Depois de liderar a primeira vitória em casa na Premier League contra o Chelsea, Liam Delap refreou as especulações de que está pronto para se mudar em janeiro, dizendo que está “apenas focado em Ipswich” e reconheceu como continua a melhorar sob o comando de Kieran McKenna e sua equipe técnica.
O jogador de 21 anos marcou seu sétimo gol na campanha depois de vencer e desferir com segurança o primeiro pênalti do Town na temporada, aos 12 minutos do jogo de ontem à noite em Portman Road. Ele então desempenhou um papel importante na preparação de Omari Hutchinson para o segundo gol aos 53 minutos, que selou uma vitória memorável por 2 a 0 sobre o quarto colocado, deixando os Blues a um ponto da segurança, com 15 no meio do caminho.
O jogador que assinou por £ 15 milhões iniciais, subindo para £ 20 milhões do Manchester City no verão, após seu período de empréstimo no campeonato com o Hull City, recebeu muitos elogios dos especialistas por suas poderosas exibições de ação nesta temporada.
Ao analisar o empate em casa de 1 a 1 com o Manchester United em 24 de novembro para a partida do dia 2 da BBC, Danny Murphy o descreveu como o capitão da Inglaterra e o ‘óbvio sucessor de longo prazo’ da estrela do Bayern de Munique, Harry Kane, dizendo que ele é ‘o melhor jovem inglês atacante lá fora’.
O técnico do Chelsea, Enzo Maresca, aproveitou sua coletiva de imprensa pré-jogo antes da viagem a Suffolk para também falar lírico sobre um jogador com quem trabalhou de perto ter chegado ao Man City como chefe do Citizens ‘Elite Development Squad, apoiando-o para ‘ tornar-se um jogador importante para a Inglaterra’.
O internacional Sub-21 da Inglaterra está relacionado com um retorno ao seu antigo clube – que não tem cláusula de revogação, pois se trata de uma transferência permanente, mas pode ter a opção de igualar qualquer oferta aceita – entre outros clubes importantes.
Mas questionado se ele conseguiu bloquear todo o barulho que o ligou a uma grande mudança de Portman Road, com a janela de transferências de janeiro prestes a abrir, e se concentrar em seu jogo, ele respondeu: “Sim, não”. Eu realmente não olho para coisas assim. Então, sim, estou focado apenas em Ipswich.”
Com Hutchinson (Arsenal e depois Chelsea) e ele mesmo tendo saído da academia de um grande clube antes de demonstrar o que podem fazer no palco da Premier League com uma transferência para um clube recém-promovido, ele disse: “Como um jovem jogador, você só quero ir jogar futebol.
“Temos sorte de jogar na Premier League. Acho que temos uma grande oportunidade aqui em Ipswich e estamos apenas tentando mostrar nossa habilidade semana após semana, isso é uma grande vantagem para mim.”
O capitão do Town, vencedor da FA Cup e da Copa UEFA, Mick Mills, descreveu a exibição arrojada de Delap em seu resumo da partida na BBC Radio Suffolk como uma das melhores atuações de atacante que ele já testemunhou de um jogador dos Blues em Portman Road.
Questionado se classificou aquela que se tornou uma temporada marcante como uma de suas principais partidas na Premier League, ele também fez questão de se concentrar no que seus companheiros de equipe trouxeram para ela.
“Sim, 100 por cento. Obviamente, individualmente, mas coletivamente também”, disse ele.
“Acho que todos que começaram e entraram tiveram um papel muito bom e importante a desempenhar e todos executaram isso de maneira excelente e é por isso que conquistamos os três pontos.”
Solicitado a resumir sua própria temporada até agora, tendo agora chegado à metade com sete gols marcados na Premier League, após encerrar uma espera de seis jogos pelo próximo, ele rapidamente reconheceu o papel de McKenna e sua equipe técnica. jogaram.
“Acho que, obviamente, tive a confiança de vir aqui sob o comando do técnico e da equipe, na maneira como eles jogam e em como ele (Kieran McKenna) iria me melhorar”, disse ele.
“Toda a equipe e o técnico realmente me ajudaram a melhorar e acho que melhorei muito nas últimas semanas.
“Acho que ainda tenho mais por vir. Obviamente, estou feliz como indivíduo, mas acho que ainda posso fazer mais e precisamos continuar pressionando.”
O relacionamento de Omari continua a florescer
Ao encerrar a sequência de seis jogos sem gols, o jovem de 21 anos disse que também foi uma sensação ótima.
“Sim, 100 por cento, é sempre bom marcar e Omari também se saiu muito bem no seu gol, então sim, estamos orgulhosos.”
Depois de se ter juntado ao seu companheiro de selecção Sub-21 da Inglaterra para o segundo golo, após aproveitar um passe perdido de Axel Disasi, ele sente que está a construir-se uma relação em benefício do clube e do país.
“Ambos temos a mesma idade, somos novos na Premier League e acho que quanto mais jogamos um com o outro, mais nos entendemos e construímos uma conexão muito boa”, disse ele.
Sobre a noite extra especial do ex-atacante do Chelsea e do Arsenal, depois de comemorar seu gol aos 53 minutos com um salto mortal para trás contra seus ex-empregadores, ele disse: “Obviamente, passando pelas camadas jovens, é provavelmente um jogo que ele deseja jogar ainda mais e para atuar como ele fez esta noite.
“Todos nós sabemos que ele é um jogador muito bom e ele acabou de mostrar o quão bom ele é esta noite.”
‘Demos aos fãs o que eles merecem’
Depois de esperar 10 jogos para finalmente conseguir a primeira vitória em casa na Premier League no último jogo de 2024, Delap saudou-o como um esforço de equipa que proporcionou uma recompensa justa aos seus pacientes torcedores.
“Foi um desempenho fantástico de todos que jogaram e essa vitória já vem acontecendo há muito tempo, então foi bom finalmente consegui-la”, disse ele.
💙 BOM dia #ITFC fãs 😊
O MOMENTO Portman Road celebrou um #PremierLeague vitória pela primeira vez em mais de 22 anos 🙌 💙#CFC tinha perdido apenas 3 jogos em 18, mas não era páreo para um time com 6 jogadores titulares que ganhou a promoção da League One com McKenna 💪 pic.twitter.com/mXsoftcGXi1
-Russell Claydon (@russclaydon) 31 de dezembro de 2024
Colocando-lhe que deve ter sido muito bom finalmente tirar das costas o macaco da vitória em casa, ele respondeu: “Sim, 100 por cento. Acho que as performances que temos feito provavelmente merecem isso.
“Sofremos golos tardios e provavelmente não finalizámos as nossas oportunidades tão bem como deveríamos.
“Mas esta noite mostramos que todas as partes do nosso jogo foram muito boas e finalmente demos aos torcedores o que eles merecem.”
Sobre se a primeira vitória em casa, colocando os Blues a um ponto de segurança, atualmente ocupado pelos Wolves, pode ser um trampolim para seu esforço de sobrevivência antes de viajar para outro grande sucesso no Fulham no domingo (14h), ele disse: “ Sim, 100 por cento.
“Acho que provavelmente não muda muito; estivemos muito bem em jogos aqui nesta temporada e provavelmente não foi bom para nós, mas esta noite acho que tudo correu a nosso favor.
“Então, sim, podemos simplesmente desenvolver isso e continuar melhorando nossas performances e esperamos conseguir mais algumas.”
Barulho dos torcedores da casa intimida adversários
O Chelsea só havia sofrido a derrota três vezes em suas 18 partidas na Premier League antes do confronto de final de ano e, apesar de seu técnico Enzo Maresca ter minimizado a situação, eles eram considerados verdadeiros candidatos ao título.
E Delap e seus companheiros de equipe não tiveram dúvidas de que precisavam ter um desempenho de alto nível para ter a chance de quebrar sua posição na primeira divisão antes que a cortina caísse em 2024.
“Conhecemos a qualidade do adversário, eles têm jogadores incríveis, por isso sabemos que se cometermos um deslize pelo menos uma vez eles poderão capitalizar”, disse ele.
“Sabemos a importância de manter a concentração a cada minuto.”
Na atmosfera intimidante, as estrelas do Chelsea tiveram que lidar em Portman Road, enquanto quase 27.000 torcedores da casa gritavam cada toque que seu time recebia ao sair das armadilhas, com os níveis de ruído apenas aumentando quando eles chegaram à frente após a cobrança de pênalti de Dealp, ele disse: “Sabemos que quem jogarmos aqui não vai gostar. A torcida e a intensidade com que jogamos são muito boas.
“Sabemos que qualquer pessoa que aparecer aqui terá uma noite difícil.”
Guarda-redes que regressa é elogiado pela exibição “fantástica”
Delap também reconheceu o grande desempenho de Christian Walton no gol, tendo substituído o número um Aro Muric naquele que foi apenas seu segundo jogo como titular na Premier League pelo Town, sendo o último no primeiro dia da temporada contra o Liverpool, com este lesionado.
Ele disse: “Sim, 100 por cento. Acho que não só ele, mas todos (tiveram um papel importante).
“Temos muita sorte de ter dois goleiros de excelente talento.
“Aro tem se saído muito bem nas últimas semanas e isso só mostra o quão bem treinamos e como todos estão ligados porque ele não joga há algum tempo.
“Entrar e atuar assim é fantástico.
“É apenas crédito para ele e crédito para sua ética de trabalho nos últimos meses, quando ele não jogou.”
*Como leitor, sabemos o valor que você atribui ao jornalismo local confiável. No SuffolkNotícias estamos empenhados em fornecer a melhor cobertura das comunidades de todo o condado e só podemos fazer isso com o apoio dos nossos leitores. Ao se tornar um assinante, você não apenas nos apoia nesta missão, mas também desbloqueia uma série de benefícios, incluindo acesso ilimitado ao nosso site publicitário SuffolkNews e às edições digitais de todos os nossos jornais semanais. Você pode saiba mais sobre assinaturas aqui.
Utilize o código promocional Russell Claydon para obter uma assinatura anual por menos de £25 – agradecemos muito o seu apoio. Obrigado