O Wellington Phoenix se concentrou em seus princípios defensivos e em um plano de jogo mais amplo enquanto tenta impedir uma derrapagem de três partidas na Isuzu UTE A-League.
O Phoenix recebe o Newcastle Jets no Sky Stadium na tarde de sábado e espera terminar 2024 em alta.
O Nix teve um dezembro inesquecível, com derrotas para Auckland, Macarthur e Western Sydney fazendo com que saíssem dos seis primeiros.
Mas o técnico do Phoenix, Giancarlo Italiano, acredita que sua equipe está a 90 minutos de retomar a temporada.
“Não vou esconder o fato de que perder três no trote não é uma sensação boa”, disse Italiano à mídia antes do treino de sexta-feira.
“Mas o grupo está focado. Ainda estamos todos juntos e estamos muito determinados a mudar isso.
“Houve uma nova ênfase em nossos princípios defensivos.
“A única coisa que abordamos mais do que tudo foi quando sofremos (contra o Wanderers)… jogamos o resultado, perdendo por dois a zero, em vez de seguir o que trabalhamos.
“Conseguimos abordar isso como um grupo esta semana. (Nós) conversamos sobre isso e também sobre permanecermos juntos e não perdermos o foco, e garantirmos que seguiremos o plano de jogo. Todos os meninos levaram isso em consideração.”
Italiano não acredita que precise fazer mudanças estruturais ou pessoais significativas para mudar sua sorte.
“Em grande parte ainda estamos na infância desta equipe.
“Temos alguns jogadores do ano passado, com uma mistura de jogadores novos e muitos jogadores jovens aos quais estamos dando oportunidade. Faz parte da experiência de aprendizagem deles.
“Não espero que sejam perfeitos. Os jogadores cometem erros ou erros de julgamento, e isso acontece. Acabamos de ser punidos por eles no fim de semana.
“Isso já passou, trata-se de reorientar e garantir que seguimos aquilo em que acreditamos e como queremos jogar.”
Os jogadores tiveram folga no dia de Natal e tiveram a chance de “reiniciar um pouco” antes de voltarem suas atenções para o Newcastle Jets.
“Eles são um time perigoso. Conheço muito bem o treinador, respeito-o muito e ele também é um bom rapaz.
“Dá para perceber que ele tem um time muito jovem e ele tenta fazer com que seu time seja expansivo e esteja na frente.
“E eles têm alguns jogadores muito perigosos na frente; (Eli) Adams e Clayton Taylor podem te machucar. Temos que ter certeza de que os impediremos de pegar a bola.
“Mas, novamente, se seguirmos nosso plano de jogo e trabalharmos nas coisas em que acreditamos, acho que podemos marcar alguns gols amanhã.”
E Italiano diz que “não é diferente de qualquer outra equipe” que se prepara para enfrentar seu ex-mentor Rob Stanton.
“Para ser justo, estou começando a conhecer a maioria dos treinadores agora. Todos nós já estivemos nesse círculo de coaching.
“Será bom vê-lo e somos ambos muito competitivos, por isso gostaria de ter o direito de me gabar no final.
“Mas é como qualquer outro jogo. Entramos, analisamos e garantimos que temos todas as nossas bases cobertas.”
Giancarlo Italiano ficará sem o experiente atacante Marco Rojas por mais três a quatro semanas devido a uma lesão no tornozelo, e o zagueiro dos All Whites, Tim Payne, que sofreu uma lesão no treino de quinta-feira.
Isso dará uma oportunidade a jogadores mais jovens como Luke Brooke-Smith, que se tornou o jogador mais jovem do Phoenix na história da A-League quando fez sua estreia profissional contra o Western Sydney aos 16 anos e 199 dias de idade.
“Fiquei muito feliz com o desempenho dele e com o desempenho de (Nathan) Walker no segundo tempo.
“Achei que eles nos deram uma dinâmica diferente. Eles estavam na frente, queriam avançar e foram muito, muito positivos.
“Com os bolsistas… quero dar a eles o máximo de exposição possível aos jogos e fazer parte desses jogos, porque acho que é muito, muito importante para o desenvolvimento deles.
“Sei que não estamos num bom momento de forma, mas também é bom para eles aprenderem a fazer parte do grupo e verem o que é necessário para nos tirar desta pequena crise de forma.”
A partida da 10ª rodada da Isuzu UTE A-League entre Wellington Phoenix e Newcastle Jets está programada para começar no Sky Stadium em Wellington às 17h de sábado e será transmitida gratuitamente no Sky Open na Nova Zelândia e AO VIVO na Sky Sport 2 na Nova Zelândia e na Paramount+ na Austrália.
Reunião mais recente: 19 de abril de 2024 – Newcastle Jets 1 Wellington Phoenix 1
Confrontos diretos de todos os tempos da A-League: Phoenix 25W, jatos 17W e 7D.
Seleção do Wellington Phoenix (dois a serem omitidos):1 Josh OLUWAYEMI (gk), 3. Corban PIPER, 4. Scott WOOTTON, 5. Fin ROA CONCHIE, 7. Costa BARBAROUSES, 8. Paulo RETRE, 9. Hideki ISHIGE, 12. Mo AL-TAAY, 14. Alex RUFER (c ), 15. Isaac HUGHES, 17. Gabriel SLOANE-RODRIGUES, 18. Luke KELLY-HEALD, 19. Sam SUTTON, , 23. Luke SUPYK, 25. Kazuki CASADO, 27. Matt SHERIDAN, 29. Luke BROOKE-SMITH, 30. Alby KELLY-HEALD (gk), Jayden Smith, 41. Nathan CAMINHANTE.
Indisponível: 6. Tim PAYNE (lesionado), 11. Stefan COLAKOVSKI (lesionado), 21. Marco ROJAS (lesionado).
Imagem principal: O Wellington Phoenix em sessão de treinamento no NZCIS. Foto: Cam McIntosh/Photomac.