Os filmes mais comentados de 2024

Os filmes mais comentados de 2024

Nunca deixe ninguém lhe dizer que foi um ano ruim para o cinema, porque, de acordo com nossas pontuações de resenhas, houve muitas inscrições excelentes para os cinéfilos aproveitarem. Todos os anos, reunimos nossos filmes com melhor avaliação em uma única lista e, de acordo com nossa contagem, 22 filmes receberam as notas máximas das críticas oficiais do IGN em 2024, o que significa que foram premiados com 9 ou 10. Com tantos filmes fortes chegando lançado este ano, não culparemos você se você perdeu alguns, então estamos aqui para fornecer um relato completo de cada filme de 2024 que o IGN classificou como “Incrível” (9) ou “Obra-prima” (10).

Vamos começar com os três filmes que receberam nota 10.

Sasquatch e Mad Max Sagas

O primeiro é Pôr do sol do Sasquatchuma história maluca sobre uma família de sasquatches não-verbais. O revisor Clint Gage é sincero sobre o quão divisivo o filme provavelmente será para o público, mas ele adorou, chamando-o de uma “obra-prima emocional do cinema experimental”. Experimente se você estiver aberto a algo verdadeiramente não convencional. Outro filme não convencional deste ano é Enigma do Fogoum filme de estreia impressionante de Weston Razooli que é uma mistura bizarra de crime, fantasia de conto de fadas e lógica de busca de videogame (realmente) sobre um grupo de crianças em uma aventura para encontrar uma torta de mirtilo para sua mãe doente. Não vamos estragar mais nada sobre este filme especial, mas procure-o se quiser ver um dos melhores e mais estranhos filmes do ano.

Por último, para os 10, temos Furiosa: Uma Saga Mad Maxa tão esperada prequela de Mad Max: Fury Road. Estrelando a sempre incrível Anya Taylor-Joy como uma encarnação mais jovem do Imperator Furiosa (interpretada por Charlize Theron em Fury Road), esta odisséia em um terreno baldio tem um registro tonal muito diferente de sua contraparte de 2015, mas sua abordagem mais melancólica e voltada para o personagem torna é um candidato fácil a um dos melhores do ano. Mesmo que você não seja tipicamente uma pessoa de Mad Max, vale a pena assistir Taylor-Joy’s desempenho fantástico e algumas sequências de ação estelares. Infelizmente o filme não iluminou a bilheteriaentão se você não assistiu nos cinemas, não deixe de assistir em casa.

TVs que brilham, pensando em morrer e favoritos de festivais

Quanto aos 9, temos alguns para passar. Começaremos com Eu vi o brilho da TVum filme de terror artístico da diretora Jane Schoenbrun. Este é um dos filmes mais intensamente pessoais e idiossincráticos do ano, e não apenas conquistou a comunidade Letterboxd, mas também recebeu elogios de cineastas icônicos como Martin Scorsese e Paulo Schrader. Falando em cineastas icônicos, fique atento no início do próximo ano para Steven Soderbergh Presençaum filme de terror experimental rodado da perspectiva de uma entidade paranormal. Siddhant Adlakha avaliou o filme para o IGN no Festival de Cinema de Sundance, dizendo que é um “thriller de casa mal-assombrada engenhoso” e uma “brincadeira de gênero da meia-noite”. Presença será lançado nos cinemas em 24 de janeiro de 2025.

E se estamos falando de favoritos do festival, temos que mencionar O brutalistaque se tornou um dos filmes mais aclamados do ano após uma turnê de festivais que incluiu Veneza, TIFF e NYFF. Este épico de três horas e meia é do diretor Brady Corbet e é estrelado por Adrien Brody e Felicity Jones. Brody interpreta László Tóth, um arquiteto e sobrevivente do Holocausto que viaja para a América e trabalha para trazer sua esposa e sobrinha da Europa. Embora alguns possam recusar o tempo de execução prolongado (incluindo um intervalo à moda antiga), o crítico Chase Hutchinson recomenda que você persista, dizendo que o filme é uma “visão ousada, bonita e brutal dos Estados Unidos, não como gostamos. pensar no país, mas como ele realmente é para aqueles que estão sufocados por baixo dele.”

Alguns outros queridinhos do festival de cinema deste ano incluem a entrada no Sundance Às vezes penso em morreruma comédia de humor negro nada amigável para SEO, estrelada pela ex-aluna de Star Wars, Daisy Ridley, como uma funcionária de escritório suicida que luta contra uma forte solidão. A revisora ​​Marya E. Gates disse que Ridley oferece uma “atuação rica e ressonante” e que os “toques surreais da diretora Rachel Lambert aumentam sua melancolia”. Há também Cante Canteque estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2023, mas foi devidamente lançado este ano pela A24. O filme é estrelado por Colman Domingo como Divine G, um homem encarcerado que reúne seus companheiros de prisão com um grupo de teatro improvisado. O crítico Carlos Aguilar chamou o filme, que é mais um vencedor da filmografia de Domingo, de um “drama comovente e um lembrete inspirador de como a comunidade e uma saída para a autodescoberta podem moldar positivamente a perspectiva de alguém”.

Guerras Civis, Desafiadores e Bondade

A24 distribuiu outros dois filmes de nossa lista, sendo o primeiro o blockbuster de Alex Garland Guerra civil. Garland é geralmente mais conhecido por seus filmes de ficção científica de menor escala, como Ex Machina e Aniquilação, mas com este filme ele saltou para um épico de ação especulativa repleto de performances excelentes e cinematografia estelar. Liderada por Kirsten Dunst e Cailee Spaeny, Guerra Civil é tensa e emocionante da maneira certa. O segundo filme aqui é Planeta Janeteum filme sobre amadurecimento e a estreia na direção de Annie Baker, que fez uma turnê com vários festivais em 2023 antes de finalmente ser lançado este ano. Tipicamente mais associada ao seu trabalho no teatro como dramaturga, Baker não perdeu um passo na sua transição para o cinema, com a crítica do IGN a dizer que a “estética fotográfica do filme realça o seu sentido distinto de tempo, lugar e memória”.

Se você estava procurando novas entradas de alguns de nossos diretores mais célebres, 2024 também estava repleto delas. O autor italiano Luca Guadagnino (Remake de Suspiria Heads Unite) se entregou Desafiadoresum drama de suor e sexo apresentando um triângulo amoroso e muito tênis. Estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor, o filme foi amplamente apreciado pelos fãs e críticos de cinema, incluindo os nossos. Para filmes que foram não amplamente amado, veja o projeto de paixão de longa gestação de Francis Ford Coppola Megalópoleque tropeçou na crítica e no público, mas encontrou alguns defensores, inclusive aqui no IGN. Estrelado por Adam Driver como um arquiteto visionário em um século 21 alternativo, é um filme difícil de descrever sem parecer um pouco estranho. Diremos apenas que se você estava procurando por algo que só poderia ter vindo de uma mente artística singular (para o bem ou para o mal), Megalópolis é realmente uma experiência única.

Em Anora, Mikey Madison interpreta uma trabalhadora do sexo que passa por uma série bizarra de eventos quando os pais de seu novo marido tentam anular o casamento.

A sensação surreal Yorgos Lanthimos também voltou aos cinemas este ano com Tipos de bondadeum filme antológico com três histórias sombrias e cômicas. Reunindo-se com a musa regular Emma Stone (você viu Poor Things no ano passado, não foi?), o diretor grego entregou mais um filme gonzo preparado para os malucos. Seu estilo não é para todos, mas se você conseguir entrar no comprimento de onda dele, não há ninguém fazendo exatamente esse tipo de filme no nível dele no momento. E é claro que também temos Sean Baker anoraum dos filmes mais comentados do ano enquanto nos preparamos para a temporada de premiações. Mikey Madison, que antes disso era mais conhecida por seu trabalho em Pânico 5, tornou-se uma das favoritas nas categorias de Melhor Atriz devido à sua atuação como personagem-título, uma trabalhadora do sexo que passa por uma série bizarra de eventos quando seu novo os pais do marido tentam anular o casamento.

Os mortos vivem!

E se estamos falando de autores, temos que mencionar Nosferatuso último filme do aclamado diretor Robert Eggers. Conhecido por excelentes filmes como A Bruxa e O Norte, Eggers canaliza sua energia gótica ao refazer o clássico de 1922 de FW Murnau, que é comumente considerado um dos filmes de terror historicamente mais importantes de todos os tempos. Embora alguns fãs do romance original possam lamentar seus desvios do material original, Nosferatu extrai de uma fascinante mistura de influências além do livro e do filme de Murnau, como o filme em preto e branco de 1932 Vampyr, o remake de 1979 de Werner Herzog, Francis Ford Adaptação de Coppola de 1992, e ainda traz um pouco do DNA de O Exorcista. Este está chegando aos cinemas no dia de Natal, então se você estiver com vontade de ver uma peça de época encharcada de sangue depois de abrir seus presentes, não perca.

Houve algumas entradas de franquia fortes este ano também. Um lugar tranquilo: primeiro diao terceiro filme da série de terror de ficção científica, surpreso por ser muito melhor do que uma prequela comum tem o direito de ser. Apresentando ótimas atuações de Lupita Nyong’o e Joseph Quinn e um confiante história guiada por personagensO primeiro dia provou que esta franquia tem mais vida do que muitos esperariam. Também vimos a conclusão da Warner Bros. adaptação animada em duas partes do clássico seminal da história em quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons, Watchmen com Vigilantes: Capítulo II. O revisor Zaki Hasan só elogiou o segundo capítulo, escrevendo que “as muitas maneiras pelas quais ele se mantém fiel às suas raízes encantaram este fã dos quadrinhos, mas pode facilmente servir como uma entrada nesta história para alguém que a vivencie de forma nova”.

Nosferatu extrai uma mistura fascinante de influências além do livro e do filme de Murnau.

Mantendo a animação, os Looney Tunes logo entrarão em ação com O dia em que a Terra explodiu: um filme do Looney Tunes. Depois da situação incrivelmente desanimadora com o estantes de Coyote vs. Acmeeste filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e está previsto para ser lançado mundialmente em 28 de fevereiro de 2025. O crítico Rafael Motamayor disse que o filme “tem piadas suficientes por minuto para deixar o público sem fôlego de tanto rir, mas também um grande coração isso mostra por que esses personagens são tão amados mesmo depois de quase 90 anos.” Por falar nisso, outra animação básica retornará em breve com Wallace e Gromit: a vingança da maioria das avesum novo longa-metragem da franquia britânica claymation. Apresenta o retorno do antagonista de The Wrong Pants, Feathers McGraw, e de acordo com o crítico do IGN, Ryan Gaur, “está ombro a ombro com alguns dos melhores trabalhos da Aardman”. Esse será lançado na BBC One e BBC iPlayer em 25 de dezembro e será transmitido na Netflix a partir de 3 de janeiro de 2025.

Anime perverso

Para os fãs de anime presentes na plateia, queremos destacar dois filmes em particular. O primeiro é O conciergeuma adaptação da série de mangá de Tsuchika Nishimura, The Concierge at Hokkyoku Department Store, que gira em torno de um shopping center para animais antropomórficos (os funcionários são humanos, se você está se perguntando). O revisor Kambole Campbell elogiou a forma como o filme adaptou o mangá, dizendo que The Concierge tem um “estilo de arte animado e expressivo e personagens maravilhosamente absurdos”. O segundo é Haikyu!! A batalha do lixoque é uma sequência da série de anime Haikyu!! Esta série é sobre o time de vôlei da Karusono High School e o membro Shoyo Hinata em particular, com o filme detalhando uma partida particularmente importante contra a Nekoma High School. O revisor Mike Mamon disse que o filme é “um relógio encantador para fãs de longa data que funciona como uma amostra divertida para os curiosos sobre esta amada série”.

E por último em nossa lista está a tão esperada adaptação cinematográfica de Malvadoo amado musical da Broadway que funciona como uma prequela de O Mágico de Oz. Esta Parte 1 de 2 do diretor Jon M. Chu é estrelada por Cynthia Erivo como Elphaba e Ariana Grande como Galinda. Dados os totais de bilheteria e A CinemaScore, a crítica do IGN, Alyssa Mora, não foi a única a amar a maneira como o filme traz o musical para a tela grande. Ela escreveu que “esta adaptação cinematográfica resume o que os musicais modernos podem e devem ser” e que “Wicked sem dúvida imortalizará Grande e Erivo na história musical do cinema”. Isso é um grande elogio! Claro, você sabe do que ela está falando, pois já viu, não é?

Quais foram seus filmes favoritos de 2024? Vamos discutir nos comentários!

Carlos Morales escreve romances, artigos e ensaios de Mass Effect. Você pode acompanhar suas fixações em Céu Azul.

FONTE DO ARTIGO

Compartilhe:

Mais Posts