Novak Djokovic manteve viva sua tentativa de conquistar o 25º título de Grand Slam, enquanto lutava contra uma lesão e lutava após uma derrota para derrotar o jovem rival Carlos Alcaraz e vencer um épico nas quartas de final do Aberto da Austrália por 4-6 6-4 6-3 6-4 .
Djokovic reforçou sua vitória sensacional sobre Alcaraz, de 21 anos, na final das Olimpíadas com uma recuperação notável em Melbourne, com o jogador de 37 anos tendo lutado com a perna esquerda nos primeiros momentos da partida.
Ele deixou a quadra para um intervalo médico, mas voltou a encontrar um nível inspirado de jogo ofensivo, atormentando Alcaraz nas devoluções enquanto resistia ao espanhol na defesa em uma exibição impressionante de seus poderes restantes.
A tentativa de Djokovic de se tornar o campeão de Grand Slam mais velho de todos os tempos não pode ser mais fácil: ele enfrentará o segundo cabeça-de-chave Alexander Zverev nas semifinais, com o atual campeão Jannik Sinner ainda do outro lado do sorteio.
E ele admitiu que ficou “preocupado” com a lesão na parte superior da perna e disse que não sabe em que condições estará antes da semifinal de sexta-feira. “Se eu conseguir de alguma forma ser fisicamente bom o suficiente, acho que mental e emocionalmente estarei o mais motivado possível”, disse Djokovic.
Enquanto isso, Aryna Sabalenka também venceu uma dura batalha contra Anastasia Pavlyuchenkova e a atual campeã enfrentará Paula Badosa nas semifinais. Badosa encerrou a sequência de vitórias de Coco Gauff para chegar à sua primeira semifinal de Grand Slam.
Acompanhe as atualizações ao vivo de Djokovic x Alcaraz em nosso blog ao vivo abaixo.
Onde posso assistir ao Aberto da Austrália? Canal de TV e como transmitir online
As quartas de final do Aberto da Austrália estão em andamento, com o Grand Slam de abertura da temporada repleto de histórias à medida que a segunda semana do torneio avança.
Jannik Sinner e Aryna Sabalenka retornam como campeões em título e os dois números 1 do mundo continuam sendo os favoritos para defender seus títulos.
Mas os adversários estarão prontos para a luta, já que Novak Djokovic preparou um confronto semifinal com Alexander Zverev no lado masculino e Iga Swiatek parecendo forte no lado feminino.
A vitória de Djokovic sobre o Alcaraz foi o jogo do torneio até agora, mas ainda haverá muitas reviravoltas antes do fim de semana da fase final.
Jamie Braidwood22 de janeiro de 2025 00:16
Aryna Sabalenka prepara a semifinal do Aberto da Austrália com a boa amiga Paula Badosa
Aryna Sabalenka enfrentará a amiga Paula Badosa nas semifinais do Aberto da Austrália, depois de lutar pela vitória sobre Anastasia Pavlyuchenkova.
A série de 18 vitórias consecutivas da bicampeã em Melbourne Park parecia estar em sério perigo quando ela perdeu o segundo set na ventosa Rod Laver Arena.
Sabalenka lutou para controlar suas emoções e Pavlyuchenkova por duas vezes teve uma ruptura precoce no set decisivo, mas no final o poder da cabeça-de-chave a levou à vitória por 6-2, 2-6 e 6-3.
Sabalenka já fez pelo menos as semifinais em sete de seus últimos oito torneios de Grand Slam – ela perdeu Wimbledon no verão passado devido a uma lesão.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 23h16
Alexander Zverev chega às semifinais do Aberto da Austrália, apesar da pena ter causado uma interrupção bizarra
Djokovic enfrentará Alexander Zverev depois que o alemão chegou à sua terceira semifinal do Aberto da Austrália com uma vitória por quatro sets sobre o americano Tommy Paul, mas somente depois de uma briga ridícula com o árbitro por causa de uma pena caindo na quadra.
O segundo cabeça-de-chave, que busca o primeiro título de Grand Slam, havia perdido os dois encontros anteriores contra Paul, mas provou ser mais forte nos grandes momentos ao vencer por 7-6 (1) 7-6 (0) 2-6 6- 1.
Mas quando houve uma quebra no segundo set, perdendo por 4 a 2, Paul mandou um saque em dois, mas assim que o rali se desenvolveu, uma pena caiu na quadra antes que o alemão pudesse desferir um backhand cortado.
O árbitro Forcadell pediu let e ordenou que os jogadores repetissem o ponto, provocando uma resposta furiosa de Zverev.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 22h16
Novak Djokovic revela o significado por trás da acalorada celebração de Andy Murray: ‘Enfrentamos desafios todos os dias’
Novak Djokovic disse que optou por recorrer a Andy Murray depois de derrotar Carlos Alcaraz nas quartas de final do Aberto da Austrália como um “gesto de agradecimento” ao seu treinador.
Djokovic superou uma lesão na parte superior da perna para derrotar o Alcaraz em quatro sets, em uma batalha que o 10 vezes campeão descreveu como uma das mais ferozes que já lutou em Melbourne.
Depois de vencer o match point quase à 1h, Djokovic voltou-se para sua cabine de treinador e rugiu diretamente para Murray antes de apertar a mão de Alcaraz na rede.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 21h16
Carlos Alcaraz revela o ‘maior erro’ que cometeu na derrota para Novak Djokovic
Carlos Alcaraz admitiu que cometeu um “grande erro” na derrota nas quartas de final do Aberto da Austrália para Novak Djokovic, quando viu que seu oponente estava lutando contra uma lesão durante o segundo set.
Djokovic conseguiu lutar desde uma derrota para chegar ao 12º Aberto da Austrália em uma exibição vintage do jogador de 37 anos, mas Alcaraz disse que deixou o sérvio voltar à partida ao tirar o pé do acelerador no segundo set.
Djokovic fez uma pausa médica no final do primeiro set, deixando a quadra antes de retornar com uma cinta na perna esquerda, e Alcaraz disse acreditar que a partida contra o 24 vezes campeão do Grand Slam seria “mais fácil” a partir daí.
Djokovic admitiu que teria se retirado da partida se tivesse perdido dois sets para o Alcaraz, mas começou a jogar de forma mais agressiva nos ralis e sobreviveu para empatar a partida antes que os analgésicos fizessem efeito no início do terceiro set.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 20h16
Novak Djokovic revela lesão que quase forçou a aposentadoria durante vitória ‘épica’ sobre Carlos Alcaraz
Novak Djokovic revelou que quase foi forçado a se aposentar após a vitória “épica” nas quartas de final sobre Carlos Alcaraz no Aberto da Austrália.
Djokovic garantiu a vitória em um emocionante confronto nas oitavas de final em quatro sets, recuperando-se de uma derrota enquanto lutava contra uma lesão.
O 24 vezes campeão do Grand Slam teve um intervalo por lesão no final do primeiro set, quando Alcaraz se colocou na frente e pareceu sentir grande desconforto, mas se recuperou para vencer a partida com uma atuação vintage.
Mas o sérvio de 37 anos considerou não continuar, já que o Alcaraz ameaçou construir uma vantagem de dois sets, sendo que apenas o seu ressurgimento no empate o encorajou a continuar a jogar.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 19h16
O momento em que Carlos Alcaraz deixou Novak Djokovic montar uma recuperação épica e improvável no Aberto da Austrália
Quando Carlos Alcaraz viu seu grande rival Novak Djokovic sair mancando da quadra no final do primeiro set das quartas de final do Aberto da Austrália, o jovem de 21 anos admitiu ter sentido uma sensação de alívio. A experiência de Alcaraz na final dos Jogos Olímpicos de Roland Garros, onde Djokovic elevou o seu nível para ganhar a sua esquiva medalha de ouro no Verão passado, numa derrota extremamente emocional para o jovem espanhol, garantiu que ele não precisava de ser lembrado de quão temível adversário o jogador de 37 anos continua a ser. quando totalmente apto.
Mas enquanto Djokovic lutava para se mover de um lado para o outro, e muito menos devolver os golpes na corrida ou acertar o adversário no fundo da quadra, os ombros de Alcaraz relaxaram. Djokovic, de cabeça baixa, saiu da Rod Laver Arena para um intervalo médico, retornando após vários minutos com pesadas amarras na parte superior da perna esquerda. Poucos momentos depois, Alcaraz encerrou o primeiro set; tendo derrotado Djokovic em finais consecutivas de Wimbledon em melhor de cinco, parecia um longo caminho para o 10 vezes campeão do Aberto da Austrália.
Mas Alcaraz não esquecerá o que aconteceu a seguir.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 18h17
Novak Djokovic revida para vencer Carlos Alcaraz no thriller do Aberto da Austrália
Novak Djokovic provou ser o mestre do Melbourne Park mais uma vez com uma brilhante vitória no final da noite sobre o jovem pretendente Carlos Alcaraz.
O 10 vezes campeão do Aberto da Austrália está a apenas duas vitórias de seu 25º título de Grand Slam, após uma vitória por 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, concluída às 12h57, que deixará todo o vestiário em alerta. .
Uma preocupação potencial para Djokovic, que enfrentará o segundo cabeça-de-chave Alexander Zverev naquela que será sua 50ª semifinal de Slam, é um problema na perna esquerda que exigiu tratamento durante o set de abertura, mas ele pareceu melhorar fisicamente à medida que a partida avançava.
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 17h45
Novak Djokovic revela o significado por trás da celebração de Andy Murray
Novak Djokovic revela porque foi comemorar com Andy Murray após vencer o match point contra Carlos Alcaraz.
“Eu me sinto cada vez mais conectado com Andy a cada dia. Enfrentamos desafios todos os dias. As pessoas não veem isso obviamente.
“Tentamos aproveitar ao máximo cada dia e crescer juntos. Ele está tão comprometido com a minha carreira e com este torneio quanto pode.
“Então foi uma espécie de gesto de apreço, respeito por ele e pelo fato de que ele está lá fora, e não precisa estar.
“Ele aceitou trabalhar comigo. Ele está dando todo o apoio para mim, para toda a equipe, e tentando fazer dar certo.
“Esta foi uma grande vitória para todos nós, incluindo Andy e eu, você sabe, para o relacionamento. Sim, é por isso que fui até ele, porque me senti muito grato por ele estar lá.”
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 17h17
Novak Djokovic ‘preocupado’ com lesão antes das semifinais do Aberto da Austrália
Novak Djokovic admitiu que está “preocupado” com a lesão na perna esquerda, já que as atenções agora se voltam para a semifinal do Aberto da Austrália, na sexta-feira, contra Alexander Zverev.
“Tenho que avaliar a situação amanhã quando acordar. Vou tentar fazer o máximo que puder com minha equipe de recuperação, com meu fisioterapeuta hoje, amanhã, nos próximos dias. Provavelmente faltará ao treino amanhã.
“Vou ver se vou treinar daqui a dois dias ou não. Vou levar isso dia após dia. Agora é realmente uma questão de recuperação.
“Estou preocupado. Eu sou, para ser honesto, fisicamente. Mas se eu conseguir, de alguma forma, ser fisicamente bom o suficiente, acho que mental e emocionalmente estou o mais motivado possível.
“Esta partida esgota os dois jogadores. Quase três horas e meia, quatro horas de batalha incrível, de alta intensidade, claro que tem seu preço.
“Ao mesmo tempo, acho que tem mais impacto no lado físico do que no mental e emocional. Na verdade, parece que você está se alimentando desse tipo de vitória.
“É assim que me sinto agora. Espero poder me movimentar fisicamente com liberdade e estar pronto para jogar cinco sets.”
Jamie Braidwood21 de janeiro de 2025 16h46