KIDS estão se fantasiando de irmãos Menendez para o Halloween e isso gerou indignação entre os apoiadores da notória dupla.
Os críticos online estão criticando os pais que permitiram que seus filhos usassem fantasias no estilo de Erik e Lyle Menendez, a dupla conhecida por matar a mãe e o pai a tiros em sua mansão em Beverly Hills em 1989.
Dezenas de vídeos postados no TikTok mostram crianças e adultos vestindo fantasias que se parecem com a dupla, que foi condenada pelo assassinato de Jose e Kitty Menendez em 1996.
O ressurgimento da popularidade no caso se deve em parte à série dramática de Ryan Murphy, Monsters: The Menendez Brothers, que estreou na Netflix no mês passado.
O polêmico desfile trouxe uma tendência de as pessoas se vestirem como os irmãos na moda luxuosa dos anos 80, incluindo suéteres formais e óculos de sol vintage.
No entanto, as fantasias de Halloween foram consideradas “desrespeitosas” para os irmãos Menendez, que argumentaram em seus julgamentos de assassinato que mataram seus pais em legítima defesa, após anos de abuso sexual por parte de seu pai.
LEIA MAIS IRMÃOS MENENDEZ
Embora os promotores argumentassem que os irmãos foram motivados pela ganância pela fortuna de US$ 14,5 milhões de seus pais, o caso foi amplamente divulgado ao ser transmitido pela Court TV.
Dana Pooley, uma mãe que postou um vídeo sobre o desejo de vestir seu filho como Erik para o Halloween, disse ao The US Sun que ela se inspirou simplesmente no cabelo cacheado de seu filho, que lembrava o de Erik quando adolescente.
“Infelizmente, ele não me deixa vesti-lo de Erik tanto quanto eu gostaria”, disse Pooley, que posta sob o nome @dana.pooley, sobre seu filho no vídeo.
“Tive a ideia simplesmente porque o cabelo do meu filho me lembra o cabelo do Erik e já faz algum tempo que sou obcecado pelos irmãos Menendez.
“Então, como eles estão de volta aos holofotes, foi apenas uma ideia que tive.”
Os apelos públicos para que os irmãos fossem libertados da prisão aumentaram à medida que os familiares da dupla realizaram uma conferência de imprensa recentemente implorando pela sua libertação – e até Kim Kardashian mostrou o seu apoio ao movimento.
Além dos comentários do TikTok em resposta a vídeos de pessoas exibindo suas roupas no estilo Menendez, um usuário do Reddit postou um discurso furioso em um tópico de discussão dedicado aos irmãos.
“Quero dizer, MÚLTIPLAS pessoas estão vestindo seus filhos como eles”, disse o usuário do Reddit sob o nome @outrageous-county-96.
“Monstros literalmente fizeram as pessoas verem os irmãos como personagens fictícios, em vez de vítimas de abuso da VIDA REAL REAL”, criticou o usuário.
“Cada vez que entro nas redes sociais, outra pessoa obcecada por Monstros está fazendo algo flagrantemente desrespeitoso, e isso fica cada vez pior cada vez que eu verifico.”
Linha do tempo do caso dos irmãos Menendez
Erik e Lyle Menendez cumprem pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional desde julho de 1996.
Os irmãos foram condenados por matar seus pais a tiros em sua casa em Beverly Hills, em agosto de 1989.
Linha do tempo:
20 de agosto de 1989 – José e Kitty Menendez são encontrados mortos devido a vários ferimentos de arma de fogo.
8 de março de 1990 – Lyle é preso em frente à mansão de seus pais em Beverly Hills.
11 de março de 1990 – Erik se entrega à polícia depois de voltar de Israel para Los Angeles.
20 de julho de 1993 – O julgamento altamente divulgado de Lyle e Erik começa e termina semanas depois com anulação do julgamento.
11 de outubro de 1995 – Começa o segundo julgamento de Lyle e Erik.
20 de março de 1996 – Os irmãos Menendez são condenados por duas acusações de homicídio em primeiro grau e conspiração para cometer homicídio.
2 de julho de 1996 – Lyle e Erik são condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional e enviados para prisões separadas.
Fevereiro de 2018 – Lyle é transferido para a prisão de San Diego, onde Erik está detido.
4 de abril de 2018 – Lyle foi transferido para a mesma unidade habitacional que Erik – a primeira vez que os irmãos se reuniram em mais de 20 anos.
Maio de 2023 – O advogado que representa Lyle e Erik entra com uma petição de habeas depois que Roy Rosselló, membro da boy band porto-riquenha Menudo, fez acusações de abuso sexual contra Jose Menendez.
19 de setembro de 2024 – Monstros: a história de Lyle e Erik Menendez é lançada na Netflix.
3 de outubro de 2024: O promotor distrital de Los Angeles, George Gascón, disse que seu escritório estava analisando novas evidências relacionadas às condenações de Lyle e Erik.
7 de outubro de 2024 – O documentário Menendez Brothers sai na Netflix.
16 de outubro de 2024 – Familiares dos irmãos Menéndez dão entrevista coletiva implorando que os irmãos sejam libertados da prisão.
24 de outubro de 2024 – O promotor distrital do condado de Los Angeles, George Gascón, recomenda que os irmãos sejam novamente condenados.
Eles continuaram: “A parte mais louca disso é que quase todos esses vídeos libertaram os irmãos Menendez na legenda.
“Como se você estivesse brincando, certo? Você os apoia, mas simplesmente não os apoia o suficiente para realmente levar a sério o abuso deles?”
A menos que Erik e/ou Lyle tenham dito que pessoalmente tiveram um problema com isso, não vejo problema.
Dana PooleyMãe TikTok
Uma postagem compartilhada pelo comediante Benito Skinner, que tem mais de 1,4 milhão de seguidores sob o comando @bennydrama7, mostrou-o com o ator Adam DiMarco enquanto os dois vestidos como os irmãos Menendez retratados na série Monstros.
“Libertem os irmãos menéndez !!” A legenda de Skinner dizia.
No entanto, a legenda não impediu que os apoiadores dos irmãos Menendez atacassem nos comentários do vídeo, que tem mais de 142 mil curtidas e 900 mil visualizações.
“Erik e Lyle não são personagens de filmes, nem nada parecido. Eles são pessoas REAIS… isso é nojento”, um deles rebateu.
“Eu realmente preciso saber o que se passa na cabeça das pessoas para pensar que não há problema em se vestir como sobreviventes de abuso infantil…”, escreveu outro.
“Achei que foi decidido que isso é altamente inapropriado e insensível de se fazer ???” um terceiro acrescentou.
O US Sun entrou em contato com Skinner e DiMarco para comentar.
Declaração completa de Erik Menéndez
Erik Menendez compartilhou sua resposta à série Netflix de Ryan Murphy, Monsters: The Lyle e Erik Menendez Story, por meio de sua esposa, que postou a declaração de Erik no X.
“Eu acreditava que tínhamos ido além das mentiras e das representações ruinosas do personagem Lyle, criando uma caricatura de Lyle enraizada em mentiras horríveis e descaradas que se espalham pela série.
“Só posso acreditar que eles fizeram isso de propósito. É com o coração pesado que digo: acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para fazer isso sem má intenção.”
“É triste para mim saber que o retrato desonesto da Netflix das tragédias que cercam o nosso crime fez com que as dolorosas verdades retrocedessem vários passos – de volta no tempo, a uma época em que a acusação construía uma narrativa sobre um sistema de crenças de que os homens não eram abusados sexualmente, e que os homens vivenciaram o trauma de estupro de maneira diferente das mulheres.
“Essas mentiras terríveis foram interrompidas e expostas por inúmeras vítimas corajosas ao longo das últimas duas décadas, que superaram a sua vergonha pessoal e falaram corajosamente.
“Então agora Murphy molda sua narrativa horrível através de retratos vis e terríveis de personagens de Lyle e de mim e calúnias desanimadoras.
“A verdade não é suficiente? Deixe a verdade permanecer como a verdade. Quão desmoralizante é saber que um homem com poder pode minar décadas de progresso no esclarecimento de traumas infantis.
“A violência nunca é uma resposta, nunca é uma solução e é sempre trágica. Como tal, espero que nunca se esqueça que a violência contra uma criança cria uma centena de cenas de crimes horríveis e silenciosas, sombreadas por brilho e glamour e raramente expostas até que a tragédia penetre todos os envolvidos.
“A todos aqueles que me estenderam a mão e me apoiaram. Obrigado do fundo do meu coração.”
Outro usuário do TikTok sob o comando @kennitrose com mais de 86.000 seguidores postou um vídeo da fantasia de outra dupla, que agora tem mais de 37.000 visualizações e mais de 630 curtidas.
“Você sabe como é ignorante, sem instrução e simplesmente nojento se vestir como vítima de agressão sexual, este é um caso de crime real, essas são histórias de pessoas”, criticou um comentário.
“Lyle e Erik são verdadeiros seres humanos que suportaram anos de abuso, vocês são simplesmente patéticos”, disse outro.
O US Sun entrou em contato com os TikTokers para comentar.
Uma pesquisa do The US Sun revelou que quase todos os vídeos de crianças em idade escolar vestidas como os irmãos Menendez foram excluídos do TikTok.
Uma mãe, que permanece anônima porque não respondeu ao pedido de comentário do The US Sun, excluiu uma postagem no TikTok de seus filhos vestidos como Erik e Lyle depois que várias pessoas criticaram a mudança em suas respostas.
Mais tarde, ela postou em seu Instagram.
“Eles são os mais fofos”, escreveu uma das amigas da mãe na seção de comentários.
“Isso é épico!” outro acrescentou.
“Espero que eles não saibam quem são.”
‘NÃO VEJO O PROBLEMA’
Pooley disse ao The US Sun que não entendeu a polêmica com os possíveis trajes, embora não tenha vestido o filho como Erik.
“Pessoalmente, não entendo o problema – as crianças se vestem como Michael Myers, Chuckie e todos os tipos de outros assassinos fictícios no Halloween”, disse Pooley.
“Por que deveria fazer diferença se eles são reais se vestindo como reais?
“A menos que Erik e/ou Lyle tenham dito que pessoalmente tiveram um problema com isso, não vejo problema.”
Embora nem Erik nem Lyle tenham respondido às fantasias de Halloween que os retratam enquanto cumprem penas de prisão perpétua na Califórnia, Erik falou publicamente contra a série dramatizada de Murphy.
“Eu acreditava que tínhamos ido além das mentiras e das representações ruinosas do personagem Lyle, criando uma caricatura de Lyle enraizada em mentiras horríveis e flagrantes que se espalham pela série”, disse Erik em um comunicado compartilhado por sua esposa no mês passado.
“Só posso acreditar que eles fizeram isso de propósito.
“É com pesar que digo que acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para fazer isso sem má intenção.”
Na semana passada, o promotor distrital do condado de Los Angeles, George Gascón, anunciou que recomendou um juiz para re-sentenciar Lyle e Erik, agora com 56 e 53 anos, respectivamente, por seus crimes.
“Cheguei a um ponto onde acredito que, segundo a lei, uma nova sentença é apropriada”, disse Gascón.
Os irmãos poderão ser libertados da prisão nos próximos 30 a 45 dias, dependendo da rapidez com que o processo prossegue.
Se você ou alguém que você conhece for afetado por qualquer uma das questões levantadas nesta história, ligue para RAINN (Rede Nacional de Estupro, Abuso e Incesto) em 800-656-HOPE (4673).