ter uma segunda chance.”
No mês passado, Ulbricht escreveu: “Para minha última resolução mensal de 2024, pretendo estudar todos os dias e me atualizar o máximo que puder enquanto me preparo para a liberdade”.
Mais tarde, Trump reiterou sua promessa de comutar a sentença de prisão perpétua de Ulbricht em uma conferência sobre bitcoin, pela qual recebeu muitos aplausos.
Apesar de Trump não ter cumprido a sua promessa de libertar Ulbricht no seu primeiro dia de regresso ao cargo, o presidente ainda poderá conceder-lhe clemência já na terça-feira.
“A equipe do presidente Trump acaba de me confirmar que o perdão de Ross será emitido hoje à noite ou amanhã de manhã”, escreveu a presidente do Partido Libertário, Angela McArdle, na noite de segunda-feira no X.
Elon Musk, que atua no recém-formado Departamento de Eficiência Governamental na administração Trump, também disse que Ulbricht seria libertado em breve.
“Ross será libertado”, escreveu Musk no X.
Muitos libertários disseram que apoiaram Trump nas eleições de Novembro, citando, em parte, o seu compromisso de libertar Ulbricht.
TRUMP PERDOA QUASE TODOS OS 1/6 DEFENDENTES
CLIQUE AQUI PARA OBTER O APLICATIVO FOX NEWS
Durante o seu primeiro mandato, Trump considerou intervir para libertar Ulbricht antes de finalmente decidir contra o perdão.
Ulbricht, agora com 40 anos, operou o site de 2011 até sua prisão em 2013. Ele era condenado dois anos depois à prisão perpétua.
“Eu estava tentando nos ajudar a avançar em direção a um mundo mais livre e equitativo”, disse Ulbricht da prisão em 2021. “Todos nós sabemos que o caminho para o inferno está pavimentado com boas intenções, e agora aqui estou. “
“Trump terminou de assinar EOs e perdões durante a noite”, escreveu Chase Oliver, candidato presidencial libertário de 2024, no X. “Esperançosamente, veremos uma comutação #FREEROSSULBRICHT pela manhã.”